
sexta-feira, dezembro 17, 2010
Boas Festas Para Todos! Até 2011! Alegria, Saúde e Muita Música!

O recriar da Tradição – Madeiro de Natal volta a arder pelo 2º ano consecutivo no centro histórico da Covilhã - Dia 24 Dezembro

quarta-feira, dezembro 15, 2010
A obra “Fastos e Factos” do maestro Campos Costa, foi o mais recente livro apresentado na Covilhã. Parabéns!

terça-feira, dezembro 14, 2010
Covilhã - Hoje há Café Literário com FERNANDO DACOSTA (Terça-feira, dia 14 de Dezembro, pelas 21:30) - Café Montiel (Pelourinho)

Sala de Convívio já abriu as portas na NOVA sede da Banda da Covilhã
segunda-feira, dezembro 13, 2010
Audição e Festa de Natal da Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã – Salão de Recitais foi pequeno para tanta gente!
Orquestra de Clarinetes presente no Teatro Cine da Covilhã na Festa da Freguesia da Conceição.
Mais um aluno da Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã que entra na EPABI, Parabéns Mariana!
Natal Solidário do Lions Clube de Belmonte – Pedro Alvares Cabral
quinta-feira, dezembro 09, 2010
Natal no Hospital - A Festa da Partilha e estreia de Mais um Projecto: Orquestra de Clarinetes
A Banda da Covilhã esteve presente com a sua Escola de Música, Valores e Talentos com a estreia da Orquestra de Clarinetes. Um projecto que conta com professores, músicos e alunos da Banda da Covilhã, Conservatório e EPABI. Parabéns!
BIG BBC dá concerto Fantástico no H2Otel em Unhais da Serra
Jornal/Rádio do Fundão: Banda da Covilhã Apresenta Novos Projectos
Em dia de festa, a Banda inaugurou a nova sede social e apresentou um conjunto de novos projectos que vão marcar o ano de 2011. Novas iniciativas que vão aproximar, ainda mais, a Banda da Covilhã da população e que vão concretizar-se num período em que a colectividade sonha com as novas fardas e com um investimento na substituição de alguns instrumentos. Do conjunto das novas apostas formativas e de interacção com a comunidade destacam-se as olimpíadas do solfejo ou a eleição do covilhanense do ano. Prevista está, também, a realização de um projecto de investigação científica em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior que ajudará a compreender a evolução cognitiva do conhecimento musical.
No dia em que inaugurou as novas instalações e cedeu a antiga casa aos escuteiros da Cidade da Covilhã, a Banda da Covilhã anunciou que vai propor aos sócios, da instituição, a atribuição do diploma de sócio honorário à Câmara Municipal da Covilhã e a entrega da lira de ouro ao presidente da CMC, Carlos Pinto e ao vereador da cultura, Paulo Rosa. Numa cerimónia cheia de simbologia e vivas ao dinamismo da Banda da Covilhã o presidente da autarquia confiou à Associação Musical Covilhanense uma partitura do Hino Nacional que foi oferecido ao Município pela Comissão das Comemorações Nacionais do Centenário da República. IN: http://www.jornaldofundao.pt/noticia.asp?idEdicao=105&id=6970&idSeccao=990&Action=noticia
URBI@ORBI: Banda da Covilhã celebra aniversário com concerto temático

A Banda da Covilhã celebrou no passado sábado, dia 4 de Dezembro, o 66º aniversário assinalado com um concerto intitulado “Músicas para filmes, Filmes com música”. Este evento contou com a interpretação de diversas músicas que fizeram o público lembrar os tempos de infância, tal como recordar filmes que marcaram uma época. O concerto iniciou-se com o Hino da Banda, seguindo-se a música do 20th Century Fox. De seguida, João Rodrigues actuou num solo homenageando o trompetista Harry James e logo depois começou a viagem pelo mundo da música e dos filmes. Batman foi a primeira apresentação escolhida, seguindo a música Fénix e Aladin, ambas dirigidas por Alain Rosa. Depois destas interpretações, Eduardo Cavaco, director da Banda da Covilhã, pediu aos directores dos corpos sociais que subissem ao palco para entregarem um diploma aos músicos que se estrearam nas actuações pela banda. Foram também entregues diplomas à madrinha da nova sede, Sónia Moreira, que ofereceu um clarinete à banda. Para além disso, Márcia Ferreira foi distinguida com um diploma de mérito pelos seus dez anos de serviço na Banda da Covilhã. Esta afirma que “é estranho e um bocado triste porque dos meus amigos e colegas de há dez anos não há ninguém, mas ao mesmo tempo é uma grande alegria e orgulho ter conseguido manter-me aqui”. Na segunda parte do concerto, ouviram-se temas de Schindler’s List, Cassiopeia (música de um compositor português) e Pearl Harbor, terminando com um conjunto de músicas de desenhos animados: Bugs Bunny, Flinstones, Jetsons, The Simpsons, Pantera Cor-de-Rosa, Animacs e Looney Tunes. Eduardo Cavaco, justifica a escolha deste tema para este concerto, afirmando que “as bandas sonoras despertam muito as emoções das pessoas e nada melhor que associar a imagem à música”. Quanto a desejos para o próximo ano de vida, Márcia Ferreira espera que os elementos da banda se adaptem bem à nova sede e que a banda continue com bons frutos. IN: http://www.urbi.ubi.pt/_urbi
terça-feira, dezembro 07, 2010
Notícias da Covilhã: Escuteiros e Banda com Novas Sedes
Às melhores condições de trabalho corresponde uma maior responsabilidade no sentido de fazer mais e melhor. Foi esta a mensagem transmitida pelas quatro entidades que no último sábado, 4, receberam da Câmara da Covilhã a cedência de novas instalações. Com a saída da Banda da Covilhã para o antigo edifício da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), do outro lado do Jardim Público, a chave do espaço anteriormente ocupado pela filarmónica foi entregue ao Agrupamento 20 da Covilhã do Corpo Nacional de Escutas, à Junta Regional de Escutismo e ao núcleo covilhanense da Fraternidade Nuno Álvares, organização de escuteiros adultos. Já com a nova sede, onde a Banda da Covilhã investiu 25 mil euros pedidos emprestados para as obras, pronta, vai ser possível alargar o leque de actividades. Para além de pretender manter as iniciativas realizadas até ao momento, José Eduardo Cavaco, director artístico, tenciona avançar com novos projectos.
Banda vai tocar a casa de quem convidar
É o caso das Olimpíadas de Solfejo, os Primeiros Sons, já a partir de Janeiro, para grávidas e crianças até aos três anos, ou a novidade A Banda Vai à Sua Sala, “ofereça-nos o lanche que nós vamos a sua casa tocar”, desafia o maestro. As inscrições devem ser feitas junto da filarmónica.
Aos fins-de-semana, na Primavera e Verão, a Banda da Covilhã quer também começar a tocar nas ruas dos bairros da cidade e as quintas-feiras passarão a significar noites de recitais, com as Quintas Aumentadas. A associação, que conta com cem alunos e 40 músicos, vai também continuar a trabalhar na renovação dos instrumentos, objectivo dispendioso, e sublinha a necessidade de fazer as fardas, para as quais já há tecido. Durante a cerimónia de inauguração António Moreira, antigo presidente da associação, ofereceu um cheque para os bonés e Sónia Moreira, madrinha da Banda, ofereceu um clarinete. José Eduardo Cavaco realça que, com a cedência da antiga Biblioteca Municipal à banda, mais o pavilhão localizado nas traseiras, se está a devolver um edifício histórico aos covilhanenses. “É um misto de afirmação e responsabilidade”, salienta.
Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, apontou a Banda da Covilhã como um exemplo de “como se pode renascer das cinzas” com uma liderança capaz de mobilizar e dinamizar vontades. O autarca lembrou o passado da instituição, com muitos “momentos fantásticos” na sua história, mas que agora “explodiu, tem sido notável”.
A Banda da Covilhã anunciou também que vai propor na sua próxima assembleia-geral a atribuição da Lira de Ouro a Carlos Pinto e ao vereador Paulo Rosa e o título de sócio honorário à edilidade.
POR: Ana Ribeiro Rodrigues IN: http://www.noticiasdacovilha.pt/
domingo, dezembro 05, 2010
Visita Guiada à NOVA SEDE da Banda da Covilhã - 4 de Dezembro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)