sexta-feira, maio 30, 2008
Pautinha - A nossa Mascote - Um exemplo a Seguir!
Banda da Covilhã - Projectos em Destaque na Antena 1 - hoje a partir das 13:30
Hoje - sexta-feira a Grande Festa do Karaoke - no Rodrigo

quinta-feira, maio 29, 2008
Banda da Covilhã Lança Projecto: "Até os Santos Dançam"
Diário XXI - Lixo vai dar origem a instrumentos musicais no Dia da Criança

Na Orquestra do Lixo "pode ser usado de tudo um pouco, desde que haja som: tubos, latas, caixas, garrafas, cascas de nozes, cabos de vassoura, enfim, o que for possível", refere Eduardo Cavaco, director da Banda da Covilhã. Os materiais vão ser fornecidos pela organização ou podem ser levados pelos participantes que se juntarem à actividade, domingo, Dia da Criança, a partir das 14h00, no Jardim Público da cidade. A acção é dirigida a todas as idades e será acompanha por monitores e colaboradores da Banda da Covilhã."No final e com os instrumentos construídos formar-se-á a "Orquestra do Lixo" e vamos tentar tocar alguma coisa, com a ajuda de um suporte musical em CD", acrescenta. “UMA EXPERIÊNCIA”"O projecto incentiva a criatividade e a experimentação, fortalecendo ao mesmo tempo a vontade de aprender e aumentado a auto-estima pessoal", descreve Eduardo Cavaco. Confessa que "vai ser uma experiência. Se funcionar bem pode ser repetida dentro doutros contextos". Por outro lado, o facto da música a produzir "ter um caracter de improvisação, menos rígido, contribui para uma maior socialização e desenvolvimento motor das crianças". Apresentação do Pautinha: A Banda da Covilhã vai aproveitar a actividade para apresentar a sua mascote, o Pautinha. "Vai nascer no dia 1 de Junho, mas é uma personagem com 12 anos de idade", a média das idades dos jovens da Escola da Banda, descreve Eduardo Cavaco.Trata-se do desenho de "um jovem alegre e bem disposto que estuda música na Banda da Covilhã". Com ele surgem também a prima Clavedesol e três primos gémeos: o Dó, o Ré e o Mi, "que adoram férias com música e um amigo mais velho: o Fassolá que também estuda música". Toda a história, criada pela escritora Teresa Reis, autora de vários livros infantis, será revelada durante a animação de domingo no Jardim Público da Covilhã.Uma escola a crescer: O projecto faz parte do plano de actividades da jovem Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã, que já junta cerca de 40 crianças e jovens. A escola é dirigida por Eduardo Cavaco e conta com uma equipa de 15 colaboradores - a maioria alunos da Escola Profissional de Artes da Covilhã - EPABI, que recebem uma remuneração simbólica.
Vamos Ajudar a Banda da Covilhã ! Hoje com Jornal do Fundão! Apoio: Câmara Municipal da Covilhã
quarta-feira, maio 28, 2008
"Portato" apresentam-se Hoje!

A nossa Mascote: O PAUTINHA - nasce Dia 1 de Junho de 2008 - Jardim Público

terça-feira, maio 27, 2008
Orquestra do LIXO - Acontece já no Domingo Dia 1 - 14:00 - Jardim Público

No próximo dia 1 de Junho de 2008 (domingo) a Banda da Covilhã associa-se às comemorações do Dia Mundial da Criança através da apresentação da Orquestra do Lixo Esta actividade está inserida num programa vasto que decorre durante todo o dia 1 de Junho no Jardim Público sob a organização da Junta de Freguesia da Conceição – Covilhã.
“ORQUESTRA DO LIXO” - Actividade que visa a construção de instrumentos musicais a partir de matérias recicláveis, vulgo “Lixo”. O projecto encontra-se dentro do plano de actividades da Escola de Música – Escola de Valores e Talentos da Banda da Covilhã. O projecto incentiva a criatividade e a experimentação, fortalecendo ao mesmo tempo a vontade de aprender e aumentado a auto-estima pessoal. O manuseamento de materiais, a construção de instrumentos e a sua interacção musical constitui um suporte pedagógico importante. Por outro lado, os conteúdos não específicos da música nesta situação contribuem para uma maior socialização e desenvolvimento motor das crianças. Os materiais para a construção dos instrumentos são diversos (podendo ser trazidos pelos participantes) e podem ser: latas, tubos, caixas, caricas, garrafas, garrafões, cascas de nozes, cabos de vassoura, canos PVC, baldes, vidro, etc…No final da actividade e com os instrumentos construídos formar-se-á a “Orquestra do Lixo”. Actividade com início às 14:00h. Traga o seu "LIXO" e junte-se a nós!
Filarmónicas do alentejo criam Associação Regional - "Além Tejo Música"!

As direcções da Federações vão reunir já no próximo dia 1 de Junho, no Redondo, esta estrutura, que vai representar cerca de 50 filarmónicas dos três distritos e cinco escolas de música de Portalegre, onde a possibilidade de apresentar em conjunto candidaturas a projectos financiados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007/2013 será o objectivo principal. Saudamos esta inicitiva e ao mesmo tempo lamentamos o marasmo que existe em relação à Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Castelo Branco. Até quando, pergunta a Banda da Covilhã?
Banda da Força Área na Covilhã - Sexta- Dia 30 - 20:00h! A Não perder!

Na próxima sexta-feira - dia 30 de Maio, terá lugar no Pelourinho um Sarau Musical em que participam: a Desertuna e as Moçoilas da UBI e a Banda da Força Área. De salientar que este ano já recebemos a visita da Banda Sinfónica da PSP (Vila do Carvalho - inserido nos 100 anos da FRC), facto que demonstra o interesse pelas bandas. A Organização está a cargo da AEROUBI. Agradecemos o CONVITE e damos os Parabéns a esta excelente inicitiva.
segunda-feira, maio 26, 2008
MUSICAL- Princepezinho - Covilhã - Sexta -feira Dia 30 - 14:30 - A Não Peder!

Fundão – Acolheu Filarmonia - Bandas
Concerto de Música Sacra – “Concerto nas Alturas”
Dois Artistas em Castelo Novo: Manuela Justino e Carlos Cardoso
Acaba de Nascer: ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PALHETAS DUPLAS

sexta-feira, maio 23, 2008
Pedro Carneiro - Um vulto no Mundo da Música e da Percussão - Vai estar no III Estágio da BSC

Deixamos o seu CV: Pedro Carneiro é um dos poucos instrumentistas de percussão a dedicar-se exclusivamente à carreira de solista. O seu percurso é bem revelador do seu admirável valor artístico, em ascensão no circuito internacional, com interpretações expressivas pautadas por grande criatividade e desempenho técnico que têm vindo a cativar plateias na Europa, EUA, Ásia, Austrália e Nova Zelândia. Estudou piano, violoncelo e trompete desde os cinco anos de idade. Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian no Guildhall School of Music and Drama, onde estudou com David Corkhill (tímpanos e percussão) e Alan Hazeldine (direcção de orquestra), onde terminou a sua licenciatura com a distinção “Head of Department Award”. Como bolseiro do Centro Acanthes, estudou também com o percussionista Sylvio Gualda e mais tarde, em Londres, com o marimbista Leigh Howard Stevens. Seguiu também os cursos de direcção de orquestra de Emilio Pomàrico, na Accademia Internazionale della Musica em Milão. Aos 32 anos, já tocou, em estreia absoluta, mais de 80 obras e trabalha regularmente com prestigiados instrumentistas, orquestras e compositores. Os quais incluem a cravista Elisabeth Chojnacka, os pianistas Valentina Lisitsa, Michael Houstoun e Artur Pizarro, os quartetos Arditti, Tokyo, Shanghai, Chilingirian, New Zealand e Latinoamericano, os compositores Steve Reich, James Dillon e Emmanuel Nunes. Proximamente, irá realizar a estreia mundial, com a Los Angeles Philharmonic, do novo concerto para percussão de Peter Lieberson, obra co-encomendada pela Orquestra Gulbenkian; a estreia absoluta do novo concerto para percussão de Christian Lindberg com a Helsinki Philharmonic, com digressões subsequentes e a gravação da obra com a Swedish Chamber Orchestra e a Leipzig Radio Symphony Orchestra; a estreia da nova obra concertante de João Pedro Oliveira com a Orquestra de la Comunidad de Madrid; a estreia do novo concerto para marimba e orquestra de John Psathas; e a estreia de um novo quinteto de Akira Nishimura, na Europa e no Japão, com o Arditti Quartet. Pedro Carneiro grava regularmente para as etiquetas ECM Records, Zig-Zag Territoires e Rattle Records. A sua extensa discografia inclui discos a solo, música de câmara, assim como gravações de concerto com diversas orquestras: Seattle Symphony Orchestra, New Zealand Symphony Orchestra, Estonian National Symphony Orchestra, entre outras. É maestro titular da Orquestra de Câmara Portuguesa - a orquestra em residência no Centro Cultural de Belém.
Homenagem ao Maestro José Branco (Loulé) - PARABÉNS

Orquestra de Sopros da EPABI apresentou-se ontem em Concerto
quarta-feira, maio 21, 2008
III Estágio da Banda Sinfónica da Covilhã - 1º MasterClass Covilhã 2008 - ABRIRAM AS INSCRIÇÕES!


Name: Email: Comments:No espaço em branco devem incluir a seguinte informação : Instrumento: Idade: Morada: Contacto: número (s) de telemóveis; Habilitações Literárias: Indicar o ano que frequentam na Escola; Habilitações Musicais: Grau de Conservatório ou ano na Escola Superior; Nome do professor de Instrumento: Precisa de Viagem Para o Porto: sim ou não?Número de noites extras: Indicar se quer dormir no domingo e/ou na sexta. TODA A INFORMAÇÃO SOBRE o ESTÁGIO disponível no Documento: http://bandadacovilha.weebly.com/uploads/1/1/6/0/11602/iii_estagio_bsc_2008_-_todas_as_informacoes.pdf
terça-feira, maio 20, 2008
Concerto - Orquestra de Sopros - EPABI
Covilhã - A 14ª Feira Nacional de Artesanato começa amanhã


URBI@ORBI: Arte para angariar fundos

Pinhel - Bandas Filarmónicas em Concerto
segunda-feira, maio 19, 2008
Reportagem: II Encontro de Coros Belo Coro - Festa Bonita!
Subscrever:
Mensagens (Atom)