segunda-feira, abril 19, 2010

Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã - Um projecto que já é uma realidade! 1º jantar com 80 participantes.










Confraria da Pastinaca e do pastel de Molho da Covilhã - 1º jantar de “Boas Vontades” da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã – Abertura oficial da Confraria. Decorreu na passada Sexta-feira, dia 16 de Abril o jantar inaugural da Confraria da Pastinaca, vulgo Cherovia e do Pastel de Molho da Covilhã no Hotel Tryp D. Maria, onde perto de 80 futuros (potenciais) confrades marcaram presença. Um Jantar que contou com a abertura musical por parte do quinteto de metais da EPABI e das mais altas individualidades da cidade da Covilhã, na presença do Sr. º Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, representantes das Confrarias do Azeite, Cereja, Feijoca e Enófilos da Beira Interior. A abrir o jantar uma mesa de iguarias, onde a Cherovia e Pastel de Molho foram reis. Seguiu-se uma sopa ou creme de cherovia que estavam ao ponto. Como prato principal dois pratos á escolha entre o bacalhau à beirã que estava bem temperado numa cama de grelos e coberto por broa ou uma vitela, tenra e de paladar apurado. Na sobremesa, compota de cherovia como oferta e um buffet de doces regionais. Quanto ao programa decorreu com a apresentação da Confraria por Eduardo Cavaco, proposta de traje (primira base de trabalho) pelo conceituado estilista Miguel Gigante, seguindo-se a assinatura de protocolos/acordos com várias instituições (Espaço das Idades - Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira - Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão - Escola Profissional Agrícola de Quinta da Lageosa) que vão de encontro à concretização dos principais objectivos da Confraria, tendo o Sr.º Presidente da Câmara encerrado a sessão. Um saldo muito positivo e que marca o lançamento da Confraria com uma agenda para este ano já concluída: Setembro Assembleia-geral e eleição dos órgãos sociais e no dia 2 de Outubro, no decorrer do 3º Festival da Cherovia, 1º capítulo a realizar na cidade da Covilhã.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns!
Uma iniciativa de aplaudir pela forma como tudo decorreu neste 1º jantar.
Com humildade mas com a certeza do que se pretende foi dado a conhecer os passos seguintes da actividade da Confraria.
Importante salientar mais esta iniciativa da Banda da COvilhã que lidera o projecto e que conseguiu mobilizar tão grande numero de participantes.
Espera-se que a Banda da Covilhã tenha o empenho, a arte de dar continuidade a esta iniciativa em parceria com os protocolos já celebrados.

Anónimo disse...

Bastante agradável!
Ficámos orgulhosos com o convite


Obrigado Professor Cavaco



Luísa e Francisco Raposo