segunda-feira, março 19, 2012

Banda da Covilhã - CONCERTO de PRIMAVERA “Explosão de Aplausos” - Bravo!














Domingo, dia 18 de Março na cidade da Covilhã, o magnífico templo da Igreja de S. Francisco encheu-se para os acordes da Primavera pela Banda da Covilhã. O programa deste ano foi escolhido com a temática “explosão de sons”, tendo resultado numa “explosão de aplausos”. O numeroso público foi brindado com um repertório vivo e diversificado. O concerto iniciou-se com uma das "grandes" marchas tradicionais, a Washington Post march, composta pelo luso-descendente John Phillip Sousa em 1889 enquanto era maestro da Banda da Marinha Americana. Seguiu-se a obra Alpina Fanfare, de do compositor suíço Franco Cesarini, uma composição que retrata a imensidão dos Alpes. Simple Gifts foi a escolha seguinte correspondendo a uma suite em 4 andamentos de Frank Ticheli, seguida de Appalachian folk song suite de William Harbinson. Ainda soavam os últimos acordes desta obra e já os músicos estavam concentrados em mais uma obra de carácter rítmico e vivo, Huntingdon celebration de Philip Sparke, onde os brilhantes jovens músicos proporcionam uma explosão sonora cativante e envolvente. Seguiu-se a entrega de diplomas a Ticiano Chendo pela sua primeira saída com a Banda da Covilhã, executante em saxofone-alto e a entrega do Diploma de Sócio Honorário à Escola Profissional de Artes da Covilhã – EPABI, tendo recebido o Professor Carlos Salazar, Director Pedagógico. O concerto terminou com Hounds of Spring de Alfred Reed, uma obra que simboliza a chegada da primavera, com todo o "buliço" dos animais e plantas em eclosão. O público reagiu e durante largos minutos manteve-se de pé em fortes aplausos, tendo a banda da Covilhã bisado com Washington Post march. Dirigiu a Banda da Covilhã, Eduardo Cavaco na instrodução e Luís Clemente o restante repertório.
Um balanço muito positivo, quer pelo numeroso público, quer pela forma extraordinária como foram interpretadas as obras, na sua maioria originais para orquestra de sopros de compositores de renome mundial. Parabéns aos músicos, maestros, direcção, comissão de pais, patrocinadores e amigos da Banda da Covilhã. Bem hajam! Agradecemos as FOTOS gentilmente cedidas por José Pereira e Florival Semedo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns músicos e maestros....muito bom.
Paula Saraiva

Anónimo disse...

Queridos músicos, direcção e pais... obrigado por mais uma organização impecável neste concerto de Primavera. Foram uns dias muito especiais que culminaram com um belo concerto por parte da banda da covilhã. Celebrámos a maravilha que é estarmos ligados pela musica, por uma das artes mais nobres, e a emoção que é partilharmos o som que é gerado por nós com quem está disponível para ouvir... é uma simbiose perfeita!
Luis Clemente

Anónimo disse...

SEM MAIS ELOGIOS E COMENTÁRIOS..........SENTIMOS TODA ESSA SIMBIOSE.......
Elisabete Valério