quarta-feira, abril 30, 2008

Banda da Covilhã no 1º Maio - DESFILE - Covilhã

A Banda da Covilhã mais uma vez fará o tradicional desfile do 1º de Maio, pela manhã ao som do Hino 1º de Maio. Uma actividade inserida no porgrama da União dos Sindicatos.

Hino dos Leões da Floresta - Covilhã - Banda Filarmónica Caseguense


O Hino dos Leões da Floresta - da autoria do Responsável pela Banda Filarmónica Ceseguense - Casegas - André teve a sua estreia no dia 25 de Abril de 2008 aquando da inauguração da sede social dos Leões. Aqui fica um excerto. Parabéns à Filarmónica e ao seu autor!

Banda da Força Aérea Portuguesa na Casa da Música

A Casa da Música tem sido palco, ao longo dos últimos tempos, de grandes espectáculos proporcionados por Bandas Filarmónicas. Sinal não apenas da excelente atitude por parte dos responsáveis por aquele espaço cultural, abrindo portas à música filarmónica, mas também da existência de Bandas capazes de se exibir ao altíssimo nível que aquele espaço exige. Desta feita, cabe à Banda da Força Aérea Portuguesa a responsabilidade de se apresentar perante o público exigente que normalmente assiste aos concertos na Casa da Música. O concerto terá lugar no próximo Domingo, dia 4 de Maio, pelas 12h00, e sob a direcção do Maestro Tenente-Coronel Élio Murcho será interpretado o seguinte programa: Concert Prelude - Philip Sparke, Sinfonia Nº 2 - J. B. Chance, Big Bang - Rui Silva, Charles Chaplin - Arr. M. Peeters, West Side Story - Leonard Bernstein / Arr. Naohiro Iwai, El Cumbanchero - R. Hernandez / Arr. Naohiro Iwai. In: http://www.bandasfilarmonicas.com/

terça-feira, abril 29, 2008

Fotos VI - 2º Moda e Música - Covilhã 2008 - Banda da Covilhã





Banda da Covilhã - Direcção de Elmano Pereira e José Eduardo Cavaco

Fotos V - 2º Moda e Música - Covilhã 2008 - Moda




Fotos IV - 2º Moda e Música - Covilhã 2008 - Moda




Tila Moda - Scala - Loja da Antónia e Aiyra - Noivas

Fotos III - 2º Moda e Música - Covilhã 2008 - Carlos Cardoso - Tenor


Carlos Cardoso - Tenor

Fotos II - 2º Moda e Música - Covilhã 2008 - R. F. da Boidobra




Elementos do Rancho Folclórico da Boidobra

Fotos I - 2º Moda e Música - Covilhã 2008 - Dança




Pedro Nascimento e Carla Cruz - Paso Doble - Vila Franca e Salsa - La Camisa Negra

‘Primavera Musical’ arranca Hoje! Castelo Branco

Terça-feira, dia 29 de Abril, o pianista Miguel Borges Coelho dá o arranque de mais uma edição do Primavera Musical, pelas 21H30, no Cine Teatro Avenida. Pelo 14.º ano consecutivo este festival continua a primar pela excelência, na selecção dos seus participantes e cresce a cada ano que passa. E vão sendo introduzidas algumas novidades, como é o caso deste ano. Mas isso será lá mais para a frente.

segunda-feira, abril 28, 2008

ÚLTIMA HORA: Banda Sinfónica Portuguesa - 1º Prémio em "Lá Sénia"

Segundo o site http://www.bandasfilarmonicas.com/ Se André Granjo foi o brilhante vencedor da II secção em "Lá Sénia" Francisco Ferreira não deu tréguas na 1ª secção e arrebatou claramente o magno troféu.O II Concurso Internacional de Bandas de Vila de Lá Sénia é nosso! Ficamos à frente de Valência, Madrid e de Vigo. SOMOS OS PRIMEIROS! Ponto final! Muitos parabéns à BSP. A Banda da Covilhã também se associa a este feito e endereça os Parabéns a todos os intervenientes, e em particular a Francisco Ferreira, que irá estar na Covilhã no III Estágio da Banda Sinfónica da Covilhã. Este prémio vem desmonstrar a seu profissionalismo e a dedicaçao que dedica às Bandas em Portugal.

2º MODA e MÚSICA - LOTAÇÃO ESGOTADA!

Os mil lugares do Teatro-Cine não chegaram para acolher todos aqueles que quiseram assistir à segunda edição do Moda e Música, organizado pela Associação Recreativa Musical Covilhanense, no último sábado. “Há dois anos, quando realizei aqui o primeiro concerto, estavam três pessoas na sala. Hoje está repleto”, disse Eduardo Cavaco, presidente da direcção da Banda da Covilhã, dedicando o concerto ao seu pai, que o levou para a música. Inserido nas comemorações do 25 de Abril na Covilhã, o espectáculo reuniu moda, teatro, danças de salão e música baseada no novo reportório da Banda da Covilhã, com música portuguesa, ligeira, rock e latina, um desfile de moda para apresentação da colecção Primavera/Verão, de várias lojas comerciais. A divulgação do nome das lojas foi feita através de uma conversa entre vizinhas apressadas para assistirem ao desfile, numa representação do Rancho Folclórico da Boidobra. O maestro Eduardo Cavaco chegou ao palco descendo por uma corda. Estes foram dois dos aspectos inovadores do espectáculo que durou mais de duas horas. No átrio do Teatro-Cine estavam expostos trabalhos de alunos da licenciatura Design de Moda da Universidade da Beira Interior. In: www.diarioxxi.com
NOTA - Reportagem fotográfica disponível amanhã.

Reportagem IV – 25 de Abril – XI Tertúlia – Académico dos Penedos Altos



A palavra “crise” anda na boca dos portugueses há vários anos, espalhando-se a quase todos os sectores da sociedade. Existe, pelo menos, um que afirma que tal ideia não se aplica a eles: as associações. A noção foi reiterada durante a XI Tertúlia Academista, sob o tema “Associativismo e Revolução – Antes e o Depois”, realizada na passada sexta-feira à noite, no Académico dos Penedos Altos, na Covilhã.“O associativismo não está em crise”, defendeu Bernardino Gata, delegado distrital do INATEL da Covilhã. Sobre as diferenças entre o que se passava antes e após o 25 de Abril de 1974, lembrou que “os primeiros movimentos associativos surgiram para a defesa dos mais fracos, nomeadamente do operariado e das outras classes trabalhadoras”. No presente, o que acontece é que “há novas fórmulas” para o funcionamento das associações, aparecendo cada vez mais dedicadas às “causas imateriais”. No entanto, Bernardino Gata aponta “três faltas” que necessitam de ser superadas: “Dinheiro, mais dirigentes associativos e formação dos mesmos”. De qualquer forma, destaca que a Covilhã “tem mais de 200 associações, o que a torna num caso paradigmático do sucesso do associativismo”. ESTADO TEM RESPONSABILIDADES A CUMPRIR Também o convidado de honra da noite, Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP-IN, focou a inexistência de crise no sector. “A «crise» tornou-se uma instituição, mas a sociedade não está em crise, o modelo que está a ser usado é que é injusto”, afirmou. O sindicalista recordou responsabilidades governamentais, dando a sugestão: “A formação dos dirigentes associativos devia ser uma obrigação do Estado”.O presidente do Académico dos Penedos Altos, Carlos Silva, realçou a forte participação de outras associações na tertúlia, cerca de três dezenas, segundo as suas conta. “Estamos unidos para enfrentar o futuro e ajudarmo-nos mutuamente no presente”, disse. In: www.diarioxxi.com

Reportagem III – 25 de Abril – Inauguração da Sede “Os Leões da Floresta”




Hora: 16:30 – Temperatura 27ºC. Uma festa ímpar na história dos Leões da Floresta. Um sonho antigo que encontra agora força na nova sede para se renovar/promover a cultura, o recreio e o desporto. A população acorreu em massa, Carlos Pinto – Presidente da Câmara Municipal da Covilhã conduziu a inauguração. Na rua esteve presente a Banda Filarmónica de Caségas que sob a regência de André Duarte interpretou o Hino dos Leões da Floresta, também este de sua autoria e em estreia. Já no interior a festa foi animada pelo grupo de cantares de St Maria e pela Desertuna da UBI. No final o convívio encerrou este dia memorável para esta associação. Destacamos as excelentes instalações, com um magnífico bar – esplanada e uma vista soberba para a cidade e Cova da Beira. Parabéns!

Reportagem II – 25 de Abril – Sessão Solene AM– Teixoso



A Filarmónica Recreativa Carvalhense sob regência de João Bouceiro interpretou o Hino Nacional, em que as bandeiras nos mastros do Grupo Desportivo do Teixoso foram hasteadas. A sessão solene da Assembleia Municipal teve lugar numa magnífica tenda, onde todos os partidos com assento na Assembleia Municipal ousaram da palavra, bem como o Presidente da Câmara Carlos Pinto e o Presidente da Assembleia – Dr. Carlos Abreu. Os valores de Abril, as conquistas, a memória, a liberdade, democracia, descolonização, desenvolvimento, as reivindicações, as respostas, o uso filosófico e o exercício da palavra nalguns casos de excelente retórica pautaram a sessão. Seguiu-se o almoço esmeradamente servido.

Reportagem I – 25 de Abril – Inauguração da Biblioteca – Teixoso



Pelas 10:30 teve lugar na bonita vila do Teixoso a inauguração de mais uma biblioteca da rede escolar de bibliotecas do concelho da Covilhã. Uma festa com muita animação, uma recepção “árabe”, os mais novos na música deram as boas vindas, e os discursos foram de incentivo, regozijo por mais um espaço de cultura, de convívio e de formação. Parabéns aos organizadores que estiveram atentos a todos os detalhes bem como à recepção calorosa com que fomos recebidos.

quinta-feira, abril 24, 2008

Abril! 25! 1974! Portugal! 34! 2008!

Trinta e quatro anos depois da Revolução de Abril, dos cravos e das forças armadas, Portugal é hoje um País Livre, Democrático e Plural.
Os manuais escolares, livros, e acima de tudo os testemunhos vivos da Revolução foram, e são uma constante presença na transmissão do ideal de Abril. Para muitos foi a “libertação” do fascismo, da ditadura, da censura e do silêncio implementados pelo Professor António de Oliveira Salazar. Para outros, foi o assalto às suas casas, terras e propriedades. Para outros foi ainda a possibilidade de saírem das prisões ou de puderem regressar à sua Pátria – Portugal!
As revoluções são isso mesmo, ganho e perda, alegria e tristeza, sorriso e lágrima, espingarda e cravo, história e não – história, determinação e recuo, morte e vida, Ditadura e Liberdade!
Penso que muito há ainda por descobrir na Revolução de Abril. Penso que só com o tempo, e de uma forma isenta a história escreverá o que se passou na madrugada de 24 para 25 de Abril de 1974, mas que representou o culminar de um processo com dezenas de anos e que ainda hoje não está concluído.
As comemorações do 25 de Abril devem hoje concentrar-se na divulgação e promoção da história, dos factos e dos acontecimentos.
Um Cravo no cano de uma espingarda é uma imagem forte, um grito “25 de Abril Sempre, Fascismo Nunca Mais” percorreu as ruas de Portugal em muitas comemorações; discursos, paradas, inaugurações, nomes de bairros, avenidas e praças preservam a data; um cravo na lapela fica bem; a luta significou o empenho, a força, o povo, a LIBERDADE!
Viva Portugal!
José Eduardo Brites Cavaco

2º Moda e Música! Sábado - contamos com a sua presença!


A Banda da Covilhã organiza uma segunda edição do Moda e Música – Covilhã 2008 – um evento único com particularidades muito especiais, que terá lugar no sábado – dia 26 de Abril pelas 21:30 no Teatro-Cine da Covilhã e integrado nas comemorações do 25 de Abril – Câmara Municipal da Covilhã. Entrada livre, mediante o levantamento de bilhetes. Do evento fazem parte, além do Concerto pela Banda da Covilhã sob a Direcção Artística de José Eduardo Cavaco e Elmano Pereira, Desfile de Moda numa apresentação da colecção Primavera-Verão 2008, homem, senhora e criança pelas casas comerciais: Scala; Loja da Antónia; Tila Moda e Aiyra - Loja de Noivas; make up by Lee; Art Chic Cabeleireiros, num total de cerca de 120 intervenientes, entre Músicos, Manequins e apoio logístico. Além da Moda e da Música, o evento contará ainda as participações especiais de: Danças de Salão sob a orientação do Prof. Pedro Nascimento e a intervenção de elementos do Rancho Folclórico da Boidobra sob a orientação de Paulo Jerónimo. No decorrer do evento estará patente ao público uma Exposição de Trabalhos dos Alunos da Licenciatura e Mestrado em Design Moda da Universidade da Beira Interior. A produção multimédia do evento está englobada num projecto realizado pelos alunos do 2º ano da Licenciatura de Design Multimédia também da UBI. Organização: Banda da Covilhã. Produção: GIPE (Gabinete de Imagem e Produção de Eventos da Banda da Covilhã), com a participação directa de Vasco Pinho, Underline...Your Ideas e FotoCidade. Apoios: Câmara Municipal da Covilhã, Juntas de Freguesia da Cidade da Covilhã: Conceição, S. Martinho, S. Pedro e St.ª Maria, Rádio Club da Covilhã, Nova Forma, ASTA e Universidade da Beira Interior.

quarta-feira, abril 23, 2008

Encontro de Bandas do Concelho de Gouveia - Domingo - Dia 27

Realiza-se no próximo dia 27 de Abril o Encontro de Bandas do Concelho de Gouveia, em Arcozelo da Serra. Além das 6 bandas do concelho Gouveia participará ainda como convidada a Banda de Loriga - Seia. Contará assim com a presença das seguintes bandas: Banda Filarmónica de Vila Nova de Tazem - Filarmónica Amizade de Arcozelo da Serra - Filarmónica Gratidão Riotortense - Sociedade de Instrução e Recreio de Paços da Serra - Sociedade Musical Gouveense - Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra - Sociedade Recreativa e Musical Loriguense. In: http://bandagouveia.blogspot.com/

Danças de Salão no 2º Moda e Música!

O prof. de Danças de Salão - Pedro Nascimento irá estar em palco com o seu par (Carla Cruz) num complemento visual a alguns temas interpretados pela Banda da Covilhã. Muitas vezes a música transmite uma imagem, se a pudermos ver - melhor! Obrigado aos dois pela colaboração. Nota: a foto não corresponde ao par que irá estar presente.

Rancho Folclórico da Boidobra no 2º Moda e Música! A Não perder!

A edição do 2º Moda e Música - Covilhã 2008 contará este ano com participação especial do Rancho Folclórico da Boidobra (elementos). O Rancho Folclórico da Boidobra (http://www.rfboidobra.blogspot.com/) foi fundado em 23 de Julho de 1972. Na sua mais recente produção, o grupo apresentou o espectáculo etnográfico Quadras Danças e Outras Lembranças, retratando o quotidiano do povo da Boidobra no início do séc. XX, que trabalhava nas sachas e na rega. O mesmo povo fazia serões onde contava estórias estranhas e fantásticas e finalmente a Romaria à Senhora da Estrela. Obrigado pela colaboração a todos os elementos e ao seu responsável - Sr. Paulo Jerónimo.

BSP participa em Concurso Internacional!

A Banda Sinfónica Portuguesa irá apresentar-se no próximo Sábado dia 26 de Abril no II Certamen Internacional de Bandas que decorrerá na Casa da Cultura de La Sénia (Catalunya-Espanha). Mais informações em: www.senienca.org/certamen/ Denotando bem o dinamismo que a caracteriza, a BSP não se limita, nesta deslocação a Espanha, à participação no referido concurso, tendo agendado para o Saló-Teatro da Banda Primitiva de Llíria (cidade da música) – Valência um concerto no dia 25 de Abril pelas 22.30h, cujo programa não esquecerá a Música Portuguesa. Direcção Artística: Francisco Ferreira. PROGRAMA:FERRER FERRAN Consuelo Císcar (2003)PHILIP SPARKEMusic of the Spheres (2005) - BERT APPERMONT - Sinfonia nº 1 "Gilgamesh" (2002) - DUARTE PESTANA - Arco-Iris - Fantasia popular nº 2 (1952) Mais informações em: http://www.bandaprimitiva.org/. In: http://www.bandasfilarmonicas.com/. Desejamos os maiores sucessos, em particular ao Maestro Francisco Ferreira, amigo da Banda da Covilhã e responsável pelos estágios da Banda Sinfónica da Covilhã. A todos os músicos da BSP temos a certeza de que Portugal ficará muito bem representado com a sua excelente participação.

Revolução e Associativismo: O Antes e o Depois - Dia 25 de Abril

No dia 25 de Abril de 2008, o Académico dos Penedos Altos (Covilhã) e no âmbito das comemorações do seu 54º aniversário realiza, pelas 21.00 horas, a sua habitual tertúlia academista, desta feita dedicada ao tema “Revolução e associativismo: o antes e o depois”. A Banda da Covilhã agradece o CONVITE e estará presente.

terça-feira, abril 22, 2008

Dia Mundial da Dança - Assinalado na Covilhã pelo Conservatório

A Banda da Covilhã agradece o CONVITE e estaremos presentes. Para comemorar o Dia Mundial da Dança as classes de Ballet, Dança e Dança Jazz do Conservatório de Música da Covilhã, orientadas pela professora Ana Seixas, vão realizar um “circuito de espectáculos” a terem lugar em espaços urbanos de interesse arquitectónico da cidade da Covilhã, no dia 29 de Abril - 21:00h. Quatro coreografias em Quatro espaços diferentes: Câmara Municipal / Praça do Município (Início) - Carolina Sousa Catarina Inês Cláudia Fael Leonor Moreira Margarida Bartolo Margarida Carlos Maria Sá Mariana Almeida Mariana Matias Marléne Pinto; Largo da Mina da Cadeia - Beatriz Miguel Margarida Robbins -Piano: Dário Cunha; Casa dos Magistrados - Marléne Pinto - Violoncelo: Rogério Peixinho; Igreja de Santa Maria - Ana Aysa Carolina Sousa Catarina Inês Cláudia Fael Margarida Carlos -Violino: Ricardo Queiróz