segunda-feira, junho 18, 2007

Feira do Associativismo - Covilhã


Decoreu no passado fim de semana mais uma Feira do Associativismo no Pelourinho. Apesar do tempo incerto, a vontade de muitos marcou presença. O movimento associativo que aglutina centenas, milhares de pessoas por esse país fora de uma forma voluntária é um pilar na Sociedade e na História de Portugal nos últimos 100 anos. O Concelho da Covilhã em termos de associativismo é considerado um dos mais ricos, onde estão sediadas mais de 300 Associações. Toda a dinâmica do Asociativismo passa por vários objectivos: 1 -Causa, como por exemplo a Música, o Desporto, etc... 2 - Sócios; 3 - Sede; 4 - Actividades.

Actualmente, todos dizem que o associativismo passa por uma crise, nomeadamente ao nível dos corpos directivos, em que as Direcções se arrastam e candidatos aos orgãos de gestão são poucos. É preciso, e urgente lançar uma nova dinâmica no Associativismo: os tempos são outros; a realidade dos anos 30-40, quandos muitos foram fundados alterou-se substancialmente; os desafios, a concorrência, a exigência do público, as novas tecnologias, os apoios europeus, as redes, as candidaturas ... fazem com que cada vez tenha existir mais "profissionalismo" no associativismo, sem nunca se perder o amadorismo e são convívio.

A sociedade precisa do Associativismo, e como tal é necessário criar mecanismos para que o mesmo não se perca e saiba encontrar as respostas certas perente a realidade actual. Por exemplo: cursos de formação de dirigentes associtivos são necessários, constituição de federações, associações, diálogo entre associações, fusões, sinergias...

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora nem mais!!!