sexta-feira, junho 06, 2014

O maestro português Luís Clemente irá dirigir no importante Pacific Region International Summer Festival, no Norte do Canadá, entre 14 e 30 de Junho.

O processo de selecção ocorreu nos últimos meses, a nível Mundial, e visava a eleição de 2 maestros assistentes para este importante festival. O festival PRISMA organiza-se no Norte do Canadá, na região fronteiriça de British Columbia e Alasca, e tem a direcção artística do maestro Arthur Arnold (maestro da Orquestra Sinfónica de Moscovo) juntamente com os 2 maestros assistentes. Esta é uma oportunidade para o maestro português se apresentar ao mais alto nível musical, numa orquestra formada por músicos criteriosamente seleccionados nas melhores Academias, Conservatórios e Universidades de música. Para além disso o restante corpo docente do festival integra músicos chefe-de-naipes oriundos de algumas das melhores orquestras, tais como NY Phil, Montréal, Boston Phil, Chicago, Berliner, Weimar, entre outras.

O trabalho de maestro assistente contempla todo o apoio artístico necessário para a apresentação dos 4 concertos que a orquestra do festival irá apresentar, nomeadamente, ensaios de secção, ensaios de tutti orquestral, bem como a eleição do músico vencedor da edição deste ano, que tocará a solo com a orquestra num dos concertos. Ambos os maestros assistentes serão também responsáveis por dirigir a orquestra nos concertos como prémio e reconhecimento pelo trabalho.

O repertório inclui a Sinfonia 1 de Mahler, o Concerto para Orquestra de Bartok, o Concerto para Violino de Brahms, Aprendiz de Feiticeiro de Dukas e a abertura Bodas de Fígaro de Mozart.

Com a nomeação para o festival PRISMA 2014 ganhou o prémio-bolsa Dr. Duarte Simões entregue generosamente pelo Rotary Club da Covilhã. A entrega deste prémio será entregue no decorrer do Concerto da Banda da Covilhã na Festa da Música no Refúgio no dia 10 de Junho pelas 17:00h.

É maestro da Banda e Banda Sinfónica da Covilhã 


Sem comentários: