sexta-feira, abril 16, 2010

Banda da Covilhã apresenta 4º Moda e Música - Domingo dia 25 de ABRIL, pelas 21:30 no Teatro Cine - Entrada Livre - Levante já o seu bilhete!

Há alguns anos atrás seria impensável associar uma banda de música tradicional e o mundo da moda. Nunca como nos dias de hoje se apela à moda, mas também à música, que tem acompanhado os novos ventos, qualificando cada vez mais os seus recurso humanos, i.e. os seus músicos e quem os dirige. A Banda da Covilhã não quis ficar indiferente a uma realidade de uma cidade, como a Covilhã, com ampla tradição no mundo têxtil e tudo o que gira em torno dele, nomeadamente a moda. A criação do curso e do mestrado em Design de Moda na Universidade da Beira Interior, representam mais uma âncora de afirmação da cidade neste contexto. Já com 3 edições realizadas, o Moda e Música assume características particulares em várias vertentes: a primeira associada à música, que é a possibilidade de transformar uma banda tradicional numa verdadeira orquestra de música ligeira/big band; a segunda - a dinamização de casas comerciais da Covilhã; a terceira - a promoção e a divulgação dos recursos existentes ao nível do ensino através de uma parceria com a UBI; e por último a apresentação de estilistas conceituados ou novos criadores. Não podemos ficar indiferentes ao êxito alcançado nas anteriores edições, em que praticamente o Teatro Cine da Covilhã teve lotação esgotada. Mais uma vez, a edição deste ano surge integrada nas comemorações do 25 de ABRIL, com o patrocínio da Câmara Municipal da Covilhã. Terá lugar no domingo – dia 25 de Abril pelas 21:30 no Teatro-Cine da Covilhã com entrada livre, mediante o levantamento de bilhetes. Quanto ao programa: Música pela Banda da Covilhã sob a Direcção Artística de Eduardo Cavaco e Elmano Pereira. Na Moda, apresentação de coordenados das casas GUAPA, Tila Moda, Cristina Serra; Alunos de Design de Moda da UBI e Paulo Runa. Várias surpresas integrarão ainda o programa. Organização: Banda da Covilhã. Parceria – Universidade da Beira Interior e EPABI - Escola Profissional de Artes da Covilhã. Produção: Paulo Runa. Patrocínio: Câmara Municipal da Covilhã. Apoios – FlorArt, Foto Cidade, Underline … Your Ideas.
Breve apresentação dos cursos em Design de Moda e do contexto da participação em eventos: Existe actualmente uma imensa actividade de inovação e desenvolvimento de materiais e tecnologias têxteis, que tem criado novas funções para o vestuário e tem trazido novos valores para a moda. A Universidade da Beira Interior (UBI) reage a esta realidade propondo uma formação multidisciplinar em design de moda que visa responder às necessidades das empresas do sector e dos designers do futuro. Para esta formação, a UBI dispõe de estruturas de apoio que cobrem todo o processo tecnológico têxtil e de confecção, permitindo aos alunos manipularem os materiais nas suas diversas formas e explorarem livremente as tecnologias. Os alunos são estimulados a experimentar, desde a concepção até à materialização dos projectos. A UBI procura também estabelecer práticas de desenvolvimento de projectos em relação com o mundo da prática, onde se encontra a génese da cultura do Design. Esta relação com o mundo exterior inclui, entre outras actividades, parcerias com a indústria e participação em eventos.

Sem comentários: