segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Plano de Actividades 2008-9 - Ponto 1: FORMAÇÃO



O plano de Actividades da Banda da Covilhã tem como ponto de partida - 5 pilares:
1.FORMAÇÃO; 2. DIVULGAÇÃO/CONCERTOS; 3. REEQUIP. INSTRUMENTAL 2007-2010; 4. MUSEU DOS SONS da COVILHÃ; 5. GIPE. Ao longo desta semana dedicaremos cada dia a um destes pontos.
FORMAÇÃO: Divide-se em 8 Projectos: Escola de Música – Escola de Valores; Música na Idade Adulta; Férias Dó-Ré-Mi; Novas Formas de Aprendizagem; Orquestra Juvenil; III Estágio – Banda Sinfónica da Covilhã – 28 de Julho a 1 de Agosto; 1º MasterClass Covilhã 2008 28 e 29 de Julho; 2º Covilhã Filarmónico 2008 – data prevista para 12 de Julho e lançamento do Tratado/Acordo “União de Bandas do Concelho da Covilhã”, como plataforma de trabalho conjunta de todas as bandas do Concelho da Covilhã.
ALGUNS PROJECTOS EM DESTAQUE: A Escola de Música é uma Escola de Valores! Valores como a assiduidade, responsabilidade, pontualidade, respeito e educação são qualidades fomentadas pelas pessoas envolvidas na Escola. Estas “coisas” não se ensinam, aprendem-se pela vivência. O ensino da Música é uma aposta forte na formação e na criação de valores na construção de uma personalidade melhor. Está provado cientificamente de que a Música pode funcionar no desenvolvimento de valores como a amizade, companheirismo, trabalho de equipa, desenvolvimento cerebral, na matemática e na cura de certas doenças (musicoterapia).A Escola de Música da Banda da Covilhã constitui o principal alicerce da Associação, uma vez que permite recrutar novos elementos para a sua Banda, principal actividade da Colectividade. Desta forma, será dada continuidade ao projecto: “Escola de Música – Escola de Valores”.
Escola de Música – Música na Idade Adulta. Nunca é tarde para aprender. Face ao número significativo de adultos inscritos na Escola de Música, foi criado um projecto paralelo intitulado “Música na Idade Adulta”. O projecto tem como objectivos: formação musical e prática de um instrumento e/ou classe de Percussão com pequenos instrumentos vocacionada para adultos com idade superior a 25 anos; Esta classe conta com 10 alunos inscritos com idades entre os 30 anos e os 63 anos.
Escola de Música – Novas Formas de Aprendizagem. Projecto a desenvolver em parceria com Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior - UBI, visando a utilização da informática e das novas tecnologias com aplicações no ensino da Música.

Sem comentários: