quarta-feira, abril 18, 2007

Foi-se a FESTA da Música - Ficaram os Pianos!


A primeira edição de Os Dias da Música coloca o piano em destaque entre sexta-feira e domingo no Centro Cultural de Belém, onde deverão decorrer 66 concertos, uma dezena dos quais dedicados às famílias e ao público escolar.

Na sexta-feira, os concertos para escolas e famílias serão gratuitos e no fim-de-semana custam três euros (o mesmo preço apenas para a entrada no recinto), enquanto os restantes concertos são vendidos a seis euros.
Para a família e escolas, o programa é preenchido nesse dia pela OrchestrUtopica, que interpretará peças de Lachenmann, Pinho Vargas e Kagel, Bernardo Sassetti musica o texto "A Fada Oriana", da poetisa Sophia de Mello Breyner, contado por Beatriz Batarda, e Carlos Martins dá um concerto de jazz intitulado "Era uma vezÓJazz".
Bernardo Sassetti fará a primeira parte do concerto inaugural de Os Dias da Música às 21:00 com improvisações sobre temas de Bach, Bartók e Frederico Mompou, seguido do pianista Hüseyin Sermet, que tocará o concerto para piano e orquestra nº5 em Mi bemol Maior, Op.
73 de Beethoven, acompanhado pela Orquestra de Câmara Württemberg- Heilbronn, dirigida por Ruben Gazarian.
O novo evento criado pelo Centro Cultural de Belém para substituir a Festa da Música - cancelada no final de 2006 - vai atravessar três séculos de propostas musicais relacionadas com o piano, desde o século XVI ao XX.

Entre os pianistas portugueses destacam-se ainda Maria João Pires, que actua sábado e domingo, no concerto de encerramento, António Rosado, Jorge Moyano, Mário Laginha, Artur Pizarro, Diana Vieira, Filipe Pinto-Ribeiro e Miguel Henriques, entre mais de 130 artistas.
Elena Rozanova, Eve Egoyan, Valentina Igoshina, Uri Caine, Till Fellner, Piotr Anderszewski e Fazil Say são alguns dos intérpretes estrangeiros que durante dois dias exibirão o seu virtuosismo ao piano em seis salas do CCB.
Acompanham os pianistas cinco orquestras, nomeadamente a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Académica Metropolitana, a OrquestrUtopica, a Orquestra de Câmara de Württemberg-Heilbronn e a Orquestra Filarmónica da Eslováquia.
Mozart, Scarlatti, Bach, Beethoven, Bártok, Chopin, Liszt, Horowitz, Debussy, Lopes-Graça, Ravel, Schubert, Tchaikovsky, Débussy, Scriabin, Soler, Poulenc, Brahms, Fauré, Satie e Rachmaninov são alguns dos compositores por que o público pode optar no programa.
O evento inclui ainda um ciclo de cinema com filmes em que o piano é focado, nomeadamente de Ingmar Bergman, Jerry Lewis, James Toback, Steve Kloves, Krzystzof Kieslowski e Clint Eastwood, exibição de concertos gravados e documentários, e um programa de rádio com piano em estúdio realizado ao vivo por António Cartaxo.
Vários espaços do CCB terão pianos verticais instalados, e acompanhados de um professor, para que o público os experimente livremente. Os mais pequenos também vão ter espaços especiais com actividades infantis ligadas à música e ao piano em particular, nomeadamente a Zona Pianoforte, onde poderão assistir a mini- concertos e investigar a história do instrumento, e o Pianíssimo, para pais, bebés e crianças menores de seis anos.
In: Lusa

Sem comentários: