quinta-feira, abril 26, 2007

Fomos Notícia - Diário XXI -

Experiência sobe ao palco na Covilhã para apoiar comércio do centro históricoA Banda da Covilhã junta o útil ao agradável: um concerto de música ligeira intercalado com um desfile de moda para mostrar o que têm à venda as lojas do centro da cidade
Luís Fonseca > http://www.diarioxxi.com

A Banda da Covilhã apresenta hoje um espectáculo diferente do habitual. “Vamos dar um concerto com música ligeira intercalada com um desfile de moda”, explica José Cavaco, director artístico da banda. Designado de “1º Moda e Música – Covilhã 2007”, está integrado nas comemorações do 25 de Abril organizadas pela Câmara da Covilhã e promete levar mais de cem intervenientes ao palco do Teatro-Cine, a partir das 17h00 (com entrada livre).

Vão desfilar no palco modelos que apresentam a colecção Primavera-Verão, homem, senhora e criança, de várias casas comerciais do centro histórico da Covilhã. A iniciativa faz parte do programa “Dinamização do Centro Histórico”, criado pela Banda da Covilhã. “Como estamos sedeados no centro da cidade, temos a responsabilidade de o dinamizar”, justifica José Cavaco.“Assim surgiu esta ideia, para apoiar o comércio tradicional através de uma nova actividade cultural”, sublinha. A deslocação do comércio para a periferia da cidade acentuou-se no último ano, com a abertura do centro comercial Serra Shopping, do grupo Sonae. “É uma experiência, mas se correr bem é para aperfeiçoar e continuar, porque o comércio do centro da Covilhã precisa de novas actividades”, destaca aquele responsável.

MÚSICA LIGEIRA
A banda vai interpretar temas de música ligeira, tais como os principais sucessos de Jennifer Lopez, um medley de músicas de Xutos e Pontapés e até um fado de Amália. “Os modelos, recrutados pelas lojas, vão desfilando entre os temas. No final, desfilam todos em conjunto com um tema da banda que vai encerrar o espectáculo”, explica José Cavaco.Para além do desfile, as lojas participantes têm as montras decoradas com instrumentos musicais, pautas e outros acessórios da Banda da Covilhã. “São instrumentos que já não têm condições para ser usados e com os quais queremos constituir um museu dos sons. Mas para já, servirão para animar as montras”, conclui José Cavaco.

Exposição
Paralelamente ao “1º Moda e Música” e também no Teatro-Cine, haverá uma exposição de trabalhos dos alunos do curso de Design de Moda, Têxtil e do Vestuário da Universidade da Beira Interior.

Sem comentários: