sábado, abril 07, 2012

Banda Sinfónica da Covilhã – “Concerto Memorável” – Efeitos extraordinários, quer sonoros, quer compositivos assinalaram o concerto! BIS!


































Quinta-feira santa, dia 5 de Abril de 2012, Teatro Municipal da Covilhã viveu mais um grande momento, o Concerto Sinfónico pela Banda Sinfónica da Covilhã (BSC), tendo sido ao mesmo tempo o concerto de encerramento do IX Estágio Nacional da BSC. Com 80 músicos em palco, sob a direcção musical do maestro Luís Clemente, a BSC fez um concerto memorável, onde as diferentes sonoridades e paisagens sinfónicas marcaram o programa. A selecção das obras teve como pano de fundo, por um lado, diferentes estilos compositivos e, por outro, compositores e obras que tenham alcançado mérito internacional e, consequentemente, entrado no repertório básico das bandas sinfónicas de todo o mundo. A lista de obras contempla a selecção de obras originais para banda sinfónica, na sua versão expandida por algumas cordas (Violoncelos e Contrabaixos) e piano, e a execução de uma transcrição de obra para orquestra sinfónica. O repertório interpretado ao mais alto nível pelos músicos oriundos de todo o país e com uma média de idades de 17 anos foi: Fanfare & Allegro de Clifton Williams; Of Sailors and Whales de Francis McBeth, Pavane pour une Infante Defunte de Ravel e BSC encerrou o concerto com a Sinfonia nº 1, O Caminho de Santiago de Juan Gomez Deval com a participação especial do sr. Jorge Andrade na gaita-de-foles. Qualquer uma das obras, com partícular destaque para esta última, repleta de efeitos extraordinários, quer sonoros quer compositivos, e de extrema exigência para os intérpretes. A resposta por parte do numeroso público (cerca de 600 pessoas), foi de tal ordem, que o maestro teve de vir várias vezes a palco, e brincou a assistência com a obra Grand March de Soichi Konagaya. O balanço final é extremamente positivo, e a organização está j+a trabalhar no próximo estágio, que deverá ter lugar no verão. Este concerto foi uma organização da Banda da Covilhã que contou com o apoio da EPABI e patrocínio da Câmara Municipal da Covilhã, Fundação Inatel, Reitoria da Universidade da Beira Interior, Russomusica, Majestic, Roadcrew e Zildjan.

1 comentário:

Anónimo disse...

IX ESTÁGIO DA BANDA SINFÓNICA DA COVILHÃ
Terminou com sucesso a nona edição do estágio nacional da Banda da Covilhã. A iniciativa foi mais uma vez organizada pela associação musical recreativa daquela cidade durante o período das férias da páscoa e várias dezenas de jovens de todo o país tiveram oportunidade de ao longo de uma semana melhorarem os conhecimentos da sua prática musical.
Em declarações à RCB o maestro coordenador da iniciativa, Luís Clemente, sublinha que este estágio superou as expectativas "a qualidade musical dos participantes é muito grande e por isso foi possível que depois de quatro dias de trabalho se tenham apresentado no concerto final várias peças de muito difícil execução e com um resultado excelente".


Rui Pinto viajou do Seixal para participar pela primeira vez num estágio deste tipo e mostra-se muito satisfeito com a experiência "valeu a pena vir até aqui pois sinto que reforcei os meus conhecimentos e numa próxima oportunidade cá estarei novamente".


Natural da Covilhã, Paulo Conceição também participou pela primeira vez e promete regressar em próximas edições "é uma experiência para repetir, o ambiente foi fantástico e acima de tudo sinto que cresci aqui enquanto pessoa e enquanto músico".


Para além de sublinhar a qualidade desta iniciativa, o presidente da direcção da banda da Covilhã refere que já está em preparação do 10º estágio que pode decorrer durante o período de verão. Para José Eduardo Cavaco "esta é uma excelente forma de melhorar a qualidade de interpretação dos nossos jovens músicos e agora já podemos ver o resultado do trabalho que iniciámos há alguns anos e a que queremos dar continuidade com o décimo estágio que vai decorrer nos próximos meses e que já estamos a preparar".



Nuno Miguel
RCB