quinta-feira, outubro 26, 2006

Maestro Titular - José Eduardo Cavaco

Nasceu em Moura em 1969, distrito de Beja, iniciando os seus estudos musicais em Clarinete aos 12 anos de idade na Escola de Música da Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos”, tendo como seu professor, o Maestro Martinho Ganhão. Em 1982 integra o efectivo da Banda até à presente data.
Do seu percurso como músico, destaca-se a participação em 1985 – Agosto, no V Curso de aperfeiçoamento de Jovens Músicos – Inatel – Oeiras, como Solista A. Foi solista da Orquestra “Parnasos Huis Orkestra” (1994-98) – Orquestra de Câmara – Utrecht – Holanda. Frequentou diversos Masterclass/ workshops. Em 2005 terminou o 8º grau de Clarinete tendo sido seu Professor, César Ramos. De referir que frequentou até ao 6º grau o Conservatório Regional do Algarve – Maria Campina, tendo sido seus professores: Fabrício Petorelli; Ricardo Fernandes e José Veloso. Actualmente frequenta o Conservatório de Música Regional da Covilhã, 8º grau de Formação Musical, Classe de Conjunto – Coro III e práticas de teclado I. Colabora com várias Bandas.
Na Direcção de Bandas, frequentou diversos cursos, nomeadamente: 1998-2002 – Aulas de Direcção e Instrumentos de Sopro (Marcas/afinações, etc…) com o professor – Edward John Machado, Faro. De 1999 – 2005 – Colaborou com a Regente (Prof. Idália Caeiro) da Banda da Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos”. Em 2001 e 2002 (férias da Páscoa) frequentou o I e II Cursos de Regência de Bandas Civis (Beja), organizados pelo Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Em 2002, durante o mês de Outubro frequentou o Curso de Regência, organizado pelo INATEL, tendo como orientadores os Profs. José Pedro Figueiredo, Carlos Marques e Tristão Nogueira, tendo sido realizado na Banda da Vila do Carvalho – Covilhã. Em 2005 de 29-31 Janeiro, frequentou o Curso de Regência, pelo Prof. José Manuel Brito em St Maria da Feira, em colaboração com a Banda da Arrifana. Em 2005 de 8-10 Abril frequentou o Master Class de Direcção de Banda, pelo Prof. José Manuel Brito – “Como estruturar um ensaio” em Ovar em colaboração com a Banda Boa União de Ovar. Assumiu a Direcção Artística da Banda da Covilhã no dia 1 de Julho de 2005.
Na área da Música desenvolveu ainda outras actividades: de 1987-2001 foi membro do Coro da Universidade do Algarve; Em 1992 foi membro do Coro “USKO” – Utrecht Student Koor and Orkestra” – Holanda; de 2001 – 2002, foi fundador e músico da Orquestra BiBadoA – Bing Band do Algarve; e desde 2002 à presente data é Orfeonista e Director do Orfeão da Covilhã.
Na área da gestão, foi Vice-Presidente da Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos” de 2002-2005, com responsabilidades na área da música. Nesse âmbito desenvolveu vários projectos, como por exemplo: Reestruturação da Escola de Música, Criação da Banda Juvenil; Projecto “Música para Todos”; projecto “Nascer, Crescer e Amadurecer com a Música”; MasterClasses; Oficinas da Música; Férias DóRéMi; etc... Desde 2006 é Vice-Presidente da Associação Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã e Assembleia Geral da Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos”.
Paralelamente à Música a sua actividade profissional centra-se no Ensino Superior e na Investigação. Actualmente é Professor na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (Covilhã), onde lecciona no Curso de Medicina e desenvolve investigação na área da Genética Humana.

Sem comentários: