quinta-feira, setembro 18, 2008

3º Covilhã Filarmómico 2009; 1º Tatoo Filarmónico 2009: JEB Cavaco eleito Presidente da UBCC




Decorreu ontem pelas 21:00h, quarta-feira dia 17 de Setembro no auditório da Associação - ADERES na Freguesia das Cortes do Meio a reunião de todas as Filarmónicas do Concelho da Covilhã (S.F.R. Estrela de Unhais da Serra; Filarmónica Recreativa Cortense; Filarmónica do Paúl; Banda Filarmónica Caseguense; Filarmónica Recreativa Eradense; Filarmónica Sanjorgense; Filarmónica Recreativa Carvalhense e Banda da Covilhã), tendo contado ainda com a presença do adjunto do Sr.º Presidente da Câmara Municipal da Covilhã – Srº Paulo Rosa.
Da agenda de trabalhos foi feito o balanço do 2º Covilhã Filarmónico que decorreu no dia 12 de Julho do corrente ano, onde ficou bem patente na opinião de todos o tremendo sucesso que constitui mais uma vez esta 2ª edição. A sua colocação em cartaz na Feira de S. Tiago foi uma mais valia ao projecto tendo-se verificado uma forte adesão por parte do público.
No decorrer deste balanço, o Sr.º Paulo Rosa congratulou-se com o evento e todo o significado que ele representa em termos de união, quer para o meio associativo filarmónico, quer a nível regional e mesmo nacional. No seguimento, o Sr.º Paulo Rosa anunciou que a Câmara Municipal da Covilhã está disponível para apoiar a 3ª Edição do evento. Assim, o 3º Covilhã Filarmónico já começou. Ontem mesmo, as Bandas presentes escolherem a Banda da Covilhã, que em conjunto com a Câmara irá organizar o 3º Covilhã Filarmónico 2009. Outros detalhes, como datas, programas, repertório foram também discutidos, devendo agora ser apresentado o projecto na sua globalidade à autarquia. O Concerto final será na Covilhã, mas há semelhança do aconteceu no presente ano em que os ensaios decorreram na Vila do Carvalho, em 2009 serão nas Cortes do Meio. Uma das novidades, entre muitas será a realização do 1º Tatoo Filarmónico com cerca de 200 músicos! Outro dos pontos discutidos e votados, foi a escolha do logótipo da União de Bandas do Concelho da Covilhã (UBCC), bem como a eleição do Presidente. O Presidente e Director Artístico da Banda da Covilhã, o Prof. José Eduardo Cavaco foi eleito Presidente da UBCC, tendo escolhido 2 vice-presidentes: Presidente da Filarmónica Recreativa Carvalhense – Sr.º Manuel Serra e o Director Artístico da Banda Filarmónica Caseguense – António Duarte André. Foi ainda aprovada uma acção a desenvolver no seio da UBCC, uma curso de reparação e manutenção de instrumentos musicais a ter lugar no final de Outubro em Unhais da Serra. Como balanço geral, todos se congratularam com a reunião, ficando bem patente a união entre todas as filarmónicas, assim como a vontade de dignificar cada vez mais o movimento filarmónico! Explicação do LOGO da UBCC – Em marca de água a serra da estrela; ao centro 5 linhas representado a pauta onde a música ganha forma, cor e agógica; ao centro um anel que rodeia a pauta simbolizando a união e por último as 8 estrelas que representam as 8 bandas do Concelho da Covilhã. As cores azul e vermelha são cores presentes nos elementos do brasão da cidade da Covilhã – sede do Concelho.

1 comentário:

Anónimo disse...

Epá! A Covilhã Não Para! Parabéns pelas iniciativas!