quinta-feira, abril 19, 2007

NÃO FIQUE em CASA! Tango de Astor Piazzolla no Teatro das Beiras

O espectáculo musical é acompanhado por representação e humor, prometendo fazer “voar” os espectadores. “Um compasso de 4” ou “um quarteto de 5” é descrição do grupo 4Portango que, amanhã, traz até ao Teatro das Beiras o tango de Astor Piazzolla.
O espectáculo musical é acompanhado por representação e humor, e promete fazer “voar” os espectadores. Está marcado o Café- Teatro, quando forem 22h00 dia 20 de ABRIL (sexta-feira).

4Portango são um colectivo português que adoptou propositadamente alguns instrumentos para interpretar o tango de Astor Piazzolla. “Ao romper com as amarras, não contrariou o tango tradicional, mas deu-lhe asas para voar", acrescenta Bitocas, elemento do grupo que se dedica a fazer música com cangalhos. Uma evolução que inspira o grupo a fazer sempre mais experiências musicais. Segundo o Teatro das Beiras, “o grande compositor argentino abriu para o tango um lugar cimeiro junto a outras expressões contemporâneas da música; criou um novo nexo musical com o passado, dando ao tango uma nova direcção”.

OS 4PORTANGO O colectivo português é actualmente composto por Artur Fernandes (concertina), Bitocas (voz e percussão, isto é "cangalhos", instrumentos velhos e objectos sem utilidade), Carlos Marques (clarinete baixo e clarinete soprano), Luís Cardoso (saxofone soprano) e Paulo Belchior (piano). Foi criado em 1995, em contexto académico, com o intuito de divulgar o tango de Astor Piazzolla. Um ano mais tarde, o grupo suspendeu temporariamente a interpretação do repertório de Piazzolla para compor e interpretar a banda sonora do filme “Mortinho por Chegar a Casa”, de Carlos Silva e George Sluizer tendo, para o efeito, convidado Joaquim d’Azurém (guitarra portuguesa). Uma experiência que influenciou as interpretações, dando-lhes “maior plasticidade e ao grupo liberdade para fazer dos sons imagens”.Apenas em 1999, o colectivo volta a interpretar Astor Piazzolla, então já com a formação actual, “construindo novas paisagens sonoras através da sua rara formação (Piano, Clarinete Baixo, Concertina, Saxofone Soprano, Percussões)”, adianta a nota.

Sem comentários: