quarta-feira, maio 14, 2008

Elmano Pereira em Entrevista: Nascido para a Música - a caminho da Aústria





CASTANHEIRA JOVEM: Porquê esse interesse todo pela música? ELMANO: Não consigo explicar bem o meu interesse pela música, mas apercebi-me ao longo dos anos que não passava um dia sem “tocar” em algum instrumento. Nas minhas aulas a minha escrita era em pautas e não em cadernos normais, escrevendo notas musicais e não o que o professor dizia. Enfim comecei a pensar se não era música que eu queria… Onde começaste a aprender música e quais os primeiros instrumentos? Comecei aprender música na Banda Filarmónica de Pínzio, onde comecei por aprender as figuras musicais, a identificar as notas numa pauta e a reproduzir som num instrumento através do que estava escrito nas partituras. Achas importante o contributo das bandas filarmónicas, que afinal são o berço de muitos músicos? Sim, acho extremamente importante, aliás a maioria dos melhores músicos de todo o mundo foram formados em simples bandas filarmónicas onde aprenderam as
primeiras notas. Tiveste vários formadores. Algum te marcou de forma especial? Sim houve formadores que me marcaram de forma especial, e que ainda hoje penso no que me diziam acerca da música. Um muito especial foi o Gregg Moore que sempre me “empurrou para a frente” cada vez que vinha à Castanheira, deixando cá uma tuba dele para eu estudar. Mas eu não tinha muito a noção do que ele queria que eu fizesse com a tuba, que tinha quase a minha altura. E quanto à Fanfarra da Castanheira? Achas importante este tipo de grupos, um pouco mais informais? Sim, acho importante para quem tem curiosidade e vontade de fazer música é uma excelente oportunidade para aprender e divertir-se nos tempos livres. Qual a razão de estudares na Covilhã? É uma boa escola? A razão que me levou a ir estudar para a Covilhã foi o facto de na Guarda não haver cursos em que eu estivesse interessado, e como eu gostava imenso de música acabei por me inscrever na (EPABI) Escola Profissional de Artes da Covilhã; já no 6º ano a professora de música insistia para eu ir para lá, mas não me sentia preparado para sair de casa. De momento em que projectos estás envolvido? Estou num projecto de “música na idade adulta” onde exerço as funções de professor. É realizado pela Banda da Covilhã e sou adjunto do Director Artístico da Banda. Foste seleccionado para a orquestra de jovens na Áustria. Conta como foi. Um professor da escola onde exerço os meus estudos informou-me que haveria brevemente umas provas para uma orquestra na Áustria e aconselhou-me a ir fazer provas. As provas foram em Lisboa no conservatório, correndo-me de forma geral bem. Quanto tempo vais ficar? Vou ficar por lá 2 semanas e 3 dias. Naturalmente que desejas fazer um percurso profissional ligado à música. Quais as maiores dificuldades? As maiores dificuldades que vou encontrar é a forte concorrência, mas isso é como em tudo. IN: http://www.ajac.com.pt A Banda da Covilhã, Directores, Músicos e alunos desejam-te Boa Viagem e MUITOS SUCESSOS.

Sem comentários: