quinta-feira, maio 31, 2007

Jovem Covilhanense vai realizar três concertos perto da capital checa

É um dos alunos mais talentosos da Academia de Música do Fundão. Já tocou no Teatro Nacional D. Maria II, na Casa da Música e vai realizar três concertos perto da capital checa, em meados de Junho“SOU um adolescente igual aos outros”, avisa, a sorrir, e com uma boa dose de modéstia, Francisco Franco, um dos alunos mais premiados da Academia de Música e Dança do Fundão. O jovem guitarrista é uma referência entre os alunos mais talentosos. Depois de ingressar, em 2003, na Academia, o seu trabalho tem sido sistematicamente reconhecido em Portugal e no estrangeiro. Em apenas três anos, participou em treze concursos e (bravo!) foi premiado em todos eles.
O jovem covilhanense encantou-se pela guitarra aos nove anos, quando o pai, professor de Matemática, o levou ao Conservatório de Música da Covilhã. Saiu de lá absolutamente rendido ao virtuosismo do croata Dejan Ivanovic, com quem se prepara, para prosseguir os estudos, após o 12.º ano: “Queria aprender música, mas não sabia que instrumento escolher. Gostava de piano, é verdade, mas quando ouvi Dejan Ivanovic deixei de ter dúvidas”, garantiu ao JF, recordando que a emoção de ouvir o guitarrista croata foi de tal forma intensa que determinou, nesse preciso momento, a opção pela guitarra.

Aluno exemplar, (concluiu Geometria no ano passado com 20 valores), Francisco Franco decidiu continuar a estudar música. Vai candidatar-se no Instituto Piaget, em Almada, onde terá aulas com o professor croata que o conquistou para a guitarra. “Vou candidatar-me para continuar na música, mas mantenho o sonho de um dia fazer o curso de arquitectura”. Primeiro a música que tem um prazo de vida mais curto, depois uma segunda profissão para o que der e vier.

Determinação, disciplina, sensibilidade e talento não lhe faltam, como sublinha Pedro Rufino, o professor que o tem acompanhado na aventura da música e que elogia o rigor e capacidade de entrega do jovem guitarrista que “leva as coisas a sério”. Pedro Rufino já ajudou a desenvolver outros talentos, mas nunca com o nível de Francisco Franco. “Temos outros jovens que começam agora a ser premiados, mas não há dúvida de que o Francisco é uma referência a nível nacional porque já ganhou concursos em Lisboa, no Porto e noutros países. Do que conheço a nível nacional, não acredito que haja alguém da mesma idade que consiga tocar como o Francisco!”
Fonte: Jornal do Fundão 31-07-2007

Sem comentários: