quinta-feira, setembro 27, 2007

Fórum Cultural para a Europa - Portugal

"Não há só um mercado cultural, há vários - o do livro, o dos filmes, o dos discos... - e têm de competir com os centros comerciais, com os jogos de futebol, com a televisão", sustentou Fesser, sócio de La Fábrica, uma empresa privada de gestão cultural que desenvolve e promove projectos culturais. Segundo o empresário, quando os agentes culturais se interrogam sobre se o mercado cultural é ditado pela oferta ou pela procura, normalmente os especialistas em marketing respondem que é ditado pela procura, ou seja, que as pessoas têm primeiro de querer os bens culturais que lhes serão, depois, então, fornecidos. Mas Fesser, que tem agora, em La Fábrica, mais de 50 profissionais a trabalhar em diversos projectos de várias áreas, frisa que não acredita em mercados da oferta e da procura. "Acredito no talento e em formas activas de comunicá-lo, o que - argumentou - multiplicará por 10 ou 20 a procura do público". Destinado a auscultar a sociedade civil sobre a criação de uma agência cultural europeia, o Fórum Cultural para a Europa, organizado pela presidência portuguesa da União Europeia, termina quinta-feira ao fim da tarde, com uma intervenção do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, depois de apresentadas as conclusões dos trabalhos. In: www.rtp.pt

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