sexta-feira, novembro 23, 2012

68º Aniversário da Banda da Covilhã - Um Projecto Cultural em Construção

A Banda da Covilhã é hoje uma referência regional e até mesmo nacional na forma como organiza e conduz o seu programa pedagógico e formativo. Assente num ensino em pequenos grupos, aulas individuais de instrumento, música de câmara, três orquestras e muito mais, tudo a preços simbólicos ou gratuitos para quem não pode pagar, fazem deste projecto um marco na história da associação e uma forma solidária de apoio à oferta cultural em termos formativos. Por outro lado, os programas em curso na Banda da Covilhã são abrangentes e diversificados, atraindo dezenas de participantes à sua sede semanalmente, onde se destacam os programas: música para bebés; brincadeiras musicais a partir dos 3 anos de idade, escola de música a partir dos 6 anos de idade; centro de estágios em direcção de orquestra de sopros para maestros e actividades pontuais como masterclasses, estágios, workshops, intercâmbios entre escolas de música, etc.
Em termos de balanços, o presente ano musical voltou a exceder todas as expectativas. A entrada de 24 novos músicos para a banda, o alargamento do ensino a todas as idades, a abertura do ensino do piano e guitarra, a constituição de 3 orquestras, a solidez da Banda Sinfónica da Covilhã, a realização de inúmeros concertos, a organização de actividades recreativas e gastronómicas marcaram o ano de uma forma muito positiva. Quanto ao futuro a Banda da Covilhã continuará a apostar na formação de qualidade, sendo o pilar e base de todo o projecto. Pois só assim, a cidade e região poderão contar com uma orquestra filarmónica que se apresente nos mais variados programas e nos mais diversificados palcos abrangendo o maior número de públicos. Sonha também, finalizar o reequipamento instrumental, bem como a nova farda que já está na agenda; o novo estandarte e a instalação na nova sede de um café-concerto são também projectos na forja.
Ao longo deste ano, a Banda da Covilhã agradece o empenho de todos os intervenientes, direcção, músicos, professores, aprendizes, alunos, amigos da banda, colaboradores, voluntários e demais benfeitores que marcam presença e ajudam a engrandecer o projecto. Uma palavra muito especial à Câmara Municipal da Covilhã por todo apoio, bem como às juntas da cidade, comércio local e muitos anónimos que ajudam a Banda da Covilhã.   

Programa das Comemorações do 68º Aniversário da Banda da Covilhã
Sábado – Dia 1 de Dezembro
15:00 – Salão de Recitais – Lançamento do Livro “Passado e Presente do Jardim Público da Covilhã” pelo Sr. António Borges.
21:30 – Concerto de Aniversário no Teatro Municipal da Covilhã – Homenagem ao Exm.º Sr.º Presidente da Câmara Municipal da Covilhã - Carlos Pinto. Bilhete solidário 2 pautas.
Domingo – Dia 2 de Dezembro
10:00 – Eucaristia presidida por Exmº. Reverº. D. Manuel Felício, Bispo da Diocese Guarda de Acção de Graças e Memória – Igreja de S. Francisco, animada pela Banda da Covilhã;
11:15 – Romagem ao Cemitério, colocação de uma coroa de flores;
12.00 – Içar da Bandeira - Sede
12:15 - Sessão Solene das Comemorações – Salão de Recitais – Homenagem a António Monteiro, Rui Taborda e Júlio Fernandes; Entrega dos Diplomas de Estágio Profissional e Assinaturas de Protocolos;
13:00 – Almoço Comemorativo do 68º Aniversário
15:00 – Batismo dos Novos Músicos

DESTAQUES ao PROGRAMA:
Concerto de Aniversário – O concerto de aniversário assume sempre particular destaque, uma vez que a música é a razão de existir da associação. Neste aniversário temos mais dois motivos: a apresentação oficial do novo maestro da banda, Luís Clemente (ver caixa para curriculum) e a homenagem ao Exm.º Sr.º Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Sr.º Carlos Pinto. Carlos Pinto encontra-se no seu último mandato, e a direcção da Banda da Covilhã associa-se neste momento, com esta homenagem por todo o empenho, gosto e dedicação à cultura. Ao mesmo tempo receberá como representante máximo da autarquia a atribuição de sócio honorário à Câmara Municipal da Covilhã. O programa que a Banda irá interpretar: Alvamar Overture (James Barnes); Carmen Celebration (G. Bizet), Hollywood Millestone (John Higgins), Gabriel's Oboé (Robert Longfield) * solista: Sofia Torgal, Ballet Music from Prince Igor (A. Borodin), Musica i Poble (Ferrer Ferran). A abrir o Concerto de Aniversário, fará a sua apresentação, a Orquestra 1ºs Sons e Orquestra Juvenil “O Pautinha”. Sessão Solene – A sessão solene das comemorações representa outro momento alto, onde a homenagem a dois ex-músicos da Banda da Covilhã e um Director, pretendem realçar e homenagear aqueles que ao longo de muitos anos de dedicaram, dedicam a esta causa.

CV Resumido do Novo Maestro da Banda da Covilhã - Luís Miguel dos Santos Clemente - Licenciado em Ciências Musicais na Univ. Nova de Lisboa. Frequentou, com bolsa de estudo, a Universidad de Granada, Facultad de Filosofia y Letras (Espanha), alcançando matrícula de honor na área da História da Música y Critica Musical. Em 2003 alcança o grau de Suficiência Investigadora na Universidad de Salamanca (Espanha). Em 2004 termina, primeiro, a Pós-graduação e, depois, o Mestrado em Performing Arts na Maryland University (EUA) e Universidad Nacional de Cuyo (Argentina) com 19,5 valores de média final. Em 2008 termina a sua Licenciatura em Direção de Orquestra de Sopros, através da RSM de Londres, valendo-lhe uma bolsa de estudo da Fundación Caja Rural del Sur (Espanha) por mérito académico. Prosseguiu os meus estudos em Direção Musical e Orquestração em Itália, concluindo em 2011 o Diploma Superiore di Direzione (3 + 2 anos) com o prestigiado maestro Jan Cober, terminando com a melhor média da sua classe. Desde 2010 que iniciou uma estreita colaboração com a Banda da Covilhã e com a Banda Sinfónica da Covilhã. Em 2010 foi finalista do Concours Internationel de Jeunes Chef’s d’Orchestre d’Harmonie em França. Em 2011 foi maestro assistente da EUYWO (European Union Youth Wind Orchestra), apresentando-se em concerto público. Em 2012 ganhou o 1º prémio na International Conductor Competition em Budapeste (Hungria) à frente da Orquestra Sinfónica do Danúbio. Desde 2006 que é director artístico e musical do EnOS (Estágio Nacional de Orquestra de Sopros) de Portel, uma das referências Nacionais na formação para instrumentistas, maestros e compositores. Em 2010 fundou o CEDOS (Centro de Estudos de Direção de Orquestra de Sopros), com sede na Covilhã. No âmbito de estágios profissionais, e/ou enquanto maestro convidado, desde 2000 que colabora com orquestras de cordas e/ou de sopros nacionais e estrangeiras. Sublinhando-se as seguintes – sempre com concerto público – a Duna Symphony Orchestra (Hungria), Orquestra de Cordas do DeCA (Portugal), Orquestra da Universidade de Basileia (Suiça), Orquestra de Câmara da Universidade de Murcia (Espanha), Orquestra Sinfónica do Conservatório de Bucareste (Roménia), a Rundfunk Blasorchester de Leipzig (Alemanha), Orquestra do Algarve, a Banda Sinfónica & Banda Municipal de Huelva (Espanha), Banda Municipal de Ortigueira (Galiza, Espanha), Oschestre d’HArmonie de Le Conseil Général du Pas-de-Calais (Lyon, França), Banda Sinfónica da Região Galega (Espanha), entre outras. Dirigiu ainda outras bandas filarmónicas, como convidado, em Espanha, Itália, Suíça e Áustria.Atualmente é doutorando em Direção de Orquestra na Universidade de Aveiro.É director musical da Banda da Covilhã desde o dia 10 de Outubro de 2012.

Sem comentários: