quinta-feira, janeiro 31, 2008

Pedagogia musical

Jos Wuytack sugere um A B C da pedagogia musical, que ordena alfabeticamente, tendo subjacente os princípios psico-pedagógicos de Carl Orff, sendo:
ACTIVIDADE – É o princípio para que a criança viva verdadeiramente as experiências musicais. Ela, (a criança), é naturalmente activa, por isso não pode estar passiva.
ALEGRIA - Não se pode fazer música sem entusiasmo e sem alegria. A alegria transmite-se e sente-se ao cantar, tocar um instrumento, mexer e dançar.
ARTE - A música é uma arte que faz parte integrante da vida. É necessário que as crianças se apercebam da beleza dos sons. É importante desenvolver nelas a sensibilidade, os sentidos artístico e estético.
CANTO - A voz é o instrumento principal e mais natural do ser humano. É um instrumento insubstituível podendo ser ou não apoiado por instrumentos. Cantar e cantar bem é muito importante.
COMUNIDADE - É importante dar uma Educação Musical que seja acessível a todos e não só aos mais dotados. O trabalho em grupo ajuda aos mais capacitados e aos que têm mais dificuldade e facilita a sociabilidade.
CONSCIÊNCIA - A criança quando aprende a ter consciência do que lhe foi ministrado, se realizar bem o que se lhe pedir é porque consciencializou bem, logo aprendeu. Ao aprender torna-se independente.
CRIATIVIDADE - É fundamental na música. Não basta reproduzir é necessário improvisar, pôr em prática (verbal, vocal, corporal, instrumental). A improvisação é a imaginação fértil das crianças.
MOTRICIDADE - O equilíbrio entre a mente e o corpo contribui para o desenvolvimento da personalidade. A coordenação motora pode ser desenvolvida através da expressão verbal, percussão corporal, canto com gestos e música da técnica instrumental e do movimento.
MOVIMENTO - O movimento, a dança e a expressão corporal são importantes para a Educação Musical e para a introdução mais profunda da música na personalidade do indivíduo. O movimento deve ser introduzido e associado ao canto e aos instrumentos.
PEDOCENTRIA - Significa a criança no centro da educação, ou seja, o professor deve adaptar-se a ela indo ao encontro dos seus gostos e interesses, tendo em conta a idade e a maturidade psicológica e personalidade.
TEORIA - A teoria musical deve ser aprendida mas de uma forma agradável e interessante para as crianças. Deve ser indutivo indo da experiência à teoria.
TOTALIDADE - É importante para a criança ver o produto final de um ensinamento. Por isso as partes, (melodia, letra, movimento, acompanhamento instrumental, etc.) devem ser ensinados na totalidade até mesmo numa pequena canção.

1 comentário:

Anónimo disse...

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