quarta-feira, março 12, 2008

Diário XXI - Banda da Covilhã com muitas actividades em carteira




Plano para 2008. Com um orçamento próximo dos 120.000 euros, a colectividade tem como prioridades a formação, divulgação e concertos, reequipamento instrumental, desenvolvimento do projecto do Museu dos Sons e criação do Gabinete de Imagem e Produção de Eventos.
O presidente da direcção da Banda da Covilhã, José Eduardo Cavaco define o plano de actividades para 2008 da instituição como “ambicioso, exequível, inovador, dinâmico e atractivo”. O orçamento total das actividades chega quase aos 120.000 euros. Sob o lema “Banda da Covilhã – Um Projecto Cultural Em Construção”, foram definidos eixos de trabalho que passam pela formação, divulgação e concertos, reequipamento instrumental, desenvolvimento do projecto do Museu dos Sons e criação do Gabinete de Imagem e Produção de Eventos. No plano da formação, continua a aposta no ensino da música de forma gratuita. A “Escola de Valores”, para os mais novos, prossegue, sendo que em 2007 contou com 52 inscritos e 12 monitores. A novidade é “Música na Idade Adulta”, vocacionada a pessoas com idade superior a 25 anos e que tem o mote “nunca é tarde para aprender”. Actualmente, tem 10 alunos inscritos. O programa de ocupação de tempos livres “Férias Dó-Ré-Mi” também continua, estando previstas edições nas férias da Páscoa – que começam já segunda-feira – Verão e Natal. A constituição de uma orquestra juvenil, com alunos da escola de música, está também nos planos da Banda. Ainda neste campo, a colectividade vai organizar o III Estágio – Banda Sinfónica da Covilhã 2008, entre 28 de Julho e 1 de Agosto, e o 2º Covilhã Filarmónico 2008, no dia 12 de Julho.
DINAMIZAÇÃO E CONCERTOS. Sendo que um dos objectivos da Banda é dinamizar o centro histórico da Covilhã, estão previstos vários concertos, inseridos no âmbito de várias iniciativas, nomeadamente o 2º Concerto da Primavera, que será um tributo a Pavorotti, a realizar-se na Igreja da Conceição, a 5 de Abril, às 21h30; o 2º Moda e Música, no Teatro-Cine local, tendo como possível data o dia 26 de Abril; concerto no âmbito do Encontro Nacional de Academias Sénior, no dia 11 de Maio; o 2º Covilhã em Directo, dia 1 de Dezembro, no Teatro-Cine; para além de uma série de quatro concertos didácticos, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Martinho e as colectividades Oriental, Mata, Refúgio e St. António, em datas a agendar. A aquisição de novos instrumentos continua como uma das prioridades da Banda, esperando-se que até 2010 sejam angariados 50.000 euros para esse fim. Até agora, foram conseguidos 10.000. Parceria com empresários locais.
Gabinete vai cuidar da imagem. Com os objectivos de “cuidar, dinamizar e preparar toda a imagem” da associação, bem como “a produção dos vários eventos”, a Banda vai lançar o Gabinete de Imagem e Produção de Eventos (GIPE), explica José Eduardo Cavaco. O GIPE será constituído por empresas e colaboradores da Banda, nomeadamente a Underline...Your Ideas, Fotocidade,Rádio Clube da Covilhã, Ricardo Relvas, David Lopes, e Vasco Pinho. Por: Daniel Sousa e Silva In: http://www.diarioxxi.com

Sem comentários: