quinta-feira, novembro 27, 2008

CONSERVATÓRIO de Castelo Branco com Instalações Renovadas


Depois de 2 anos de espera a instituição, que está a comemorar 34 anos de vida, viu concretizada uma velha aspiração. A cerimónia de inauguração foi presidida pela ministra da educação. Para Maria de Lurdes Rodrigues o que sucedeu em Castelo Branco "é um bom exemplo do envolvimento de toda a comunidade em torno de um projecto educativo". Os trabalhos de requalificação do imóvel, perto de 1 milhão de euros, foram suportados na integra pela câmara municipal. Para João Paulo Cunha, director pedagógico do conservatório albicastrense, " a recuperação deste edifício vai ser uma mais valia não só para a instituição mas para toda a cidade, uma vez que vai permitir á instituição novas actividades culturais e onde esperamos ver envolvida a população". Uma obra que, diz o presidente da câmara de Castelo Branco "está inserida no projecto de requalificação do centro histórico; uma obra vital para o futuro da cidade". Joaquim Morão acrescenta que "depois de vários problemas vividos nos últimos anos conjseguimos finalmente dotar o conservatório de instalações dignas do seu prestigio e da sua actividade". In: http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/

Como Transportar um Maestro? :)

A Minha Primeira Saída Oficial - Diogo!

O Diogo com 15 anos, natural da Covilhã cedo se inscreveu na Escola de Música da Banda da Covilhã, representando um testemunho de geração, uma vez que o seu avô tocou 45 anos na Banda da Covilhã. O gosto, a disponibilide e a influência do avô, fizeram com que o seu instrumento de eleição seja o Clarinete! Acreditamos que podes dar muito à Banda da Covilhã! Obrigado e Parabéns!

A Minha Primeira Saída Oficial - Rafael!


O Rafel, de 15 anos frequenta a Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã desde a sua reorganização na Classe de Trombone. É natural de Pínzio (Guarda), presentemente estuda na EPABI e é também músico da Banda de Pínzio. No domingo assinalamos a sua saída oficial. Sempre com um sorriso, e com uma vontade enorme de aprender, é um previlégio podermos contar com o Rafael! Parabéns!

A Minha Primeira Saída Oficial - Artur!

O Artur é um jovem com 16 anos que está desde o ano lectivo passado no nosso projecto!Ao mesmo tempo estuda Saxofone no Conservatório, e a sua primeira saída oficial terá lugar no Concerto do 64º Aniversário da Banda da Covilhã. Desde já endereçamos as maiores felicitações ao ARTUR! BAM HAJAS!

Preparação do Concerto de Aniversário - Ontem Houve Ensaio!



Ontem houve ensaio! A realização de qualquer Concerto requer sempre muito trabalho. Inicialmente a escolha de repertório , que assume particular importância, principalmente quando se trata de um público muito diversificado. Assim para este Concerto decidimos criar 3 ambientes: Bandas Sonoras – Clássico e Música Portuguesa. Bandas sonoras são sempre melodias e arranjos que nos fazem associar a música à imagem, ao filme que já vimos, e que nos permitem facilmente criar uma ideia – uma imagem. Neste caso iremos interpretar “American Pie , “Baby Elephant Walk” and “Highlights from the Wild”. Na Clássico – A abertura de Rossini – Guilherm Tell – essa fantástica obra que faz vibrar qualquer músico e plateia e a terminar a nossa boa Música portuguesa, onde escolhemos - Quinta do Bill e uma Rapsódia de Temas Portugueses. No final, iremos estrear o Hino da ARMC – Banda da Covilhã uma obra do nosso músico e monitor da Escola de Música – Alain Rosa, que recria 3 ambientes: A reorganização da Banda em 1944, o trágico incêndio em 1992 e o renascimento e a alegria da Filarmonia! Dizer que a Direcção Artística estará a cargo de JEB Cavaco e Elmano Pereira.

Covilhã Solidária está de volta! Dia 13 de Dezembro - ANIL

O Movimento Covilhã Solidária vai apoiar a criação, na Covilhã, de um Núcleo de Apoio a mulheres com cancro da mama, seus familiares e amigos, que irá denominar-se Vencer e Viver da Covilhã, sendo constituído por um grupo de voluntárias que também já tiveram cancro da mama e que estão dispostas a dar apoio moral e prático àquelas que dele necessitarem. Com o objectivo de apoiar este importante projecto, o Covilhã Solidária vai promover a realização da “Noite do Laço Rosa”, do próximo dia 13 de Dezembro.

quarta-feira, novembro 26, 2008

Masterclass de Saxofone em Lavre (Alto-Alentejo)

Nos próximos dias 29 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro irá realizar-se em Lavre, na Casa do Povo, uma MasterClass de Saxofone, iniciativa que conta com o apoio da empresa nossa parceira Russomusica. A formação estará a cargo dos membros do quarteto ArtemSAx: João Pedro Silva, João Cordeiro, Hugo Gaito e Rui Costa. O terceiro dia da Master (1 de Dezembro) culminará numa audição agendada para as 16h30m. A participação implica uma inscrição prévia no site da Casa do Povo de Lavre e um pagamento posterior (até ao primeiro da Master) de uma propina de 50€. O alojamento e a alimentação serão assegurados pela organização, da responsabilidade do Departamento de Música da Casa do Povo de Lavre. Para mais informações sobre a actividade contactar: Nuno Alves, 962476345; Ana Gato, 912520233. Site da Casa do Povo de Lavre Site dos ArtemSAx

terça-feira, novembro 25, 2008

Instrumentos Musicais - SOUSAFONE

Sousafone é um instrumento de sopro da família dos metais. Trata-se de uma tuba especial que o executante apoia no ombro para que possa executá-la enquanto anda ou marcha. É o maior dos instrumentos de sopro. O instrumento foi idealizado por John Philip Sousa, descendente luso e compositor dos Estados Unidos da América, considerado o Rei das Marchas, que necessitava de um instrumento capaz de produzir sons graves durante a marcha.

1º Concurso de Desenho "A Banda da Covilhã vista pelas Crianças" 2008 - 600 Desenhos!


Foi com grande satisfação e alegria que recebemos na nossa sede cerca de 600 desenhos provenientes das Escolas do Concelho da Covilhã - Foram elas: EB1 - Canhoso, Refúgio, S. Domingos, Vila do Cravalho, St.º António, Penedos Altos, Rodrigo, Pêro da Covilhã, Orfeão da Covilhã, Lã e a Neve e Ferro. A Todos os que participaram Bem Hajam! A Entrega de prémios e a exposição dos trabalhos terá lugar no próximo domingo, dia 30 de Novembro no Teatro-Cine da Covilhã, 21:30 no decorrer do Concerto de Aniversário da Banda da Covilhã. Estão todos convidados, e não esquecer levantar o bilhete! o Júri já dicidiu - foto da reunião preparatória.

segunda-feira, novembro 24, 2008

Banda da Covilhã em Aniversário - 4 dias!

As comemorações são sempre um ponto alto na vida de uma colectividade. Tempo de balanço, tempo de planear o futuro, tempo de festa e de muita música. A Banda da Covilhã vê este aniversário com optimismo face à forte adesão que os seus projectos têm alcançado, nunca esquecendo que os seus principais objectivos são: a Escola de Música, Valores e Talentos; o reequipamento instrumental, a valorização, promoção e divulgação da música, bem como a criação de novos públicos com inovação, criatividade, qualidade e rigor.
Programa das Comemorações do 64º Aniversário: Dia 28 de Novembro – Sexta-feira – DIA ABERTO - 9:00 – 23:00 – Sede – Exposição/Demonstração de Instrumentos; Dia 29 de Novembro – Sábado – JUVENTUDE - 14:30 – 17:00 – Sede – Jogos Musicais/Actividades lúdicas para os mais novos. Dia 30 de Novembro – Domingo – Concerto de ANIVERSÁRIO - 21:30 – Concerto de Aniversário – 2º Covilhã em Directo 2008 – Teatro Cine da Covilhã (entrada livre – levantar bilhete) - Entrega de prémios do 1º Concurso de Desenho “ A Banda da Covilhã vista pelas Crianças” com Exposição de todos os trabalhos no foyer do Teatro Cine. Dia 1 de Dezembro – segunda-feira – DIA DO ANIVERSÁRIO - 11:00 – Eucaristia de acção de graças e memória – Igreja de S. Francisco, com a participação especial da Banda de Gouveia. 12:15 – Hastear da Bandeira ao som do Hino 1º de Dezembro e Desfile pelo Centro Histórico da Covilhã (em caso de tempo chuvoso não se realizará) - 13:15 – Almoço de Aniversário. Destaques ao Programa de Concerto: CONCERTO: Quanto ao programa de Concerto, a Banda da Covilhã sob a Direcção Artística de José Eduardo Cavaco e Elmano Pereira interpretará diversas obras, onde destacamos a Abertura da ópera de Rossini – Guilherme Tell e a estreia do HINO da Banda da Covilhã. Por outro lado, decidimos dar primazia a música portuguesa tradicional com duas rapsódias populares. O Concerto terá início com a participação especial da orquestra Juvenil “O Pautinha”. 2º COVILHÃ EM DIRECTO 2008: Nesta edição, quisemos dar desta destaque a visão que a comunicação social tem sobre os acontecimentos culturais da cidade e concelho. Assim, em entrevista teremos o Jornalista mais antigo na cidade – Romão Vieira que trabalha para o Jornal do Fundão há 35 anos; e a jornalista mais nova - Sofia Videira – jornalista da Rádio Clube da Covilhã há 2 meses. 1º CONCURSO DE DESENHO “A Banda da Covilhã vista pelas Crianças” – 2008. O concurso superou todas as expectativas, tendo chegado à Banda da Covilhã centenas de desenhos. Os vencedores serão conhecidos no Concerto, bem como estará patente ao público uma exposição de todos os trabalhos a Concurso. A MINHA 1ª SAÍDA OFICIAL: No decorrer do Concerto será feita a apresentação de três novos músicos que terão a sua 1ª saída oficial nesse dia, fruto do trabalho desenvolvido pelo projecto – Escola de Música – Escola de Valores: o Diogo no Clarinete, o Artur no Saxofone e o Rafael no Trombone. O programa conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, das Juntas de Freguesia da Cidade, EPABI, Rádio Clube da Covilhã, mecenato e Comércio Local e conta com a Produção Vasco Pinho. Enaltecemos e sublinhamos o apoio de TODOS, que ao longo deste ano se associaram, apoiaram e contribuíram para que a Banda da Covilhã tenha um projecto com Futuro. Bem Hajam!

Concerto de St Cecília - Apresentação do novo Maestro do Orfeão da Covilhã



Sábado, dia 22 de Novembro – Dia de St Cecília – padroeira dos Músicos, teve lugar na Igreja de Santa Maria Maior (Covilhã) o Concerto de Aniversário do Orfeão (82º) e do Conservatório da Covilhã (47º). O Coro do Orfeão da Covilhã interpertou kyrie e Agnus Dei da Messe in G-Dür de Shubert acompanhados pela Orquestra de Cordas da EPABI. Seguiu-se o Coro "Crescendo" sob a direcção do Maestro Pedro Miguel (anterior maestro do Orfeão) que interpretou vários temas clássicos e tradicionais de Natal, entre outros. E, a finalizar o Coro Juvenil do Conservatório da Covilhã acompanhado pela Orquestra de Cordas e Quinteto de Sopros deliciaram os presentes com duas obras: 'Amigo de papelão' (Música: Mário Ribeiro/Letra: Nélio Silva) e Siyhanba/Jambo arr. do covilhanense João Lourenço. Parabéns Orfeão e Conservatório por mais um Aniversário. Acerca do Gonçalo Lourenço : Nasceu em Lisboa em 1979 e é licenciado em Psicologia, vertente educacional, pela Universidade Lusófona de Lisboa. Concluiu o curso do Conservatório Regional de Setúbal em 2001. Bacharel em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa em 2005, onde trabalhou com os professores Christopher Bochmann e Sérgio Azevedo e Licenciado em Direcção Coral, na Escola Superior de Música de Lisboa em 2006, onde trabalhou com o Professor Vasco Azevedo. Também participou nos eventos "Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores, 2003" e “2º Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores”, onde teve oportunidade de trabalhar com o compositor Emmanuel Nunes e com o maestro Guillaume Bourgnone e de ter estreado a obra "Tentativas" tocada pela Orquestra Gulbenkian e a peça “Néctar”, para 14 instrumentos, interpretada por solistas da Orquestra Gulbenkian. Tem trabalhado em música para cinema, onde já realizou 3 bandas sonoras, dos filmes "Pestes ao Ataque", "Círculo Mágico" e "Com Tradição". Tem tido a oportunidade de ter estreado peças no estrangeiro, mais especificamente na Islândia, com a peça “Ça Va”, tocada pela Orquestra dos Jovens Músicos da Islândia, dirigida pelo maestro Gunnsteinn Olafsson, encomendada pelo próprio; pelo maestro J. D. Goddard e o Mastersinger Choir of Ohio, pelos 4 Motetos de Natal. Alma Mater, para Flauta, Violino, Violoncelo e Piano, foi tocado pelos L’Ensemble Portique, também nos USA. Foi representante europeu no evento “I’m Pulse”, nas Filipinas, onde a sua peça Ícore foi tocada em Manilla. É desde Setembro 2008 Maestro do Coro do Orfeão da Covilhã.

Fomos ao Festival de Teatro da Covilhã - 5 Estrelas!

Na passada sexta-feira fomos ao Festival de Teatro da Covilhã ver “Caravan Cabaret” uma CO-PRODUÇÃO AL-MaSRAH Teatro (Tavira) e BAAL 17 (Serpa). O Caravan Cabaret é um castigo divino; artistas condenados a vaguear eternamente numa estrada perdida, num revivalismo de glórias passadas; pequenas doses de arte concentrada, a ponto de serem deitadas para o vazio do esquecimento. Um espectáculo de vanguardismo fulgurante. Absolutamente fantástico! Uma noite diferente, divertida, e acima de tudo na presença de excelentes actores que de uma forma 5 estrelas conseguiram cativar o público presente. Mais uma excelente iniciativa que faz com que aqui “longe de tudo e todos” possamos ter uma actividade cultural, em termos de teatro muito intensa e ao mais alto nível! Merci! … Senhoras e senhores, meninos e meninas, chefes de família, funcionários, secretárias, intelectuais, desempregados, vereadores da cultura, directores gerais, moradores de um mundo no qual sonhar é uma urgência… Bem vindos ao “Caravan Cabaret”...

sexta-feira, novembro 21, 2008

Rádio Clube da Covilhã - Promove Sarau- Festa da Amizade

Click Para Ampliar

Banda da Covilhã sócio Honorário da Associação Cultural DESERTUNA – BEM HAJAM!



Decorreu ontem à noite no Teatro Cine da Covilhã o Espectáculo comemorativo do 6º Aniversário da Desertuna – Tuna Académica da UBI. Durante 3 horas foram vários os artistas que se perfilaram no palco. Coube à Banda da Covilhã abrir o Concerto onde as músicas dos Xutos e Pontapés, Quinta do Bill e dos Queen levaram ao rubro a sala repleta. No final da actuação uma agradável surpresa: a Desertuna decidiu atribuir o título de Sócio Honorário à Banda da Covilhã, resultante das várias parcerias e do excelente relacionamento entre as duas associações. Facto este, que muito nos orgulha e que saudamos! Bem Hajam! Seguiu-se depois a actuação de 4 tunas: Tusal (Castelo Branco – afilhados), Tuna-mus (Medicina-UBI – Apadrinhamento), Copituna (Guarda- Padrinhos) e com a apresentação Pedro Neves (humorista) e a sua Banda Grupo Intuição. Mais uma noite Académica de elevado nível cultural, com excelentes prestações de todas as tunas em palco. Para a Desertuna – Parabéns! E Muitos anos de Vida!

Festival de Música - 29 de Novembro

A 29 de Novembro, o TMG e o Centro Cultural da Guarda apresentam, no Grande Auditório, o Festival de Música Coral da Guarda.O festival conta com a participação dos Orfeões do Centro Cultural da Guarda e de Vila Praia de Âncora, do Coro Municipal Marquês de Pombal e do Coral de Letras da Universidade do Porto.O festival tem início às 16h00.

Orquestra Nacional do PORTO em Concerto - TMG dia 27 NOV

A Câmara Municipal da Guarda apresenta, com o apoio do TMG e no âmbito das Comemorações do 809º Aniversário da Guarda, a Orquestra Nacional do Porto no Grande Auditório do TMG a 27 de Novembro.Esta Orquestra, residente na Casa da Música, no Porto, interpretará neste concerto a “Sinfonia em Do maior” de António Avondano, a “Introdução e allegro” de Edward Elgar, o “Concerto para dois violinos e cordas em Re maior”, de J S Bach: Concerto para dois violinos e cordas em Re menor, BWV 1043”, a “Serenata nr 3” de Gioacchino Rossini e a “Serenata nr 7 ‘Haffner’, KV250 (andamentos 1-4)” de W. A. Mozart.

Workshop de Voz - 6 e 7 de Dezembro -Teatro das Beiras

Nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2008 (sábado e domingo) vai realizar-se no Teatro das Beiras um workshop de voz orientado por Joana Pitta Groz. O workshop tem por conteúdo (que será desenvolvido segundo as características do grupo): conhecer o funcionamento do aparelho fonador; respiração e voz; técnicas de relaxamento e fortalecimento; movimento e voz; colocação da voz; articulação da palavra; voz e dicção; projecção da voz; interligação mente, corpo,voz; a comunicação total. O workshop tem por horário 10h - 12h30; 14h - 20h, sendo adaptado ao grupo e às necessidades, tal como o conteúdo. O preço do workshop é de 20 euros e as inscrições podem ser feitas na secretaria do Teatro das Beiras (Covilhã) ou pedida a folha de inscrição por e-mail que será enviada posteriormente.E-mail: geral@teatrodasbeiras.pt

quarta-feira, novembro 19, 2008

TMG expõe trabalhos do Prémio Nobel, Günter Grass

Mais de duas dezenas de pinturas e esculturas vão estar patentes até 4 de Janeiro na Galeria de Arte do teatro, na exposição Günter Grass: o artista plástico, em colaboração com o Centro Cultural São Lourenço. Günter Grass diz-se enquanto “artista visual, um académico” e “enquanto escritor, um académico”. Para Günter Grass, Prémio Nobel de Literatura de 1999, e um dos mais relevantes escritores da Alemanha pós-guerra, escrever e desenhar estão intimamente ligados. Os seus desenhos, aguarelas, gravuras e esculturas foram apresentados em numerosas exposições na Alemanha e muitos outros países nos últimos 50 anos. A sua obra está representada em importantes museus e colecções privadas, tais como as colecções Ludwig e Würth.

Museu da Guarda - Workshop de escrita criativa (5 e 6 de Dezembro)

O Museu da Guarda vai realizar um workshop de escrita criativa. Este curso, orientado por Pedro Sena-Lino, com larga experiência de actividades formativas e dois manuais (um deles já reeditado), distingue-se pela aliança entre estímulo criativo, aparecimento de novas facetas da imaginação pessoal e uma componente técnica e prática que altera profundamente a forma de escrever e criar dos seus participantes. A formação está limitada a uma máximo de 15 participantes, realiza-se nas instalações do Museu da Guarda, e terá um custo de 90 euros, sendo dado aos participantes o livro de Pedro Sena-Lino “Manual de Escrita Criativa”.
O programa é composto pelas temáticas: Passeio por alguns pré-conceitos sobre escrever: “inspiração”, “bloqueio”, “falta de imaginação”; “Imaginação ao poder”: exercícios de desbloqueamento; Ferramentas de trabalho textual (alterações, metaforizações, alargamento); Para que é que serve um texto: um problema de intenção; O longo conflito entre imaginação e intenção: técnicas; Observação e detalhe; Ritmo e gramática; Construção de personagens: regras básicas; Exercício longo e Auto-ficção: regras básicas. Os interessados em participar neste curso de escrita criativa devem inscrever-se no Museu da Guarda (271 213 460), até dia 21 de Novembro.

Oriental de S. Martinho (Covilhã) - Exposição de Pintura - Sexta - dia 21

JOSÉ VAZ RODRIGUES - Pintura - Sala de Exposições do Oriental de São Martinho Inauguração: Sexta-Feira - 21 de Novembro de 2008 - 21.30 Horas - Agradecemos o CONVITE.

terça-feira, novembro 18, 2008

1º Curso de Reparação e Manutenção de Instrumentos de Sopro – UBCC 2008

A União de Bandas do Concelho da Covilhã (UBCC) realiza no próximo sábado (22 de Novembro de 2008) o 1º Curso de Reparação e Manutenção de Instrumentos de Sopro UBCC 2008. O Curso terá lugar na sede de uma das bandas da união – a Sociedade Filarmónica Recreativa Estrela de Unhais da Serra entre as 14:00 e as 18:00, seguindo-se um lanche para todos os participantes. O Curso conta com a participação de dois excelentes técnicos (Luthier) na área da reparação e manutenção de instrumentos de sopro: Tiago Pereira nas madeiras e Renato Salgado nos metais. Para músicos pertencentes à UBCC o curso tem o preço simbólico de 2,00€ e outros músicos 10,00€. Conta com o apoio da firma Cardoso e Conceição (http://www.cardosoeconceicao.com/ St.ª Maria da Feira), Yamaha e Câmara Municipal da Covilhã. Esta iniciativa visa ainda comemorar a padroeira dos músicos Santa Cecília que é celebrada no dia 22 de Novembro.

segunda-feira, novembro 17, 2008

Hoje - Abertura da Exposição Itinerante "Aristides de Sousa Mendes - Le juste de Bordeux"

Hoje, segunda-feira - dia 17 de Novembro, pelas 18h30, irá decorrer a abertura da exposição itinerante "Aristides de Sousa Mendes - Le juste de Bordeux", guiada pelo Presidente do Comité National Français en Homage a Aristides de Sousa Mendes, Dr. Manuel Vaz Dias, na Galeria de Exposições Temporárias do Núcleo da Real Fábrica de Panos do Museu de Lanifícios da UBI.

Covilhã - Ballet Clássico - O Lago dos Cisnes! Próxima quarta- Dia 26

O Ballet Imperial Russo e a Câmara Municipal da Covilhã apresentam o Bailado "O Lago dos Cisnes", no dia 26 de Novembro, pelas 21:30 horas, no Teatro Cine.Composto por Tchaikovsky em 1876 em Paris, por uma encomenda do Teatro Bolchoi de Moscovo, este bailado vai ser interpretado por uma das mais prestigiadas companhias de dança do mundo: o Ballet Imperial Russo

Almoço de Aniversário da Filarmónica Recreativa Cortense - Parabéns!




Decorreu no passado domingo o almoço do 109º Aniversário da Filarmónica Recreativa Cortense. Foram muitos os que estiveram presentes num dia de festa, de homenagem e de esperança. Logo pela manhã, a Banda abrilhantou a Eucaristia, seguindo-se um Desfile de cumprimentos pelas principais artérias da Freguesia. Cerca das 13:00 teve lugar o almoço de confraternização contando com numerosa prenseça de músicos, directores, sócios , amigos e convidados. Três notas - A persistência e a luta da Filarmónica Cortense e do seu Director Artístico em manter viva a chama da música Filarmónica na Freguesia; O cumprimento dos alunos da Escola de Música à mesa, sinal de renovação e de esperança; e por último a vontade e a promessa de que dentro em breve, a conclusão da sede será uma realidade! O almoço decorreu no piso térreo da futura sede da Banda, que está pronto. Visitamos aindas as futuras instalações da banda em construção, que pela descrição muito prometem, e que contribuirão para o desenvolvimento da Filarmónica. Uma vista soberba para a Serra da Estrela, aliás, toda a freguesia é bafejada e previligiada nesse sentido! BEM HAJAM pelo caloroso acolhimento e pela magnífica recepção! Muitos Parabéns! Banda da Covilhã

sexta-feira, novembro 14, 2008

Sugestão - Sábado dia 15 - Iniciação à prova do Vinho!


Sábado, dia 15 pelas 15h00, decorre na TINTURARIA (Covilhã) um workshop de "Iniciação à Arte da Prova", com o Eng. Rodolfo Queiroz da Comissão Vitivinícula Regional da Beira Interior. Já estamos inscritos! Excelente FIM de Semana - Não fique em casa!

Banda da Covilhã presente no 6º Aniversário da DESERTUNA - Tuna Académica da U.B.I. - Próxima Quinta - Dia 20 - Teatro-Cine da Covilhã

A Associação Cultural Desertuna, entidade representativa da Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior irá realizar nos próximos dias 20,21 e 22 de Novembro de 2008 o seu 6º aniversário. Programa: Quinta-Feira – dia 20 de Novembro - 19h00 – Jantar dos intervenientes - 21h30 – Banda da Covilhã interpreta: QUEEN IN CONCERT - QUINTA DO BILL E XUTOS E PONTAPÉS; Tusald – Real Tuna Académica da Esc. Sup. Dr. Lopes Dias (Afilhados da Desertuna); Tunamus – Tuna Médica da U.B.I. Apadrinhamento da Desertuna – Tuna Académica da U.B.I. à Tunamus – Tuna Médica da U.B.I.Copituna – Tuna Académica da Guarda (Padrinhos da Desertuna) - Pedro Neves c/ Grupo Intuição – “Stand-Up Comedy” - Desertuna – Tuna Académica da U.B.I. 02h30 – DJ (Buffalu’s Bar) - Sexta-Feira – dia 21 de Novembro – Buffalu’s Bar22h00 – Festival de Karaoke02h00 – DJSábado – dia 22 de Novembro - 15h00 – Início da Gala da Desertuna - Palestras- Opiniões - Jantar - Entregas de Lembranças 23h00 – Actuação da Desertuna – Tuna Académica da U.B.I. (Pavilhão do Oriental)00h00 – Baile à Moda Antiga com Tiago Silva “O Fadista” (Pavilhão do Oriental)

Dia 22 - Concerto de St.ª Cecília - Igreja de St.ª Maria - Orfeão da Covilhã

A Direcção da Banda da Covilhã agradece o CONVITE. Aproveitamos para endereçar as maiores felicitações e parabenizar o Orfeão da Covilhã pela passagem do 82º Aniversário e o Conservatório pelo 47º Aniversário.

quinta-feira, novembro 13, 2008

Jornal Expresso (edição 8-11-2008) - A música ajuda a ter boas notas

A música ajuda a ter boas notas. Esta é a ideia que transparece quando nos dois primeiros lugares do ranking do ensino básico estão duas escolas de música, uma privada e uma pública. A música é o elemento comum às duas líderes do ranking das escolas do Ensino Básico que realizaram mais de 50 provas. No primeiro lugar está a privada Academia de Santa Cecília, em Lisboa (com 4,30 valores), e no segundo a pública Escola Secundária Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga (4,25 valores). Separa-as meia centésima na média dos dois exames realizados (Português e Matemática). IN: http://aeiou.expresso.pt/ Mais uma prova a juntar a tantas outras de que a MÚSICA deveria ser uma das disciplinas do tronco comum do Ensino a Nível Nacional! Se deseja inscrever os seus filhos, netos, sobrinhos no mundo da Música - porque espera? A Banda da Covilhã oferece essa possiblidade de forma gratuita. Agora com nova classe para os mais novos.

Filarmónica Recreativa Cortense, 109 anos ao serviço da Música - PARABÉNS!

A Banda Filarmónica Recreativa Cortense (FRC), de Cortes do Meio (Covilhã), fez na passada terça-feira (dia 11 de Novembro) 109 anos de existência. A festa está marcada para o fim-de-semana seguinte, 14, 15 e 16, e o melhor presente que a colectividade poderia receber era financiamento para terminar a sede social. 'Era o nosso sonho', adianta Alexandre barata, vice-presidente da filarmónica, acrescentando que falta metade do dinheiro para concluir a obra. Para festejar o 109º aniversário a direcção preparou três dias de festa, que começam na sexta-feira, 14, e termina domingo, 16, sendo este o 'dia mais forte', Na sexta-feira, há comemorações pela noite dentro com karaoke e animação musical. No sábado, o bar da banda abre à tarde, assim como a tasca dos shots, que preparam o aquecimento para o convívio com 'Amigos da Terra', até de madrugada. Domingo, último dia dos festejos, as actividades começam de manhã, às 10h00, com uma eucarístia que será acompanhada pela Filarmónica Recreativa Cortense. Ao meio-dia, actua a banda aniversariante, seguindo-se, uma hora mais tarde, o almoço convívio de aniversário para o qual foram convidadas várias entidades municipais, como as oito bandas no concelho, Junta de Freguesia local e Câmara da Covilhã, entre outras IN: www.diarioxxi.com . A Banda da Covilhã agradece o CONVITE e estará presente nas Comemorações - endereçando desde já as maiores felicitações, desejando os maiores sucessos à Banda, ao seu Director Artístico, Direcção, Músicos, Sócios e Amigos.

quarta-feira, novembro 12, 2008

7º Concurso de Instrumentos de Arco - Júlio Cardona - Covilhã 2009

A Delegação da Juventude Musical Portuguesa da Covilhã leva a efeito mais uma edição do prestigiado Concurso de Arco - Júlio Cardona. Toda a informação disponível em: http://concursoarcos.no.sapo.pt/

Colóquio - Sábado dia 15 - As Bandas Filarmónicas Hoje!

No âmbito das comemorações do Bicentenário da Associação Filarmónica União Verridense, e tal como consta do Programa das Comemorações, vai-se realizar um Colóquio no próximo dia 15 de Novembro, sábado, na sede da AFUV, em Verride. Consulte aqui o programa. A inscrição neste colóquio poderá ser feita através de inscrição através dos e-mails saoreis@sapo.pt e afuv@clix.pt. Esta, de modo a fazer face aos custos do almoço que será servido na AFUV, terá um custo de 7,5€.O prazo de inscrições termina no dia 14 de Novembro, sexta-feira. A Banda da Covilhã Agradece o CONVITE.

segunda-feira, novembro 10, 2008

Banda da Covilhã de Luto - Até sempre Mário!


Foi com muita tristeza e consternação que recebemos a notícia do falecimento do nosso colega, amigo e director – Mário Pereira. Mário Pereira – foi um BOM HOMEM – UM BOM AMIGO! Vogal da Direcção no anterior mandato (2007), actualmente desempenhava o cargo de Vice-Presidente da Assembleia Geral. A doença venceu, mas o seu testemunho de vida ficará como prova de que sempre que queremos, podemos dar e ajudar os outros. O Mário além de Prof. de Física na UBI, era membro de várias instituições: a Banda da Covilhã, a PASTUBI – Pastoral Universitária da Beira Interior, Banco Alimentar contra a Fome, Equipas de N.ª Senhora, Casa do Menino Jesus e catequista em S. Francisco, entre outras. Um homem incansável e sempre disponível, com um sorriso largo. À sua esposa, filhos, pais e demais família, a Direcção da Banda da Covilhã, Assembleia Geral, Conselho Fiscal, Músicos e Sócios endereçamos as mais sentidas condolências e prestamos a nossa Homenagem! Até sempre Mário.
P.S. A Direcção decretou 3 dias de luto Institucional. O corpo encontra-se em câmara ardente na Igreja de S. Francisco (Jardim Público) e o funeral realiza-se amanhã, terça-feira dia 11 de Novembro com missa pelas 10:30 na mesma Igreja. FOTO - Tomada de posse da Direcção da Banda da Covilhã (2007) - Prof. Mário é o último do lado direito na 2ª Fila. Notas Biográficas: - Estado civil: Casado (dois Filhos)- Data de Nascimento: 24 de Novembro de 1963- Local de nascimento: Cabeceiras de Basto, na freguesia de Refojos, Distrito de Braga

Maestro Douglas Bostock "Absolutely Fantastic" – Banda Sinfónica Portuguesa – onde a Música acontece!






Trabalhar com o maestro Douglas é uma experiência extraordinária. Poder estar, aprender e "beber" os conhecimentos da vasta e longa experiência do maestro foi uma experiência a todos os níveis. To Maestro Douglas Bostock, I would like to say that it was a great pleasure to meet you, and at same time, to have your answers for all my questions. Your humility as well as your friendship, in parallel with your “color” for being, doing, and understanding music are unique. Bem haja. We hope to see you in Covilhã! JEB Cavaco, Elmano Pereira
CONCERTO na Casa da Música – Onde a música acontece! Banda Sinfónica Portuguesa ao melhor nível! A Musicalidade, o timbre e a qualidade fizeram deste Concerto um dos acontecimentos no mundo dos sopros a nível nacional! Comecemos pela escolha do repertório que esteve excelente – Uma abertura composta por Alfred Reed (1925-2005) "dedicada a todos os que procuram a excelência na área nobre da educação musical" VIVA MUSICA! Seguiram-se depois 3 obras, todas elas com um elo de ligação – madeira – bosque e personagens mitológicas como elfos, fadas e gnomos. Os sons japoneses chegaram com a melodia Kobiki-uta de Kiyoshige Koyama (n.1914), originária da ilha de Kyushu no sul do Japão. É o canto de trabalho dos lenhadores solitários nas montanhas. A BSP recebeu uma mensagem directamente do compositor que agradeceu o facto de a sua composição ser interpretada pela 1ª vez em Portugal! A vasta experiência do Maestro Douglas por terras nipónicas imprimiu uma dinâmica excelente à obra. Escutamos depois a obra El Bosque Magico de Ferrer Ferran (compositor valenciano) – tendo como solista no oboé Paulo Areias – de extrema dificuldade para o solista que teve uma prestação excelente. E por fim Quadros de uma exposição de Modest Mussorgsky num dos melhores arranjos de sempre de Tohru Takahashi a partir do original e não a versão de Maurice Ravel. 35 minutos num ambiente absolutamente fantástico, em que a sala por momentos parecia ficar suspensa… e quando a força sonora dos acordes finais do 14º e último andamento - "Great Gate of Kiev" se fizeram ouviram na magnífica sala Suggia da Casa da Música do Porto – um forte, longo e caloroso aplauso ecou! Bravo! Como testemunho fica um forte aplauso a TODOS os músicos da BSP, ao seu Director Artístico Francisco Ferreira e Direcção da BSP pelo arrojo do projecto e por permitirem que eventos como este aconteçam no nosso país. JEB Cavaco, P.S. Fotos tiradas no Ensaio de Colocação.