segunda-feira, outubro 01, 2007

1 de Outubro - Dia MUNDIAL da MÚSICA

Hoje, um pouco por todo o Mundo fala-se de Música, dos seus Interpretes, Compositores e Obras. Existe um ambiente de festa, muitas cidades com concertos, iniciativas ligadas à Música e uma maior sensibilização dos meios de comunicação social para o facto. Pena é, que seja só hoje!
A Música e o seu Ensino devem ser cada vez mais uma constante na vida de cada ser Humano e acompanhá-lo em todas as suas etapas, desde a fecundação até à morte.
A Música consiste num elo de ligação entre o verdadeiramente físico e o espiritual. Dentro dessa espiritualidade pode ser uma agente de PAZ e de UNIÃO num mundo que se quer cada vez melhor!
A Música educa, ensina, corrige, agrupa, dinamiza e como tal deve ser eleita como um dos principais pilares da educação, e não ser remetida para actividade complementar!
A Música é imprescindível na vida de cada ser, e como tal deve ser apoiada, estimulada e acima de tudo divulgada. Aqui, os agentes responsáveis pela Cultura tem um papel primordial e ao qual devem dar mais atenção. Não basta implementar leis, organizar eventos com nomes sonantes, é preciso fomentar o gosto pela música nos mais novos e criar novos públicos.
A Sociedade Portuguesa precisa urgentemente de uma política cultural de base e de acompanhamento de programas estruturais que permitam um desenvolvimento integrado e equilibrado a todos os níveis na área da Música.
Que este dia, seja uma dia de Reflexão, de ponto de partida e de chegada, mas que acima de tudo seja mais um contributo para dignificar uma das ARTES mais belas que sempre acompanharam o Ser Humano desde a sua Criação – A MÚSICA!
JEB Cavaco - Director Artístico da Banda da Covilhã

Sem comentários: