sexta-feira, janeiro 15, 2010

Covilhã - Hoje - sexta-feira dia 15 de Janeiro - Orquestra Barroca da ESART no Teatro Cine - Entrada Livre! A Não perder!

PROGRAMA: - Sinfonia em Ré M - PIETRO ANTÓNIO AVONDANO; - Concerto para dois Violinos e orquestra de CordaS - SOLISTAS: NUNO VASCONCELOS E MARIA JOÃO BATISTA; - Concerto para dois Violoncelos e Orquestra de Cordas - ANTÓNIO VIVALDI. SOLISTAS:ADRIANA CEIA E MIGUEL ZAPAROLLI; Concerto para duas Violoas e orquestra de Cordas - TELEMANN - SOLISTAS: SUSANA SARAIVA E JOANA FONSECA; - Concerto Grosso para uma Noite de Natal - A. CORELLI; - Sinfonia em Sol m - T. ALBINONI, Direcção Artística de Jorge Alves e Concerto de Avaliação da Covilhanense Susana Saraiva (Boa Sorte!). A Não perder! A Banda da Covilhã agradece o CONVITE.
O Barroco (de 1600 a 1750)
Barroco é o período em que a música instrumental atinge, pela primeira vez, a mesma importância que a música local. A música do Barroco é exuberante, de ritmo enérgico e frases melódicas extensas, fluentes e muito ornamentadas. São usados contrastes de timbres e densidades. O violino afirma-se e a orquestra vai tomando uma forma mais estruturada. Surge a Ópera e o Ballet. Os instrumentos de tecla têm uma grande evolução e o cravo aparece como instrumento solista, e não apenas acompanhante.

Sem comentários: