sexta-feira, junho 29, 2007

FUNDÃO - concursos internacionais: piano e guitarra. Nacional: juvenil de violino

O Fundão vai transformar-se na cidade da música, acolhendo jovens instrumentistas de várias nacionalidades. Há candidatos que vêm da Rússia, Roménia e Cazaquistão
A APENAS alguns dias do arranque dos concursos internacionais de piano e de guitarra e do concurso nacional juvenil de violino, as expectativas da Academia de Música do Fundão são as mais animadoras de sempre. E com razão. O número de concorrentes – 120 – duplicou em relação ao ano passado e a qualidade dos participantes continua a ser um excelente cartão de visita destes concursos organizados pela Academia de Música e Dança do Fundão. “Vamos ter concorrentes que vêm propositadamente de países como a Rússia, Roménia, Cazaquistão, Coreia do Sul e Espanha e um número significativo de portugueses” disse ao JF, o director da Academia de Música e Dança, acrescentando que, felizmente, “acabou o receio, que parecia existir, de que os portugueses não estivessem no mesmo patamar dos concorrentes estrangeiros”.

As provas de violino, que decorrerão entre 2 e 4 de Julho, abrem, desta vez, os concursos e acontecerão no auditório da Academia de Música e Dança. Segue--se o Concurso Internacional de Guitarra, de 4 a 7 de Julho, no Serviço Educativo da Moagem e, por fim, o Concurso Internacional de Piano, de 2 a 7, no auditório da Moagem, edifício que acolherá vários concertos, entre os quais um bastante original com várias orquestras de guitarras a actuar em diversos espaços do edifício. Os concertos começam, no dia 2 de Julho, à noite, com o jovem sul-africano que venceu o concurso de piano do ano passado, seguindo-se, dia 3, um concerto com Catarina Fortunato, ex-aluna de piano na Academia e que incluirá uma parte a solo e outra com um grupo de câmara da Universidade de Aveiro. Dia 5, espectáculo dedicado à guitarra, com seis orquestras de várias escolas. “Trata-se de um concerto itinerante que obrigará o público a circular por vários espaços da Moagem, assistindo aos concertos e descobrindo simultaneamente o edifício”. O espectáculo terminará no auditório com o ensemble das seis orquestras a tocar em conjunto. Neste concerto participará também um membro do júri, Arkady Burkanov, que vem da Rússia e é especialista em instrumentos da Renascença. Sábado, às 15 horas, na Moagem, concerto e entrega de prémios.

In: Jornal do Fundão - Edição 20-06-2007

Sem comentários: