
Luís Fonseca > http://www.diarioxxi.com
A Banda da Covilhã está a relançar o ensino da música gratuito na cidade em nove classes de instrumentos e com aulas que funcionam uma a duas vezes por semana. A Escola da Banda é especialmente dirigida a criança e jovens, mas sem nunca excluir qualquer interessado. “Basta que nos contactem: marcamos uma entrevista, é feita a inscrição e a pessoa é convidada a experimentar os instrumentos”, explica José Cavaco, director artístico.
A formação pode ser feita em oboé, flauta, clarinete, saxofone, trompete, tuba, trombone, trompa ou percussão. Depois, “define-se um horário compatível entre alunos e monitores, para uma a duas aulas por semana”, sendo que, entre os monitores, estão os próprios músicos da Banda. “Recebem uma ajuda das receitas próprias da associação”, explica o director. Apesar de lhes ser pedida uma disponibilidade extra para poderem ensinar a tocar os instrumentos que dominam, “a quem pedimos, ainda ninguém se negou a dar formação”.
ALUNOS DA EPABI E UBI DÃO MÚSICA
Depois da saída de vários membros, em idade de reforma, a banda conta com 25 instrumentistas, muitos dos quais são alunos da Escola Profissional de Artes da Beira Interior e da Universidade da Beira Interior que rejuvenesceram o grupo. “Acreditamos que Escola da Banda vai poder formar os músicos que hão de assegurar o futuro da banda”, refere José Cavaco. Para já, sete jovens responderam ao desafio e frequentam as aulas.
Moda e Música no 25 de Abril.
O ensino gratuito de música é uma das apostas da direcção eleita em Fevereiro último, que pretende que a associação seja promotora de novas actividades culturais no centro histórico da Covilhã.Uma delas está já agendada para o feriado de 25 de Abril. A Banda da Covilhã vai subir ao palco do Teatro-Cine da cidade, pelas 17h00, para um espectáculo diferente. “Vamos apresentar o 1º Moda e Música Covilhã, com uma passagem de modelos juntamente com um concerto”, explica José Cavaco. Na passagem participam lojas do centro histórico da cidade.
NOTA: O nosso Bem Hajam pela divulgação.
Sem comentários:
Enviar um comentário