quinta-feira, junho 21, 2007

Francisco Ferreira - Coordenador do II Estágio da Banda Sinfónica da Covilhã

Nascido em Brest – França em 1969, começou por estudar Acordeão obtendo o “Premier Prix” do Concurso U.N.A.F. (União Nacional dos Acordeonistas de França), na categoria “Excellence” da Ville de Saint-Junien. Aos oito anos, ingressou no Conservatório de Música de Limoges onde iniciou os seus estudos em Saxofone com o Prof. René Decouais. A partir de 1986, prosseguiu os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, onde dois anos mais tarde concluiu o Curso de Saxofone com a classificação máxima, na classe do Prof. Costa Santos. Concluiu em 1992 o Curso Superior de Saxofone no Conservatório de Música de Limoges na classe do seu primeiro professor. Em 2001, conclui a licenciatura em Saxofone com a média final de 19 valores na Escola Superior de Música de Lisboa.
Em 1993, integrado no duo Saxofone e Piano com a ilustre e distinta pianista Manuela Araújo, participou no programa “concurso” «Ouvir e Falar» da responsabilidade do Maestro António Vitorino d’Almeida, apresentado pela RTP, ficando classificado em 1º lugar e premiado com uma digressão e recital na Áustria. Actuou inúmeras vezes na RTP e na RDP para além de se ter apresentado, quer como solista, quer integrado em diversos grupos de música de câmara, em vários concertos de norte a sul do país, Açores e Madeira, bem como no estrangeiro (França, Irlanda, Áustria, Espanha, Bélgica, Holanda e território de Macau), actuando nas mais importantes salas de espectáculo e festivais de música nacionais. Tocou a solo com a extinta Orquestra Sinfónica do Porto e com a Orquestra Clássica do Porto e com a Orquestra Clássica da Madeira sob a regência, respectivamente, dos Maestros Gunther Arglebe, Meir Minsky e Rui Massena. Colaborou, sob a direcção do Maestro Andris Nelsons com a Orquestra Nacional do Porto e do Maestro Álvaro Salazar, com a Oficina Musical nos Encontros de Música Contemporânea organizados pela Fundação Calouste Gulbenkian. Foi bolseiro desta mesma Fundação, do Instituto Camões, premiado pela Fundação Eng.º. António de Almeida e vencedor do 1º Prémio “Concurso Manuel Ivo Cruz”. Em 1996, a convite do Maestro António Vitorino d’Almeida, participou com a Orquestra Gaudeamus na gravação de um CD “A União Europeia canta os seus grandes Poetas”, realizando posteriormente diversos concertos quer em Portugal, quer no estrangeiro. Em 1997, no XI Congresso Mundial de Saxofone realizado em Valencia-Espanha, interpreta obras exclusivamente de compositores portugueses.
Frequentou já vários estágios e master classes de Saxofone tanto no país como no estrangeiro, tendo trabalhado, entre outros, com os professores Jean-Yves Fourmeau, Daniel Deffayet (ex-prof. honorário do Conservatório Superior de Paris) e Claude Delangle (actual Prof. do Conservatório Superior de Paris) e Vincent David. Desde 1990, tem sido o principal responsável pela organização e orientação de master classes de Saxofone na zona norte do país com a presença de alguns dos melhores pedagogos nessa área. É monitor do INATEL desde 1998, trabalhando na formação de regentes de bandas filarmónicas, na área do saxofone e ainda como Maestro. Trabalhou Direcção de Orquestra com Robert Houlhian, Marc Tadue e foi Maestro-Assistente de Jan Cober com quem trabalhou na Orquestra d’ Harmonie da União Europeia, tendo dirigido esta mesma orquestra em Abril de 2000 aquando da sua tournée de concertos em Portugal. Em 2005, frequentou o Instituo Superior Europeu Bandístico, em Trento – Itália, nas classes de Jan Cober (Direcção), Félix Hauswirth (Repertório e História da Música) e Carlo Pirola (Composição, Harmonia e Instrumentação).
Exerceu de 1998 a 2001 o cargo de Director Pedagógico da Academia de Música de Paços de Brandão – Santa Maria da Feira.
É professor de Saxofone no Conservatório de Música do Porto (desde 1988) e na Escola Profissional de Música de Espinho. Exerce ainda funções de Director e Professor na Academia de Música de Costa Cabral – Porto, sendo ainda membro fundador do Quarteto de Saxofones do Porto e da Banda Sinfónica Portuguesa. Encontra-se presentemente a concluir o mestrado em Direcção de Orquestra sob a orientação do prestigiado Maestro Jan Cober no Royal Dutch Conservatory of Maastricht – Holanda.
Paralelamente à sua carreira artística, licenciou-se em Direito em 1994 pela Universidade Católica Portuguesa. Francisco Ferreira toca exclusivamente com saxofones da Marca Selmer –Paris.

Sem comentários: