quarta-feira, março 14, 2007

Orquestra de Extremadura em Castelo Branco


O Cine-Teatro “Avenida” foi, no passado dia 10 de Março, palco de um Concerto Extraordinário da Orquestra Sinfónica de Extremadura.

O Cine-Teatro “Avenida” de Castelo Branco vestiu-se de gala, no passado dia 10 de Março, para receber a Orquestra Sinfónica de Extremadura. Com direcção titular e artística de Jesús Amigo, a Orquestra de Extremadura conta com a presença de mais de seis dezenas que músicos, que se repartem por instrumentos de cordas, sopro e percussão.

O repertório habitual da Orquestra abrange desde o século XVIII até à música contemporânea, e mantém uma política de apoio à nova produção musical. No presente espectáculo, a Orquestra interpretou num primeiro momento “Los Esclavos Felices” de Juan Crisóstomo Arriaga, “Divertimento nº 1” de Joly Braga Santos e, num segundo momento, Sinfonia nº 9 em Mi menor “Do Novo Mundo” de Antonin Dvorák.

A Orquestra Sinfónica de Extremadura tem desenvolvido uma intensa actividade concertística, preferentemente na Comunidade de Extremadura, embora também tenha actuado em Portugal e em importantes auditórios do resto de Espanha. Contando com apenas quatro anos de actividade, já recebeu excelentes críticas, não só pela sua programação mas também pela sua qualidade, despertando o entusiasmo do público.Jesús Amigo foi nomeado, em 2000, Director Titular e Artístico da Orquestra de Extremadura, agrupamento que em apenas quatro anos tem conseguido assombrar o público e a crítica. A sua excepcional reputação, avalizada pela sua integridade musical, a sua intensidade e a sua expressividade, têm-lhe permitido apresentar-se como director convidado, tanto na Europa como na América e na Ásia, dirigindo agrupamentos orquestrais de grande prestígio.

Este espectáculo realizou-se em parceria com o Governo Regional da Extremadura, o Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças e a Câmara Municipal de Castelo Branco.Joaquim Mourão, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco não quis deixar de expressar o seu agrado pela presença da Orquestra, referindo “é um enorme orgulho para a cidade de Castelo Branco poder assistir a um espectáculo tão magnifico, apenas possível graças à excelente colaboração do governo regional da Extremadura”.

Fonte > Catarina Reixa > http://www.urbi.ubi.pt

Sem comentários: