quinta-feira, fevereiro 03, 2011

A música é fundamental no desenvolvimento de estímulos para os bebés


Certamente já ouviu falar da musicoterapia, o encontro do som e da música com a harmonia, exercendo efeitos terapêuticos às crianças. “O encanto da música com efeitos sedativos é provocado pelas canções de embalar, cantadas pelas mães ao adormecer os seus bebés. O som faz parte do meio que nos rodeia, é absorvido desde o nascimento, ou mesmo antes, com a memória do ritmo do coração materno, produzindo uma sensação de segurança e bem-estar”, fundamenta a Dra. Cláudia Madeira. Se costumava cantar ao seu bebé enquanto ele ainda estava na sua barriga, nunca deixe de o fazer. Ele certamente identificará os “acordes” da sua voz. “Através do som, o ser humano poderá alcançar um auto-conhecimento que permite dar e receber, sobretudo agora, num mundo sem tempo, podendo partilhar e tornar-se presente no desenvolvimento dos seus filhos”.
A partir de que idade a música é importante para o desenvolvimento de um bebé?
A música é importante desde a vida intra-uterina, devendo esta ser utilizada durante a gravidez e proceder num continuum após o nascimento. Está provado que as mães que ouvem música específica durante a gravidez e mantêm a sua prática no pós-natal, têm crianças que apresentam níveis de inteligência e de capacidade de aprendizagem superiores às crianças que não mantêm a prática da música.
Qual a importância da música no crescimento de bebés dos seis aos doze meses?
Tal como disse anteriormente, os resultados adquiridos por um bebé que é acompanhado com a música permite sem dúvida favorecer o seu desenvolvimento, quer cognitivo, quer afectivo, despertando-o para as emoções.
Que tipo de música é recomendado para crianças pequenas? Existem diferentes estilos consoante as faixas etárias dos bebés?
Não são apenas os sons que podem ser diferentes, mas também a forma como são utilizados e com que objectivo. O facto de desenvolver cursos com idades diferentes está associado precisamente com esta situação, podendo corresponder às diferentes capacidades do bebé, consoante a sua idade e estádio de desenvolvimento infantil.
Como é que os bebés comunicam através da música?
A comunicação é fundamental na relação com o ser humano, daí ser explorada e desenvolvida nos cursos de música para bebés. Esta comunicação, muitas vezes difícil de partilhar entre os adultos, é expressada com gestos, escolhas, brinquedos, objectos e atitudes das crianças e não apenas com a fala. E é com os gestos que podemos abraçar e aprender que partilhar as emoções faz crescer uma criança saudável e com um sorriso para o mundo. FONTE: http://familia.sapo.pt/bebe/etapas_de_desenvolvimento/bebe_saude/898255.html

Sem comentários: