segunda-feira, novembro 07, 2011

Confraria da Pastinaca (Cherovia) e do Pastel de Molho da Covilhã - A Festa da Gastronomia, das Nossas Raízes e Tradições!















A Confraria da Pastinaca (Cherovia) e do Pastel de Molho da Covilhã teve o seu 1º capítulo no passado sábado, dia 5 de Novembro na cidade da Covilhã. Após a recepção no salão de recitais da Banda da Covilhã, teve lugar a bênção dos estandartes e insígnias na Igreja de S. Francisco, seguindo-se o desfile pela rua direita, e o grande momento da tarde: a entronização no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã, tendo contado com a presença do Sr.º Presidente da Câmara da Covilhã, Sr.º Carlos Pinto. Estiveram presentes, as 3 confrarias madrinhas: Cereja, Azeite e da Feijoca, e ainda a confraria dos gastrónomos do Minho, Confraria da água, Confraria do Bucho, Confraria do cão da Serra da Estrela, Confraria dos Enófilos. Foram entronizados 60 confrades da Confraria da Pastinaca e do pastel de Molho, e 5 Confrades de Honra: Dra Ascensão Simões; Padre Fernando Brito; Prof. João Malaca Casteleiro; Dr. Pedro Roseta e Dr. António Vicente. Um sonho que se tornou realidade. Um marco histórico na cidade da Covilhã, uma vez que se trata da sua primeira confraria gastronómica. A promoção, a valorização e preservação de dois produtos tão genuínos, e de forte tradição na Covilhã e seu Concelho são os objectivos principais da confraria. O próximo capítulo (o 2º) está já agendado para Abril/Maio de 2012 na cidade da Covilhã, e conta desde já com 20 novos confrades para serem entronizados.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sCSwTL2EiQA

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi para a Confraria da Cereja de Portugal uma grande satisfação poder apadrinhar a Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã.

Esta nova confraria vem juntar-se à defesa dos produtos endógenos e da qualidade e excelência que lhes está associada. O início da sua actividade, formalizado pela realização do I Capítulo, constituiu assim motivo de regozijo não só para a nossa confraria mas para o movimento confrádico que se encontra empenhado na dignificação e valorização da nossa cozinha e dos nossos produtos que merecidamente detêm já o estatuto de Património Cultural.

Caberá agora à confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã a nobre missão de preservar e promover os produtos que se propõe defender, não só através da sua divulgação mas apostando na formação das gerações mais novas, cultivando-lhes o gosto, fomentando o estudo da nossa história e apostando nas boas práticas alimentares.

À nova confraria desejamos os maiores sucessos, colocando ao seu dispor todo o nosso apoio.

O Triunvirato
Paulo Santos
Telma Madaleno
Paulo Tourais