quarta-feira, outubro 22, 2014

O Maior e Melhor festival da cherovia de sempre!













A 7ª edição do Festival da Cherovia foi a maior e a melhor desde a sua criação tendo atraído milhares de visitantes numa estimativa pela organização perto de 20.000, sendo que só no sábado foram perto de 10.000. Uma organização da Associação Cultural Desertuna, Banda da Covilhã e Câmara Municipal da Covilhã.

Num ápice toda a zona histórica de Santa Maria e Portas de Sol se transformou numa montra de excelência da gastronomia associada à cherovia, ao artesanato, ao património edificado e mais importante ainda às memórias. Foi bonito ver e ouvir de viva voz a alegria de visitar uma zona que para muitos era desconhecida, para outros já nem se lembravam e que foi uma agradável surpresa.  Foi uma constante ao longo do festival, a resposta positiva sobre a sua localização. Superou todas as melhores expectativas. No início alguns moradores desconfiaram, depois começaram a ver o movimento e no final também ajudaram e pedem que se repita. Muito bonito de ver.

A Organização agradece a todos os moradores, casas comerciais, expositores, a toda a população e todos os visitantes que fizeram desta edição do Festival da cherovia um verdadeiro êxito.
Uma zona desconhecida de muitos, semi-desertificada, comércio residual, que outrora foi o pulsar da Covilhã. Ao mesmo tempo uma zona reabilitada nas suas artérias, casas, com muitos recantos e com um património histórico de elevado valor. Associamos o bom tempo, a oferta gastronómica dos pratos confeccionados com cherovia com perto de 200 receitas diferentes, os artistas da terra, a universidade, as tunas, os coros, a música erudita, o teatro, o folclore, as bandas filarmónicas, os ranchos, as concertinas, os grupos de música popular e as ruas e os largos encheram-se!  


O Festival da Cherovia estará de volta de 1 a 4 de Outubro de 2015 no mesmo local com muitas novidades. Ao mesmo tempo a Banda da Covilhã e a Associação Cultural Desertuna já tem um projecto para apresentar à Câmara de uma feira quinhentista Pêro da Covilhã no mesmo local para antes do Verão. 

Sem comentários: