sexta-feira, novembro 26, 2010

Banda da Covilhã - 66º Aniversário com Inauguração da NOVA sede - Um Sonho Tornado Realidade - Lançamento de 20 Projectos

É um momento histórico, aquele que se vive nestes dias na Banda da Covilhã. Após uma história atribulada, onde se destaca o trágico incêndio de 1992, que reduziu a cinzas todo o seu espólio, escreve agora, esta colectividade covilhanense, uma nova página na sua história com a inauguração da nova sede social. O forte crescimento em actividades, o aumento do número de alunos na Escola de Música, Valores e Talentos, o aumento do número de músicos na Banda da Covilhã, tornou as actuais instalações insuficientes. A Câmara Municipal da Covilhã em boa hora decidiu entregar a antiga Biblioteca Municipal e Pavilhão (antiga EPABI) para nova sede da Banda da Covilhã. Um espaço com história e tradição na cidade da Covilhã, que será preservado, recuperado, mantido e aberto ao público. A direcção da Banda da Covilhã não pode estar mais grata à Câmara Municipal da Covilhã, na pessoa do seu Presidente, Sr. Carlos Pinto e demais vereação. A todos, o nosso grande Bem Hajam! A inauguração da nova sede terá lugar já no sábado, dia 4 de Dezembro, sendo o ponto alto nas comemorações do 66º aniversário da Banda da Covilhã.
PROGRAMA da Inauguração - 66º Aniversário
14:30 – Desfile – Jardim Público – Paços do Concelho. Banda da Covilhã interpreta Marcha da Inauguração.
15:00 – Assinatura de Protocolo* – Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã.
15:30 – Sede velha da Banda da Covilhã – Arrear da Bandeira ao som do Hino 1º Dezembro. Sede nova da Banda da Covilhã – Hastear da Bandeira - Inauguração da nova sede por sua Ex.ª Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, seguida de visita guiada. Inauguração da Exposição Nu com Dó de Sandra Meda
* Lançamento de 20 novos projectos
17:30 – Concerto do 66ºAniversário pela Banda da Covilhã – Teatro Cine da Covilhã – Entrada Livre.
19:30 – Jantar de Confraternização – Restaurante Merendola 2 (Av. Frei Heitor Pinto) – Confirmar presença até ao dia 2 de Dezembro via e-mail para bandadacovilha@gmail.com
Banda da Covilhã - 66 Anos ao serviço da Cultura, da Covilhã e dos Covilhanenses
Com uma página histórica invulgar, no movimento associativo da cidade, é a BANDA da COVILHà oriunda, e continuadora, da antiga “BANDA INDEPEDENTE”, a qual por motivos de ordem política, e em consequência de ordem superiores, foi encerrada em 1937, tendo na altura revertido todo o património da associação para os poderes públicos. Um grupo de homens imbuídos pelo espírito associativo, fizeram ressurgir o Movimento Musical na Covilhã através da implementação de uma renovada “BANDA” decidida em Assembleia Geral de 28 de Agosto de 1944 e que no dia 1 de Dezembro desse mesmo ano a “NOVA BANDA da COVILHÔ saiu à Rua e nunca mais parou até aos dias de hoje. A Banda da Covilhã comemora assim 66 anos da sua reorganização, atravessando um período de total renovação, passando por uma grande aposta na Escola de Música, Valores e Talentos e por projectos inovadores, com criatividade e que acima de tudo criem e mobilizem públicos. Pilar importante no movimento cultural da cidade da Covilhã e seu Concelho, a Banda da Covilhã é hoje uma referência no campo musical, onde “a música inspira os mais novos” e onde é possível usufruir de uma aprendizagem gratuita, formadora e integradora.
Concerto de Aniversário – “Música para Filmes – Filmes com Música”
Sendo a Música a principal actividade da Banda da Covilhã, dia de aniversário sem concerto, não é aniversário. No sábado, dia 4 de Dezembro de 2010, terá lugar pelas 17:30 no Teatro Cine da Covilhã (Entrada Livre – levantar bilhete) o concerto de Aniversário sob a temática “Música para Filmes – Filmes com Música”, onde no palco os músicos interpretarão temas de filmes, que vão desde Pearl Harbour, Lista de Schindler até aos filmes da Disney. Numa tela gigante será possível acompanhar todas as imagens. O Concerto será dirigido pelo Director Artístico e Musical da Banda da Covilhã, Eduardo Cavaco e por Alain Rosa. Conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã e da Junta de Freguesia da Conceição.
Apresentação de 14 novos Músicos – Fruto da Escola de Música, Valores e Talentos
Fruto do trabalho intenso na Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã, de toda a equipa de professores, direcção pedagógica e de ensino, no dia 4 de Dezembro no decorrer do Concerto de Aniversário serão apresentados 14 novos músicos. Para todos eles e para as suas famílias o nosso grande Bem Hajam!
Nova SEDE – Inauguração da Exposição Nu com Dó de Sandra Meda.
Nu com Dó - Com o sugestivo nome de NU COM DÓ, tenciono mostrar ao público diferentes olhares e interpretações acerca do universo que rodeia a Banda da Covilhã, uma referência cultural da cidade, numa perspectiva moderna e contemporânea. Esta exposição serve exactamente para dar a conhecer ao público a estética, a convivência entre elementos de diferentes gerações, cujo gosto pela música constitui o seu principal elo de ligação, o respeito pela Instituição Banda, a relação do indivíduo com o seu Instrumento Musical e com a farda que enverga. Não se pretende apresentar fotos do que é mais óbvio da Banda, antes o esforço e a dedicação de todos os seus membros, para que os concertos e as apresentações ao público sejam possíveis de acontecer com qualidade e criatividade, independentemente de o seu reportório, daí o nome da exposição ser exactamente NU COM DÓ. Com esta exposição pretendo também dar a conhecer o novo projecto da Banda da Covilhã e apelar ao visitante acerca da importância do trabalho desenvolvido por esta instituição da formação musical, cultural e social do indivíduo, bem como para a necessidade da continuidade da sua dinamização. Sandra Mêda. Sandra Mêda é designer de profissão, fotógrafa amadora e natural da Covilhã.
Contamos a VOSSA Presença e o vosso Apoio! Obrigado! Bem Hajam!

Sem comentários: