quinta-feira, julho 17, 2008

Orquestra das Balalaicas de Helsínquia - Hoje - Feira S Tiago 22:00

A Orquestra de Balalaicas de Helsínquia é a segunda orquestra de balalaicas mais antiga do mundo e foi fundada em 1910 por iniciativa de cidadãos russos que residiam na capital finlandesa. Actualmente a Orquestra é constituída na sua quase totalidade por finlandeses, sendo o seu director artístico Olli Knuth responsável pela maioria dos arranjos. Heli Jormanainen (cantora), Cátia Pedrosa (piano), Niina Tenhio (acordeão), Olli Knuth e Jani Jeskanen (balalaicas) e Jouko Timonen e Pentti Yrjänäinen (domras) são os solistas.O reportório é vasto e diversificado, incluindo trechos de música clássica, de filmes e da música popular finlandesa e russa. Dos vários discos gravados, destaque para o último CD publicado já este ano e que recebeu os louvores da exigente crítica finlandesa. Moscovo, S. Petersburgo, Estocolmo e Tallin são cidades que desde há muito se deixaram encantar pela Orquestra de Balalaicas de Helsínquia, que hoje actua no palco da Feira de S Tiago - Covilhã - com uma surpresa! Nós apostamos que irão interpretar tema(s) portugueses...

1 comentário:

Anónimo disse...

Tive o prazer de estar presente, (corpo e alma), sentindo a música maravilhosa que a Orquestra das Balalaicas de Helsínquia trouxe à cidade da Covilhã.
Fiquei com pena que este espectáculo tivesse tão poucas pessoas. Será que não foi devidamente anunciado? A noite estava com uma temperatura explendida.
Adorei quando interpretaram um trecho de Carlos Paredes com a "nossa" guitarra portuguesa; aliás todo o espectáculo foi lindo!
Ainda trouxe como recordação um CD que comprei e a simpatia de alguns músicos assinarem o mesmo, incluindo o maestro.
Maria