terça-feira, novembro 14, 2006

Estágio no Já Agora - 14.000 Exemplares distribuídos pela Covilhã gratuitamente

Aulas de música gratuitas na banda

14-Nov-2006
O 1º Estágio da Banda Sinfónica da Beira Interior é a grande novidade da colectividade que apresentou o programa para comemorar os 62 anos. A propósito, sabia que a Banda da Covilhã tem uma escola gratuita aberta a todos os interessados?

A direcção da Associação Recreativa Musical Covilhanense (ARMC) preparou um programa repleto de actividades para festejar os 62 anos da colectividade que se assinalam no dia 1 de Dezembro. As comemorações começam no próximo dia 25 e têm como ponto alto o 1º Estágio da Banda Sinfónica da Beira Interior, de 30 de Novembro a 2 de Dezembro. A iniciativa, orçada em 10 mil euros, conta com onze conceituados professores de música coordenados por dois maestros que vão trabalhar com 81 músicos. “Esta experiência vai servir de teste para um projecto mais ambicioso: uma orquestra de sopros semi-profissional na Beira Interior”, diz o maestro José Eduardo Cavaco, vice-presidente da associação. “Quem sabe se, a partir da banda, conseguimos fazer despertar esta montanha de cultura, porque as cidades não são apenas pedras e betão”, acrescenta. O estágio é ainda uma oportunidade para músicos das bandas da Beira Interior, da Escola Profissional de Artes e outras “contactarem com músicos e professores”. O estágio termina com um concerto agendado para o Teatro-Cine, no dia 2 de Dezembro, às 16:00. A entrada custa 2 euros.


Ensino de música gratuito A tarefa de captar alunos para a Escola de Música da ARMC não tem sido fácil. A direcção tem se esforçado para conseguir despertar a atenção das crianças para a música, mas a escola, a funcionar há pouco mais de um mês, conta apenas com três alunos, um em percussão, outro em clarinete e outro em saxofone. As aulas funcionam através de parcerias com o Conservatório Regional de Música da Covilhã e com a EPABI. “É a nossa grande aposta, porque acreditamos que através da formação podemos mais tarde assegurar o funcionamento contínuo da banda” sublinha o presidente João Paulo Azevedo. “Temos uma escola com ensino gratuito e com instrumentos para todos”, realça o vice-presidente. Os adultos que quiserem aprender têm também lugar na escola da associação: “Basta que se inscrevam”.

Outras actividades A festa dos 62 anos da ARMC começa dia 25 com um Torneio de Sueca na sede, junto ao Jardim Público, que no dia 30 recebe crianças do 1º e 2º ciclos de escolas do concelho. No dia 1 de Dezembro, há missa na Igreja de N. Sra. da Conceição e, às 18:00, entrega de prémios do Torneio de Sueca com lanche aberto a toda a população.
(http://jaagora.surprisebox.pt/)

1 comentário:

Anónimo disse...

Aprendi muito