quinta-feira, maio 03, 2007

Banda Filarmónica de Amares vence quatro prémios em concurso italiano

A Banda Filarmónica de Amares arrecadou quatro prémios no concurso internacional "La Bachetta D`Oro", realizado em Roma a 28 e 29 de Abril.
O conjunto venceu o Prémio para Melhor Banda (com 95.07 por cento da pontuação), o Prémio para Melhor Maestro (para Victor Matos, que obteve a pontuação de 95.25 por cento na vertente de direcção), o troféu "Unione Musicale Ciociara" (pela melhor pontuação obtida em todas as categorias, 95.07 por cento) e o Prémio "La Bachetta D`Argento" para o maestro Victor Matos (pela melhor execução da obra obrigatória a concurso).

A Banda Filarmónica de Amares executou no concurso as peças "Fate of the Gods" de Steven Reineke (aquecimento), "The Year of the Dragon" de Philip Sparke (obra de escolha livre) e "African Ritual" de Giuseppe Calvino (obra de execução obrigatória).
Esta vitória segue-se ao segundo lugar no VII Concurso Internacional de Bandas de Música em Malgrat del Mar, em Barcelona, em Outubro de 2006.
A Banda Filarmónica de Amares foi fundada em 1853 pelo padre Ricardo Marcelino Martins e é actualmente constituída por 70 elementos. A direcção artística é da responsabilidade do maestro Victor Matos. Agência Lusa
O júri era constituído por reconhecidas figuras do panorama musical mundial:- M° Angelo Bolciaghi (Presidente)- M° Thomas V. Fraschillo- M° David Gregory- M° Claudio Mandonico- M° Fulvio Creux
Em segundo lugar, com a pontuação de 89,40% classificou-se a Orchestra di Fiati Filarmonica “Mousiké”, orquestra de créditos firmados a nível europeu que conta no seu historial com vitórias em reconhecidos concursos europeus como Valencia (Espanha), Rive del Garda (Itália) ou Kerkrade (Holanda). Esta formação executou como peça livre de concurso a Terceira Sinfonia de James Barnes. Este brilhante resultado da Banda Filarmónica de Amares vem coroar o elevado esforço despendido por todos: direcção, maestro victor Matos e músicos, que apesar de todas as dificuldades tornaram possível este grande marco para a história da Banda Filarmónica de Amares. Após este retumbante êxito em Itália surgem inúmeros convites para a instituição amarense (Sicília, Valencia, Chicago, Bagnara) que confirmam a entrada da Banda Filarmónica de Amares na alta roda do circuito musical europeu. In: www.bandafilarmonicas.com
Parabéns! Mais um sinal de que as Bandas estão a sofrer uma evolução no caminho certo: qualidade e inovação.

3 comentários:

Anónimo disse...

ninguem acho que tem duvidas que a banda de amares é uma das melhores nacionais do momento

Anónimo disse...

parabens pelos premios honrraram as bandas filarmonicas portuguesas é pena que nao haja muitas bandas com o nivel da de amares.

Anónimo disse...

É fantástico ver que em Portugal à Bandas que começam a ser conhecidas pela humildade que têm e pelo seu valor. Só é pena algumas pessoas ainda porem em causa o valor que estas bandas têm. MUITOS PARABENS BANDA DE AMARES continuem que mais prémios irão arrecadar. Demonstrem a muita gente que vocês têm valor. Não se deixem intimidar por coisas que digam em relação a vocês. Estão num nível muito elevado em relação a outras bandas. E continuem a honrar o bom nome das Bandas filarmónicas e que estas se uiem pelo vosso exemplo. Vocês são show de Bola.