segunda-feira, outubro 29, 2007

A Música e a Criação!

A Música é uma arte que encerra em si mesmo um mundo fascinante! Um mundo onde há sempre algo de novo a descobrir. Desde uma nova sonoridade, um novo acorde, uma nova junção de instrumentos e instrumentistas, novos timbres, diferentes espaços de música…enfim múltiplas variáveis que tornam o mundo da música como único.
A Música faz parte do Ser Humano e encerra em si um Mundo. Presentemente e ao nível das neurociências o desenvolvimento da investigação científica sobre a música levou a muitas descobertas como por exemplo: a resposta à música é mensurável, mesmo quando o ouvinte não está dando atenção à mesma; há evidências de que a música pode levar a mudanças de estados de espírito pela alteração corporal da química corporal e do equilíbrio dos electrólitos; tem sido demonstrado que os efeitos da música alteram a energia muscular e promovem ou inibem o movimento corporal; música rítmica muito repetitiva tem um efeito hipnótico, etc. Outras questões se levantam, como por exemplo: Porque é que certas músicas promovem diversas reacções autonómicas, como lágrimas nos olhos, relaxamento corporal, facial, labial, evocação de memórias relacionadas a ela, maior sensação da beleza humana e mesmo “entrar noutro cosmos”? Possivelmente a actividade mais complexa do cérebro (e única entre todos os animais) é a de um músico que interpreta uma partitura. Ele, ao mesmo tempo, tem que ler e descodificar a complexa sequência de símbolos musicais de uma partitura, recorrer à sua memória para saber accionar uma chave, teclado, pedal, e conseguir o resultado apropriado em termos de tonalidade, duração, etc…
Ser Músico é um processo criativo que contribui para crescer, educar e valorizar a pessoa humana. Associa-se ao mundo da Música! Por que espera? A Banda da Covilhã oferece-lhe inúmeras oportunidades de fazer uma experiência de Música. Contacto-nos!
JEB Cavaco

Sem comentários: