O Conservatório Regional de Castelo Branco está a criar uma orquestra sinfónica. Trata-se de um projecto novo que se iniciou no presente ano lectivo com a vinda para Castelo Branco, do professor Paulo Videira. De acordo com a directora pedagógica do Conservatório albicastrense, Paula Ventura, a chegada de Paulo Videira, professor e maestro, trouxe este novo e aliciante projecto que foi proposto à direcção do Conservatório. Inicialmente, tratava-se de um projecto a médio prazo e apenas composto por instrumentos de cordas. No entanto, Paulo Videira entendeu criar dois grupos de instrumentos: Cordas e sopro.
Este foi o primeiro passo para se poder criar a orquestra sinfónica, um projecto que desde a primeira hora contou com a aposta do Conservatório Regional de Castelo Branco. Mas, apesar de se tratar de um projecto de médio prazo, pois estimava-se que apenas ao fim de três anos seria possível juntar os dois grupos, ou seja, as cordas e sopro, o certo é que segundo Paula Ventura, “as coisas têm corrido muito bem” o que permitiu inclusivamente ao Conservatório, durante o primeiro período lectivo, realizar três concertos que envolveu não só a orquestra mas com também os dois grupos que a compõem, ou seja, o Grupo de Sopro “Spirutus” e o Grupo de Cordas “Cordicitus”. Quer isto dizer, que as perspectivas iniciais do projecto de criação da orquestra sinfónica “já foram ultrapassadas” no entender de Paula Ventura.
Refira-se ainda que para tornar todo este projecto possível de concretizar, todos têm trabalhado “no duro”. Os alunos têm três horas por semana de ensaios efectuados separadamente e em conjunto. Além disso, o Conservatório tem feito um esforço financeiro para conseguir levar este projecto a bom porto. Paula Ventura refere também que o Conservatório regional de Castelo Branco celebrou um protocolo de cooperação dom a ESART no sentido de permitir aos alunos daquela escola do Instituto Politécnico de Castelo Branco integrarem a orquestra sinfónica, funcionando o estágio como seminário para aqueles que queiram integrar a orquestra.
In: http://www.kaminhos.com
1 comentário:
Ora aqui está uma informação que não conhecia: se bem percebi, os alunos da ESART ao reforçarem a orquestra do Conservatório ficam com as horas de Seminário cumpridas. Assim, para concluir a disciplina de Seminário, estes alunos só terão que redigir o relatório final. Será assim?
Enviar um comentário