sexta-feira, abril 20, 2007

Encontrado manuscrito de lendário compositor indiano


Um grupo de investigadores encontrou na região de Kerala (sul da Índia) um manuscrito raro escrito em folha de palmeira pelo compositor e Marajá de Tranvacore Swati Tirunal, datado de 1839, noticiou a agência indiana PTI.

O texto, intitulado "Sandupuruvarnanam" e encontrado no distrito de Alapuza, descreve as conquistas do velho reino de Tranvancore, cujo território se estendia pelo sul da actual Kerala, até alcançar o vértice meridional da Índia.

O documento era composto por 57 folhas de palmeira escritas por Tirunal na escrita tradicional da região, o "malayam", embora os investigadores, pertencentes à Missão Nacional de Manuscritos, apenas tenham conseguido recuperar as 31 folhas guardadas numa caixa, informou o coordenador do estudo, P.L. Shaji. Swati Tirulani, falante de dez línguas, reinou em Travancore entre 1829 e 1846, ano da sua morte, aos 33 anos.

Compositor de cerca de 400 peças musicais, Swati interessou-se por astronomia e medicina, transformou o seu palácio em morada de artistas e músicos e foi responsável pelo desenvolvimento de um dos dois grandes sistemas indianos de música clássica, o carnático.
Actualmente, os investigadores centram o seu trabalho na busca dos textos originais das composições de Tirunal, depois de terem encontrado também textos de outros autores sobre poesia, épica, medicina e astrologia.

Os manuscritos em folha de palmeira são objecto de disputa entre cientistas, que pretendem catalogá-las e conservá-las, e os astrólogos, que converteram em negócio a sua alegada capacidade para nelas ler o futuro.

Existem presentemente cerca de 400 mil manuscritos em folha de palmeira, com uma vida útil de 350 anos, ainda que tenha sido conseguida a transmissão de conhecimentos assim registados com mais de dois milénios através do trabalho de várias gerações de copistas.
IN: Agência LUSA

Sem comentários: