segunda-feira, março 31, 2008

Francisco Luís Vieira: indignado pelas irregularidades e injustiças cometidas no Concurso "Terras de La-Salette",

Comentário sobre o I Concurso Nacional de Sopros "Terras de La-Salette", em Oliveira de Azeméis. Sem falsa modéstia, até teria motivos para me regozijar e dar-me por bem feliz, sendo que neste Concurso Nacional de Sopros "Terras de La-Salette", 3 dos meus alunos de oboé, obtiveram 3 Prémios em 3 categorias: Nível Juvenil: 1º Prémio - Christopher Koppitz; Nível Infantil: 2º Prémio - Mariana Alves; Nível Júnior : 2º Prémio - João Barroso. Mas não estou feliz, pelo contrário, venho manifestar com toda a frontalidade e imparcialidade, o meu repúdio e indignação pelas irregularidades e injustiças cometidas neste Concurso, sem diminuir o recíproco respeito artístico e apreço pessoal existente entre mim e os elementos do júri! Segundo a boa ética e pelas regras universais de concursos, nunca um membro do júri pode ser familiar ou professor de um concorrente. Pois isto aconteceu neste concurso!!! Também nas provas finais deste concurso, aconteceu de haver elementos do júri que não tinham estado presentes nas eliminatórias anteriores, não podendo assim, avaliar o desempenho e prestação dos candidatos ao longo das várias fases. No que diz respeito ao oboé, todos os ouvintes e até todos os oboístas concorrentes, foram unanimes que indubitavelmente o 1º Prémio deveria ter sido atribuido ao candidato João Barroso, no nível Júnior de Oboé! Foi injusto e um tremendo erro, e pena é que as provas não tenham sido gravadas para que toda a comunidade de oboístas pudesse pronunciar-se. Ninguém iria perceber tal avaliação, tal como aconteceu com todos os que puderam assistir (e até posso citar nomes bem respeitados e que assumem também o que estou a expor)!!! Enquanto se esperava pela decisão do júri, todos os ouvintes e oboístas presentes tinham a certeza que o 1º Prémio seria para o João Barroso, eis que... aparece a notícia que ninguém queria acreditar: João Barroso - 2º Prémio!!! Todos reconheceram a superioridade deste concorrente! É a primeira vez na minha vida, que contesto uma avaliação ou uma decisão de júri, mas esta não pode passar despercebida! Pelo que honestamente e com toda a frontalidade estou a manifestar, para além do duvidoso critério de escolha de participantes para o concerto de laureados, pela desorganização em termos de pianistas acompanhadores do concurso... venho apelar à organização deste concurso para que, no futuro, haja seriedade e profissionalismo e todos os cuidados no cumprimento da ética e das regras. O nível musical em Portugal tem vindo a subir muito, e estes eventos devem ser feitos a sério, pois os nossos jovens artístas merecem!!! Francisco Luís Vieira

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Luís,Antes de mais muitos parabéns pelos teus alunos!
De facto acho que foi, no mínimo, lamentável a forma pouco digna como foi conduzido o concerto dos laureados. É fácil perceber que era complicado todos tocarem pois seria um concerto muito extenso, penso que a forma mais simples seria sortear os vencedores que iriam tocar, até porque, não sei o que disseram aos teus alunos mas à Mariana disseram-lhe que ia tocar e chegou a fazer ensaio com a pianista e tudo...
Mas para mim o pior foi o facto de o apresentador se substituir ao Júri e reforçar várias vezes a ideia que haviam os vencedores dos vencedores, isso não se faz!
Acho que este tipo de iniciativas são de louvar, mas é necessário ter em conta uma série de considerações importantes para que se possa aprender com os erros e não voltar a comete-los em próximas edições, estamos a falar dos futuros artistas deste País.
Grande abraço,João Pedro Silva
www.myspace.com/joaopedrosilva