sexta-feira, setembro 23, 2011

4º Festival da Cherovia - Covilhã 2011 - Divulgado Progama: Fernando Rocha e Paco Bandeira no Palco Cherovia!

ANIMAÇÃO de RUA - CONCERTOS - ESPETÁCULOS MUSICAIS – CONCURSO de Montras - Grupos de Bombos – Ranchos – Fanfarras – Bandas - Artistas Nacionais – Orquestras de Baile – Djs – Tunas - Rádio Cherovia - Espaço Infantil – Exposição - Horta Pedagógica - Espaço Gourmet - 3 PALCOS: Cherovia – Pastinaca - Covilhã.
Ano após ano, o Festival da Cherovia ganha forma a afirma-se no contexto regional e nacional. Ao longo das últimas edições foram milhares os visitantes que por ele passaram, saboreando e descobrindo a cherovia. Não é novidade para ninguém que a Cherovia é um produto da Covilhã e do seu concelho, com fortes raízes e tradições associadas ao seu cultivo e consumo. Hoje mais do que nunca, podemos afirmar que a Covilhã é a Capital Nacional da Cherovia. Podemos resumir o Festival como um projecto gastronómico, agrícola, da tradição, cultural, educacional e pedagógico. Um festival que visa não só a promoção e divulgação das nossas tradições, mas por outro lado associa também a promoção de produtos da Covilhã, artistas da Covilhã e seu concelho em estreita colaboração com o comércio onde se realiza o festival.

Na presente edição do Festival da Cherovia, e resultante de experiências anteriores, decidiu a organização dedicar e despertar os mais novos para esta tradição secular. A começar pelas lonas de divulgação, onde este ano a mascote do Festival foi a protagonista; ao mesmo tempo foram lançados três desafios às crianças das nossas escolas: 1 – decorar criativamente uma cherovia gigante; 2 – Reciclar pacotes de leite, recortando e assinando a sua cherovia e 3 – visitar o festival e participar num programa de actividades especialmente desenhadas para eles. A organização endereçou este desafio a mais de 1500 crianças. O festival assume assim um importante papel pedagógico, procurando sedimentar nos mais novos o gosto pela cherovia, uma tradição a manter.

O 4º Festival irá decorrer no Jardim Público com vários expositores, e onde ficará instalada uma tenda gigante. Em termos de GASTRONOMIA, a organização terá no local uma demonstração ao vivo de como cozinhar as cherovias, bem como a possibilidade de as poder saborear. Ao mesmo tempo haverá uma banca de venda ao público. Em paralelo a organização promove concursos (ver regulamento): “Cherovia no Prato” em 3 categorias: Entradas e Sopas; Prato Principal – carne, peixe ou vegetariano e Sobremesas; “Maior Exemplar”; Comprimento; “Peso mais Pesado”, Peso; “Cherovia Acrobática”; Forma;

Outro desafio foi lançado ao comércio: Concurso de Montras em todo o comércio circundante ao Jardim Público. No ano de 2010, tivemos um primeira experiência que resultou muito bem, e assim a organização decidiu lançar este ano um concurso que está a ter grande adesão.

O Festival da Cherovia e uma organização da Banda da Covilhã, Câmara Municipal da Covilhã, em parceria com a Associação Cultural – Desertuna. Conta com o apoio da Comércio Local, Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã, Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira. Clube de Fãs do Queijo Serra da Estrela e todos os participantes no programa gastronómico e cultural.

A Cherovia é uma raiz que tem a forma de uma cenoura, a cor do nabo e sabe a anis. O seu sabor é uma mistura de ambos os legumes, mas mais acentuado e até adocicado. É um sabor único e extremamente agradável. A cherovia, chirívia, cherivia, cheruvia ou pastinaga (Pastinaca sativa) é uma raiz que se usa como hortaliça, relacionada com a cenoura, embora mais pálida e com sabor mais intenso do que esta. O cultivo remonta a tempos antigos na Eurásia: antes do uso da batata, a cherovia ocupava o seu lugar. Em Portugal, é cultivada na região da Serra da Estrela. Foi identificada cientificamente em 1837. VALOR NUTRITIVO em 100g: Glúcidos: 19 g - 55 kcal, 230 kJ - Fósforo: 360 mg -Fibra: 2g - Ferro: 0,7 mg - Sódio: 12 mg - Potássio: 541 mg - Vitamina A: 30,0 UI - Tiamina: 0,08 mg - Riboflavina: 0.09 mg - Niacina: 0,2 mg - Vitamina C: 16 mg. COMO COZINHAR? Forma mais tradicional e popular – Dadas as suas características, devem ser cozidas em água e sal e cortadas em fatias finas, no sentido longitudinal, temperando-se com sal e sumo de limão. Em seguida, passam-se por um polme, feito com ovo e farinha, fritas em azeite ou óleo e servem-se. BOM APETITE!

PROGRAMA
Terça-feira – Dia 4 OUTUBRO
19:00 – Abertura –
21:30 – Grande Gala de Abertura: “Artistas da Nossa Terra”
Toca a Bombar de Cantar Galo
Grupo de Bombos de Aldeia do Souto - Arrebimb'o Malho
Zé Mágico
Rancho Folclórico do Refúgio
Dança em Movimento - GIR do Rodrigo
Kumpanhia da Beira (estreia nacional – espectáculo de adufes)
Banda Fevo
Arraial Popular

Quarta-feira – Dia 5 OUTUBRO (Feriado Nacional)
11:00 – Abertura do Recinto
15:00 – Animação de Rua
2ª Mostra de Sopas de Cherovia
Concerto – Banda da Covilhã
16:00 – Matiné Dançante – “Chá com Biscoitos”
21:30 – Animação de Rua

Quinta-feira – Dia 6 OUTUBRO
19:00 – Abertura do Festival
21:00 – Animação de Rua
23:00 – Desertuna – Tuna Académica da UBI
01:00 – FERNANDO ROCHA
02:30 – Animação: Djs

Sexta-feira – Dia 7 OUTUBRO
09:00 – 17:00 – Visitas Guiadas – alunos das Escolas da Cidade – Visita à exposição – prova de Cherovia - Jogos e outras actividades.
21:00 – Passe Calle – Orquestra Académica Já B’ubi e Tokuskopus - UBI
21:30 – Grande Noite de Fados e da Tradição: José Juvenal, Isabel Bicho, Hélder Machado.
00:00 – PACO BANDEIRA

Sábado – Dia 8 OUTUBRO
11:00 – Abertura do espaço
15:00 – “Show Cooking” Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão
15:00 – Caminhada da Liga Portuguesa Contra o Cancro - "Movimento Vencer e Viver" da Covilhã - 2ª edição
– Rancho Folclórico Vitória de St. António
– Animação de Rua – Bombos e Pifaradas de Álvaro Pessoa – Unhais da Serra
22:30 – Arraial Popular com Tiago Silva

Domingo – Dia 9 OUTUBRO
11:00 – Abertura do espaço
15:00 – Concursos – Entradas – Sopas – Prato Principal – Sobremesas – “Peso mais Pesado” – “A + Comprida” – “A + Ergonómica”
– Toca a Bombar – Cantar Galo
– Grupo de Danças e Cantares da Vila do Carvalho
– Entrega de Prémios e oferta à população dos pratos a concurso.

OUTROS PONTOS DO FESTIVAL
ROTA GASTRONÓMICO - Foram convidados Restaurantes da Cidade e Concelho a terem a cherovia nas suas ementas na semana que antecede o Festival.
ESPAÇO GOURMET – Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão - Foram convidados Chefes das unidades hoteleiras e outros para usarem da sua criatividade num espaço próprio no Festival.
ESPAÇO DE PROVA – Cozinheira e ajudante durante todo o Festival onde fará a demonstração de como se pode cozinhar a cherovia.
VENDA ao PÚBLICO – A organização terá uma banca onde todos os visitantes poderão adquirir as cherovias e sementes.
EXPOSIÇÃO – No recinto da Feira haverá uma Exposição sobre a Biologia e Cultivo da Cherovia, bem como a tradição Covilhanense na utilização desta raiz. O Ciclo de vida será recriado num espaço próprio
RESTAURANTES - No recinto do Festival - haverá um espaço de restauração com mais 200m2, onde além da cherovia haverá a divulgação de pratos regionais (Panela, Arroz de Carqueija, etc...
PRODUTOS REGIONAIS – Várias tendas com a presença dos seguintes produtos – Queijos de Peraboa; Enchidos; Vinhos – Adega da Covilhã, Loja de merchandizing do Festival.
http://www.festivaldacherovia.com/

3 comentários:

Sandra Alves disse...

Parabéns pela programação. Assisti ao novo concerto do Paco Bandeira no Coliseu e está como o vinho do Porto " quanto mais velho melhor " temos a cereja no topo do bolo.

Bruno disse...

Casualmente estou a ver o Paco Bandeira na TVI , que seja bem vindo a Covilhã .

Anónimo disse...

Espero que o Festival da Cherovia tenha tantos anos de êxito como o Paco Bandeira tem tido. O vosso trabalho merece ser reconhecido.