Após o almoço, foi tempo de tomar lugar para os Concertos, uma vez que o principal objectivo da nossa visita foi a Música e o seu Mundo. Um recinto grande com um excelente e magnífico palco prometiam uma boa tarde de Música, que se veio a confirmar.
As Bandas Participantes e respectivos programas foram:
BANDA de MUSICA POPULAR de TUI - Pontevedra - Espanha - Maestro: Adolfo Besada Alvarez. Torre del Oro - Gran Via - Ross Roy - Mariceli - Country Western.
BANDA de MUSICA de TAROUQUELA - Cinfães do Douro - Portugal - Maestro - Alberto Madureira Silva - Fanfarra Olímpica - Fantasma da Ópera - Alte Kameraden.
BANDA DE MUSICA DO CONCELHO DE BARBADÁS - Ourense - Espanha - Maestro: José Manuel Dopazo Grande - Sangue de Artista - Marcha Eslava - Alvamar Ouverture - Fanfago Fantasy - Rapsódia Galega N.1.
ORQUESTRA FILARMÓNICA 12 de ABRIL - Travassô - Águeda - Maestros: Comandante Araújo Pereira e Pedro Neves. Trovador/Aida Selecção - Cantigas da Rua - Abba Symphonic - Buggler's Holiday.
De uma forma geral Todas as Bandas se apresentaram excelentemente bem, com uma média de 55 músicos. As bandas Espanholas com muita gente jovem estiveram bem e animaram as hostes com os seus pasodobles e as suas zarzuelas que são inconfudíveis mundialmente. Por outro lado, e em minha opinião as Bandas Portugesas apresentaram um nível de sonoridade muito alto, quer na afinação, quer na execução e agógica, em que a Banda de Tarouquela me surpreendeu com a sua cinética Musical. De facto esta Banda foi a surpresa da tarde, com muitos jovens - com execelentes músicos - e vinda de um meio nas margens do Douro, conseguindo mobilizar praticamente toda a população para a Música - é de facto um feito extraordinário. A Orquestra Filarmónica 12 de Abril famosamente conhecida, já estava à espera de um excelente concerto e aconteceu. Também muito aplaudida e de salientar que foi a única banda a incluir uma obra portuguesa - Cantigas da Rua de Jorge Salgueiro. Apreciei com muito agrado a direcção de Pedro Neves - Jovem - dinâmica, com olhar seguro, atento à afinação e deixando os músicos tocar. Parabéns! Foi um domingo diferente, com Leitão e muita Música, mas que valeu a pena. Parabéns à organização, às bandas e ao muito público que assistiu aos Concertos. Uma palavra especial à Maria João que foi homenageada pela banda anfitrião pela sua tese de mestrado sobre: Orquestra Filarmónica 12 de Abril e a sua participação na esfera musical nos últimos 20 anos! JEB Cavaco
Sem comentários:
Enviar um comentário