domingo, fevereiro 06, 2011

Confraria da Pastinaca (Cherovia) e do Pastel de Molho da Covilhã elege órgãos sociais para o triénio 2011-2013 com forte participação.


A Confraria da Pastinaca, vulgo Cherovia e do Pastel de Molho da Covilhã realizou na passada sexta-feira, dia 4 de Fevereiro a sua 1ª Assembleia Geral, que teve lugar no Espaço das Idades – Covilhã. Muito participada e onde vários pontos foram abordados como: a eleição dos órgãos sociais, apresentação e votação do conselho geral, apresentação e votação do regulamento interno, apresentação e votação do logótipo, votação da jóia e quota a pagar por ano, bem como outros assuntos de interesse a todos os confrades. Apenas uma lista, a lista A foi entregue na mesa para se submeter ao escrutínio, tendo sido aprovada por unanimidade e aclamação. Os órgãos sociais ficaram assim constituídos da seguinte forma: Assembleia-geral: Presidente – Dr. Luís Fiadeiro; Vice-Presidente – Eng. João Carvalho; 1º secretário – Dr-ª Regina Antunes Alexandre e 2º secretário – Sr Horácio Carvalho da Pinheira. Direcção: Presidente – Prof. Doutor José Eduardo Cavaco; Vice-Presidente – Sr António Garcia Rebordão; Tesoureira – Prof. Irene Simão Ribeiro; Secretária – Dr.ª Vera Carrilho Silva; Vogal – Dr.ª Margarida Henry Robbins; 1º Suplente – Sr. José Manuel Santarém e 2º Suplente – Dr. Fernando Brito Moura. Conselho Fiscal: Presidente – Dr. Júlio Costa; 1º Vogal – Dr.ª Graça Henry Robbins e 2º Vogal – Dr. Carlos Fortunato. O conselho geral, um órgão de carácter consultivo, foi também apresentada uma única lista com 25 nomes, tendo sido aprovada por unanimidade e aclamação. Votada ainda a isenção de jóia a todos os confrades fundadores e o valor de 25,00€ para novos confrades e uma cota anual de 20,00€. A encerrar umas breves palavras do confrade Bernardino Gata, membro do Conselho Geral, que fez questão de assinalar e fazer a ponte entre o momento vivido na parte da manhã, com o anúncio da instalação do maior Datacenter (PT) da Europa na cidade Covilhã, uma obra rumo ao futuro, e no mesmo dia nascia a sua primeira confraria onde a tradição e os costumes gastronómicos são a linha de base.
Finda a Assembleia Geral teve lugar o jantar convívio com a presença de todos os confrades que de acordo com estatuto são todos fundadores. Dentro do nosso conhecimento, esta foi a primeira confraria a nível nacional a ter um Conselho Geral, e uma das primeiras a começar com o maior número de confrades, cerca de 60. Os próximos paços será a escolha do traje, as insígnias e a preparação da entronização, que deverá acontecer no final de Setembro do corrente ano, por ocasião do 4º Festival da Cherovia – Covilhã 2011 que decorrerá de 22 a 25 de Setembro 2011.

3 comentários:

tébastos disse...

Olá. Quero arranjar sementes de pastinacia, é possivel ajudar-me? Obrigada
tbcarpediem@gmail.com

Anónimo disse...

Talvez sejam os próximos passos...

Anónimo disse...

Só publicam os comentários que vos interessam?
Sabem escrever em português correctamente?