sexta-feira, junho 18, 2010

União de Bandas do Concelho da Covilhã apresenta: “1ª Suite da Beira Baixa” - Sábado - Dia 26 de JUNHO - 4º Covilhã Filarmónico - Covilhã 2010


A grande festa dos músicos, da música e da Filarmonia. O 4º Covilhã Filarmónico é já uma realidade incontornável no panorama das actividades culturais do Concelho da Covilhã. Um projecto que nasce de uma ideia simples de juntar todos os músicos de todas as bandas do concelho da Covilhã, mas que tem objectivos bem claros: dignificar e homenagear o trabalho de dezenas de anos nas filarmónicas; qualificar e formar os recursos humanos, desde os músicos, directores artísticos, direcções; promover a nossa música e promover as nossas bandas filarmónicas. Ao longo destes quatro anos de projectos foram várias as iniciativas que contribuíram para atingir alguns dos objectivos: a criação da União de Bandas do Concelho da Covilhã (UBCC) é aquela que atinge maior visibilidade, constituindo uma plataforma de trabalho e entendimento entre todas as bandas. Por outro lado, os cursos de direcção de bandas, workshops, curso de reparação de instrumentos, ensaios com maestros convidados e a estreia mundial de várias obras têm contribuído para a consolidação do projecto. A UBCC não poderá esquecer o papel preponderante e impulsionador que a Câmara Municipal da Covilhã teve, e tem como principal patrocinador desta iniciativa inédita. Após a “Saga do Pêro da Covilhã” que aconteceu no 3º Covilhã Filarmónico (2009), a UBCC apresenta para o 4º Covilhã Filarmónico a “1ª SUITE da BEIRA BAIXA” – Uma homenagem às nossas músicas, às nossas tradições e às nossas raízes. Os arranjos tiveram a autoria do maestro Carlos Amarelinho e a suite é composta pelos seguintes temas/andamentos: Verde Gaio – Chapéu Preto – Fado dos Bancos do Pelourinho – Covilhã Cidade Neve – Milho Verde – Sr.ª do Almortão e Marchando em Homenagem (marcha dedicada aos 140 anos da elevação da Covilhã a Cidade). Quanto ao programa: Desfile pelas 21:30 com início no Jardim Público em direcção ao Pelourinho pela Rua Direita. Pelas 22:00 – Grande Concerto Filarmónico frente aos paços do Concelho. Uma co-organização da Banda da Covilhã e da Câmara Municipal da Covilhã com o apoio e da Câmara Municipal da Covilhã e de todos os intervenientes.
UBCC - S.F.R. Estrela de Unhais da Serra - Director Artístico: António Valente; Filarmónica Recreativa Cortense - Director Artístico: António Marques Pão Alvo; Filarmónica do Paul - Director Artístico: Renato Miguel Andrade; Banda Filarmónica Caseguense - Director Artístico: António Manuel André; Filarmónica Recreativa Eradense - Director Artístico: João Oliveira; Filarmónica Sanjorgense - Director Artístico: José Nunes Simões; Filarmónica Recreativa Carvalhense - Director Artístico: João Bouceiro; Banda da Covilhã - Director Artístico: José Eduardo Cavaco.

Sem comentários: