quarta-feira, março 16, 2011

Pare, Escute e Olhe - Jorge Pelicano - Um Grito de Alerta Sobre o Interior Esquecido de Portugal!


A Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESCD) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) promoveu ontem, na terça e na quarta-feira, um workshop em vídeo documentário, que foi orientado por Jorge Pelicano, repórter de imagem da SIC e realizador, que foi aluno daquela escola. Nesse âmbito no mesmo dia pelas 21H30, no café concerto do Teatro Municipal da Guarda, foi exibido o documentário “Pare, Escute e Olhe”, da autoria de Jorge Pelicano, seguindo-se uma tertúlia.
Nunca, como hoje este documentário rodado em 2007/8 esteve tão actual. As dificuldades do interior, o sufoco e o corte das redes ferroviárias, o esquecimento total, as contradições entre o discurso político e a política no terreno, o desleixo, o esvaziamento e por fim o esquecimento do interior do país é uma realidade que nos últimos anos, infelizmente é gritante! Como amigo pessoal do Jorge, e sendo esta a 1ª vez que tive oportunidade de ver o filme, só lhe posso dar mais uma vez os parabéns por colocar na tela esta realidade de uma forma original, poética, “cómica”, mas com um resultado extraordinário! Parabéns Jorge! Gostaria ainda de expressar a forma viva, emocionada com que o público, e eu próprio reagimos ao filme, mostrando a grande capacidade de comunicação entre a acção e o espectador. Sentimentos estes, muitas vezes só conseguidos quando lemos um bom livro.
Brevemente uma versão mais reduzida será transmitida na SIC, pelo que será um momento em que o país poderá assistir a uma realidade muitas vezes escamoteada e onde, acredito passará uma mensagem forte e um grito “isolado” de alerta sobre a nossa realidade. O que aconteceu com a linha do Tua, está a acontecer com a ligação Covilhã-Guarda, com a introdução de portagens na A23, etc…
Eduardo Cavaco Para saber mais: http://www.pareescuteolhe.com/

1 comentário:

Produção PEO disse...

Se todos fossem como tu, ou seja, tivessem pelo menos metade do teu dinamismo e coragem em realizar projetos em prol da região, o país não estava decerto na situação que está. Obrigado pela tua presença, continua a motivar os outros e não desistas. Jorge Pelicano (realizador Pare, Escute, Olhe)