quinta-feira, setembro 13, 2012

5º Festival da CHEROVIA - De 20 a 23 SET na Capital Nacional da Cherovia: COVILHÃ! A Não perder!

Ano após ano, o Festival da Cherovia ganha forma a afirma-se no contexto regional e nacional. Ao longo das últimas edições foram milhares os visitantes que por ele passaram, saboreando e descobrindo a cherovia. Não é novidade para ninguém que a Cherovia é um produto da Covilhã e do seu concelho, com fortes raízes e tradições associadas ao seu cultivo e consumo. Hoje mais do que nunca, podemos afirmar que a Covilhã é a Capital Nacional da Cherovia. Podemos resumir o Festival como um projecto gastronómico, agrícola, da tradição, cultural, educacional e pedagógico. Um festival que visa não só a promoção e divulgação das nossas tradições, mas por outro lado associa também a promoção de produtos da Covilhã, artistas da Covilhã e seu concelho em estreita colaboração com o comércio onde se realiza o festival.
A 5ª Edição do Festival da Cherovia, terá lugar de 20,21,22,23 (quinta-feira a domingo) de SETEMBRO no Jardim Público, um local bem no centro da bonita cidade da Covilhã. O festival além da grande divulgação gastronómica, este ano terá também em destaque as tradições e o folclore da região. A Covilhã e o seu Concelho são de facto uma região privilegiada, e como tal queremos que o Festival seja uma montra do melhor que temos em termos gastronómicos e culturais. Este ano, e à semelhança das edições anteriores, a participação dos mais novos é sempre encorajada. O desafio para esta 5ª edição passa por participarem no concurso gastronómico, onde cada turma (infantários e 1º ciclo da cidade e concelho da Covilhã) escolhe uma receita elaborada por uma família. As categorias são: Entradas, Sopas, Prato Principal e Sobremesas. A votação e apreciação dos pratos terão lugar no domingo, dia 23 a partir das 15:00 no recinto do Festival. Uma organização da Banda da Covilhã, Desertuna e Covilhã Eventos com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã – Cidade 5 Estrelas.
A Cherovia é uma RAIZ que tem a forma de uma cenoura, a cor do nabo e sabe a anis. O seu sabor é uma mistura de ambos os legumes, mas mais acentuado e até adocicado. É um sabor único e extremamente agradável. A cherovia, chirívia, cherivia, cheruvia ou pastinaga (Pastinaca sativa) é uma raiz que se usa como hortaliça, relacionada com a cenoura, embora mais pálida e com sabor mais intenso do que esta. O cultivo remonta a tempos antigos na Eurásia: antes do uso da batata, a cherovia ocupava o seu lugar. Em Portugal, é cultivada na região da Serra da Estrela. Foi identificada cientificamente em 1837. VALOR NUTRITIVO em 100g: Glúcidos: 19 g - 55 kcal, 230 kJ - Fósforo: 360 mg -Fibra: 2g - Ferro: 0,7 mg - Sódio: 12 mg - Potássio: 541 mg - Vitamina A: 30,0 UI - Tiamina: 0,08 mg - Riboflavina: 0.09 mg - Niacina: 0,2 mg - Vitamina C: 16 mg
PROGRAMA
Quinta-feira – Dia 20 SETEMBRO
19:00 – Abertura do Recinto e das Tasquinhas
21:30 –
Toca a Bombar de Cantar Galo
Encantatuna
C’a Tuna aos Saltos
Desertuna
Arraial Popular
Sexta-feira – Dia 21 SETEMBRO
19:00 – Abertura do Recinto
21:30 –
Bombos e Pifaradas de Álvaro Pessoa – Unhais da Serra
Dança em Movimento do GIR do Rodrigo
Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio
Duo Musical “Woodworks”
Banda Fevo
Sábado – Dia 22 SETEMBRO
13:00 – Abertura do Recinto
15:00 –
“Show Cooking”
Grupo de Danças e Cantares da Vila do Carvalho
Grupo de Cantares a Lã e a Neve
21:30 –
Grupo de Danças de Salão do GIR do Rodrigo
Trovador da Beira
Arraial Popular com o Trio Musical João Clara e Irmãs
Domingo – Dia 23 SETEMBRO
13:00 – Abertura do espaço
15:00 – Concursos – Entradas – Sopas – Prato Principal – Sobremesas – “Peso mais Pesado” – “A + Comprida” – “A + Ergonómica”
– Os Turistas – Grupo de Cavaquinhos
– Tantos e + 1 – Grupo de Música Tradicional Portuguesa
– Entrega de Prémios e oferta à população dos pratos a concurso.
19:00 - Encerramento do FESTIVAL!

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde..

Gostaria de saber se é possível expor artesanato na feira da cherovia e em caso afirmativo, como devo proceder!?

Agradecia resposta para sinaimoon@msn.com. Enviei-vos email mas não foi entregue!!

Muito obrigada.

Mónica