quinta-feira, setembro 08, 2011

Banda da Covilhã: 4º Curso de Direcção de Bandas Filarmónicas - Penhas da Saúde - 2011 - 23-24-25 SET - Inscrições Abertas

A Banda da Covilhã organiza de 23 a 25 de Setembro de 2011 o 4º Curso de Direcção de Bandas Filarmónicas – Penhas da Saúde – 2011. Os objectivos principais são: i) prática e técnica de direcção ii) repertório exclusivo de música e compositores portugueses iii) como por a funcionar uma escola de música. Os responsáveis pela formação são: o Maestro Luís Clemente e Prof. Eduardo Cavaco e a Banda de apoio - Banda da Covilhã. As inscrições já estão abertas a número máximo de 10 participantes activos, e um número ilimitado de ouvintes. O curso tem a propina de 100,00€ para activos e 60,00€ para ouvintes com tudo incluído: material pedagógico – partituras – alojamento nos chalés de montanha http://www.turistrela.pt/pt/hoteis/chales-de-montanha.html - refeições de sexta a domingo e Diploma de participação. Para inscrever-se enviar dados completos, acompanhado de curriculum vitae resumido, e foto para bandadacovilha@gmail.com Mais informações através do mesmo e-mail ou 914905596. Uma organização da Banda da Covilhã, com o apoio da Turistrela e Câmara Municipal da Covilhã – Cidade Cinco Estrelas.

CV: Luís Miguel dos Santos Clemente (n. Évora 1977)
Inicia a sua formação musical ainda em jovem, na Banda Filarmónica Recreativa de Ferreira do Alentejo onde seria músico saxofonista por mais de 10 anos. Licenciou-se em Ciências Musicais na Univ. Nova de Lisboa em 1999 e, mais tarde, obteve também o diploma de Licenciatura em Direção de Orquestra de Sopros, através da Royal School of Music, com a melhor nota da sua classe. Frequentou, com bolsa de estudo, a Universidad de Granada, Facultad de Filosofia y Letras, onde aprofundou estudos em diferentes áreas da musicologia, sempre com notas brilhantes. Em 2004 termina o Mestrado em Etnomusicologia pela Maryland University (EUA). Em 2008 ganha a bolsa de estudo da Fundación Caja Rural del Sur (Espanha), de melhor aluno da classe de direcção de orquestra e, prossegue os seus estudos em Itália, concluindo em 2011 o diploma superior em Direção de Orquestra de Sopros e Orquestração, com o prestigiado Jan Cober, Felix Hauswirth e Carlo Pirola, terminando com a melhor nota da sua classe (2008 – 2011). Foi convidado, em Setembro de 2011, pelo Maestro Jan Cober para integrar como seu assistente e efetuar o seu recital de conclusão de curso com a prestigiada orquestra europeia, fomentada pelo Ministério da Cultura do Luxemburgo, European Union Youth Wind Orchestra.
Atualmente é Doutorando na Universidade Nova de Lisboa, onde efectua estudos sobre a função, papel e método do Maestro.
Desde 2000 que dirige profissionalmente, tendo trabalhado já com Orquestras de cordas, sopros e coros nacionais e estrangeiros. Dirige desde 2000 a BFR de Ferreira do Alentejo. Desde 2010 que trabalha com a Sociedade Capricho Setubalense. Tem sido convidado a apresentar-se como maestro em diversos países, tendo trabalhado já várias orquestras, coros e bandas filarmónicas. (Orq. Sinf. Duna de Budapeste, Hungria; Orq. De Câmara da Univ. de Murcia, Espanha; Coro Universitário de Albacete, Espanha; Banda Sinfónica de Huelva, Espanha; Orq. Sinf. De Huelva, Espanha; Orq. Nacional da Moldávia; Banda Sinfónica de Daimiel, Espanha, Rundfunk Blasorchester de Leipzig, Alemanha; Banda Sinfónica Juvenil de Basileia, Suiça; Banda de Saló, Itália, Banda de Trento, Italia, Banda de Bolzano, Italia, Banda de Bozen, Austria, Banda de Innsbruck, Austria), tendo também trabalhado como convidado e/ou integrado em projectos musicais, com a Banda os Amarelos de Moura, Banda de Castro Verde, Banda de S. Pedro do Corval, Banda Filarmónica de Serpa, Banda Filarmónica de Portel.
Fundou em 2006 o EnOS (Estágio Nacional de Orquestra de Sopros) onde organiza anualmente o estágio de orquestra, orquestração apra banda e direção de orquestra, contando com professores de gabarito nacional e Internacional. Em 2011 contou com Jacob de Haan e em 2012 contará com o compositor Holandês Jan Van der Roost.
Em 2010 foi um dos 16 finalistas apurados no prestigiado Concours de Jeunnes Chefs D’Orchestre em Dijon, França, num lote de mais de 400 candidaturas de todo o Mundo, alcançando um prestigiado 10º lugar na final. Em 2011 será o maestro convidado do prestigiado Estágio da Banda Sinfónica da Covilhã. Desde 2011 que é o Director Artístico Adjunto da Banda da Covilhã e Banda Sinfónica da Covilhã.

PENHAS da SAÚDE:
As Penhas da Saúde são uma bonita aldeia de montanha situada bem no coração da imensa Serra da Estrela, pertencente ao município da Covilhã. Situada a cerca de 1500 metros de altitude. A paisagem montanhosa de ar puro e paz de espírito é o grande atributo desta localidade, que prima pelo alojamento e oferta turística como estalagem, hotel e chalés de montanha que lhe confinam uma imagem muito própria.

Sem comentários: