segunda-feira, dezembro 03, 2007

Banda da Covilhã celebra 63 anos de existência - Reportagem Diário XXI

Música e conversa com convidados no Teatro-Cine. Mais de 300 pessoas assistiram a nove momentos musicais e conversas com personalidades da cidade orientadas por José Eduardo Cavaco, director artístico da colectividade. Daniel Sousa e Silva - www.diarioxxi.com
Alternar momentos musicais com personalidades da cidade foi a fórmula encontrada pela A
Associação Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã para celebrar o seu 63º aniversário, no Teatro-Cine local, no último sábado. José Eduardo Cavaco, director artístico da Banda da Covilhã, foi o apresentador de serviço no “1º Covilhã em Directo”, espectáculo transmitido pela Rádio Clube da Covilhã.Os cerca de 60 músicos da Banda abriram as actuações com o “Hino 1º de Dezembro”, tendo tocado outras oito obras, com a direcção a ser alternada entre José Eduardo Cavaco e Elmano Pereira. Pelo meio de músicas como “Lisboa Menina e Moça” e “Suite de Natal”, José Eduardo Cavaco ia chamando convidados a uma área do palco com sofás para pequenas conversas. Por lá passaram Manuel Santos Silva, reitor da Universidade da Beira Interior, Elisa Pinheiro, directora do Museu dos Lanifícios, Ascensão Simões, reitora da Universidade Sénior da Covilhã e Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã. Foram conversas curtas e descontraída, com tónica na evolução cultural da cidade. “Houve uma grande evolução nos últimos 20 anos”, sustentou Santos Silva. Já Carlos Pinto lembrou a remodelação futura do Teatro-Cine, explicando que “é um espaço que precisa de ser actualizado”. O palco será maior, a plateia será reduzida de mil para 600 lugares e haverá mais três salas que as actuais, segundo o projecto do arquitecto Miguel Correia. O presidente do município entende que a Covilhã “é rica em expressão artística e cultural”.
“UMA FORÇA DA CIDADE”No final da festa, o autarca disse aos jornalistas que a Banda da Covilhã “é hoje uma força de realizações e afirmação cultural da cidade”, considerando que o espectáculo foi fruto de “muita imaginação para festejar de forma inovadora”.Foram cerca de 300 as pessoas que foram assistir ao espectáculo gratuito. Vendo o aniversário da Banda como uma forma de “conduzir a tradição para o futuro”, José Eduardo Cavaco entende que “as bandas têm evoluído e é preciso mostrar às pessoas que é possível fazer música de outra forma e surpreendê-las”.
Objectivo traçado: Completar instrumentos até 2010 a falta de instrumentos é um principais problemas da Banda. Graças a dois mecenas, foram oferecidos dois clarinetes, sendo que foi ainda adquirida recentemente uma trompa com fundos próprios da colectividade. “Seriam necessários 50.000 euros para completar todo o instrumental”, refere o maestro. Para o futuro estão planeadas acções de angariação de fundos para a compra de instrumentos, que José Eduardo Cavaco espera “estar concluída em 2010”.
Próximas actividades: Por iniciativa da Banda da Covilhã, o Grupo de Ballet Infantil de Moura actua no dia 8, no Teatro-Cine, com música do “Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky. “É um espectáculo agradável e para toda a família”, considera José Eduardo Cavaco. Entre os dias 17 e 21, a Banda leva a cabo uma edição especial das “Férias Dó-Ré-Mi”, à semelhança do que aconteceu no último Verão. Trata-se de um programa de ocupação de tempo livres para crianças maiores de 9 anos que inclui formação musical, prática instrumental, assim como jogos e ateliês de construção de instrumentos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Espetacular - estive lá e nunca pensei que a Banda da Covilhã pudesse organizar um Concerto que considero memorável. Parabéns ao seu dinamizador Prof. Cavaco que soube dirigir as entrevistas e afinar a Banda Banda. Muitos Sucessos no Futuro! Quando é o próximo Concerto? Lá estaremos em peso!
JFSM

Anónimo disse...

Muitos Parabéns. Adorei o CONCERTO.

Anónimo disse...

Só visto! Contado nínguém ia acreditar que era possível ver uma Banda Filarmónica com tanta elevação e com entrevistas a convidados do mais alto gabarito! Parabéns. Excelente!
J Paúl