terça-feira, fevereiro 26, 2008

Elmano Pereira – Aluno da EPABI e Director Adjunto da Banda da Covilhã seleccionado para Orquestra de Jovens na Áustria! Parabéns!


A Banda da Covilhã regozija-se e congratula-se pela selecção de Elmano Pereira para a Orquestra de Jovens na Áustria, muito semelhante à Orquestra dos Jovens da União Europeia. Um facto que assume particular importância e destaque, quando sabemos que na selecção/provas teve de competir com músicos do ensino superior. Apenas a estudar Tuba à três anos, vê agora uma oportunidade de poder trabalhar, contactar uma realidade cultural muito diferente da Portuguesa e num País – Áustria berço de tantos e tão grandes compositores e músicos. Outro aluno da EPABI - João Barroso foi também seleccionado, o qual entrevistaremos dentro em breve. Para ele os nossos parabéns tambem!
MINI - ENTREVISTA:
Banda da Covilhã - BC: Como obtiveste a informação da orquestra e das provas?
ELMANO: Foi o Prof. Scarpa, Prof. de trombone da EPABI que veio ter comigo e me disse que era uma excelente oportunidade semelhante á orquestra dos Jovens da União Europeia.
BC: Quais foram as obras obrigatórias para a selecção?
ELMANO: Tocar uma peça barroca, romântica e contemporânea.
BC: Como correram as provas?
ELMANO: Com algum nervosismo, mas de uma forma geral bem.
BC: Após saberes o resultado, quais são as tuas expectativas? E qual foi a tua reacção?
ELMANO: Outra visão da Música, uma experiência diferente e conhecer grandes futuros artistas. A minha reacção..sei lá! Senti-me útil na Música!
BC: A Língua? É problema?
ELMANO: Bem…um pouco difícil, porque quando tive oportunidade para aprender inglês, não aproveitei!
BC: Desejamos-te Muito sucesso e a Música é uma linguagem Universal, pelo que acreditamos em Ti! Toda a sorte do Mundo!
ELMANO: Muito Obrigado.
PERFIL: Elmano Miguel Pereira, nasceu em 1987 em Castanheira, Concelho da Guarda. Aos 8 anos ingressa na Escola de Música da Banda Filarmónica de Pínzio, tendo sido o clavicórnio seu primeiro instrumento. Aos 17 anos, com vontade de aprender mais no campo da música inicia os seus estudos na EPABI em Tuba com o Prof. Amílcar Gameiro. Na EPABI frequenta o Curso de Instrumento em Tuba, trabalha actualmente com o Prof. Nuno Machado.
Do seu curriculum fazem parte inúmeras participações e iniciativas, em que se destaca: fundador e membro responsável pela Fanfarra “Sacabuxa”, inspirada nos ensinamentos de Greg Moore e que tem por objectivos animação de feiras, exposições, etc.; foi membro da Orquestra de Jazz da Guarda, e nessa condição teve acesso directo à Orquestra Juvenil do Centro, em Coimbra em 2002. Em 2003, participou no Curso de Aperfeiçoamento de Jovens Músicos em Gouveia e promovido pelo INATEL. Além da Banda de Pínzio, da sua Fanfarra, colabora com a Banda da Covilhã desde Setembro de 2005. É membro da BandaForúm (2006), e colabora com outras Bandas da região e norte do País. Participou no I e II Estágios da Banda Sinfónica da Covilhã. Frequentou MasterClass de Direcção com Petit. Na área da composição, desde os 10 anos de idade que começou a fazer pequenos arranjos musicais de temas conhecidos. Apresentou a sua 1ª obra original para Banda Filarmónica “A Graça das Ruadas”, no dia 3 de Junho de 2006 num Concerto pela Banda da Covilhã, inspirada no seu percurso de meninice nas muitas arruadas que fez com a sua Banda. Desde o 1º Concerto da Primavera – Março – 2007 é Director Adjunto da Banda da Covilhã, tendo desde então dirigido algumas obras em todos os Concertos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Há Grande Músico. Parabéns!
Bjs - Uma admiradora secreta...

Anónimo disse...

Parabéns... Tu bem mereces! "A MÚSICA CORRE-TE NAS VEIAS"
Abraço - Do teu melhor amigo:-)

delph disse...

Parabens Elmano que bom !! Ainda obrigado pela musica no nosso casamento.
bjs xau
Delfina e Marco Lovisi

Anónimo disse...

ola Elmano
Parabens, fico contente por ti e desejo-te que tudo te corra bem.
beijinhos
Sylvie

Sylvie disse...

Ola Elamno
Desejo que tudo te corra bem e PARABENS!
Um beijo
Sylvie

angela disse...

muitas felicidades é o k esta amiga t deseja...a musica sempre te esteva no sangue...beijo..angela parada

Anónimo disse...

Parabéns........
Tu mereces....... TU JA naceste com a musica dentro de ti.....