quarta-feira, setembro 26, 2012

Covilhã - Banda da Covilhã Comemora Dia Mundial da Música - Dia 1 de OUT - 18:30 - sede - Entrada Livre

A Banda da Covilhã e a sua Escola de Música assinalam mais uma vez o Dia Mundial da Música – Dia 1 de Outubro, segunda-feira. Do programa das comemorações fazem parte o lançamento do caderno musical “O Pautinha” que será disponibilizado a todos os alunos, bem como uma sessão de abertura do ano lectivo pelas 18:30 no Salão de Recitais na sua sede social, sito na Avenida Frei Heitor Pinto, N. 1-7, frente ao Jardim Público aberto ao público e com entrada livre. Do programa fazem parte a apresentação do novo Director pedagógico, maestro Luís Clemente, corpo docente e ainda um momento musical com a participação do professor de tuba, Vítor Silva e do professor de Clarinete, Patrick Ferreira. Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã - Sempre sobe o lema “Onde a Música Inspira os Mais Novos”, estão já a decorrer as matrículas para o próximo ano lectivo. A oferta é vasta e diversificada e para todas as idades. Desde Música para Bebés, Música em Movimento (dos 3 aos 5 anos); Formação Musical e Instrumental (a partir dos 6 anos de idade), Flauta, Oboé, Clarinete, Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone, Eufónio, Tuba e Percussão. Ao mesmo tempo possibilita a integração nas várias classes de conjunto, ensambles, orquestra 1ºs Sons, orquestra juvenil, banda e muito mais.

Festival da Cherovia Foi um SUCESSO! Obrigado a Todos!










Ano após ano, o Festival da Cherovia ganha forma a afirma-se no contexto regional e nacional. Ao longo das últimas edições foram milhares os visitantes que por ele passaram, saboreando e descobrindo a cherovia. A 5ª edição do certame não foi excepção, e foram mais de 10.000 visitantes que passaram pelo Jardim Público da Covilhã. No sábado à noite a multidão foi tanta, que em menos de 1 hora foram consumidos 200 kg de cherovia frita! Não é novidade para ninguém que a Cherovia é um produto da Covilhã e do seu concelho, com fortes raízes e tradições associadas ao seu cultivo e consumo. Hoje mais do que nunca, podemos afirmar que a Covilhã é a Capital Nacional da Cherovia. O Festival mais uma vez foi evento que marcou a agenda gastronómica da região, a agenda agrícola, manteve a tradição, promoveu cultural através do trabalho de mais de 500 artistas e divulgou a cherovia a as suas receitas junto dos mais novos. A 5ª Edição do Festival da Cherovia, decorreu de 20 a 23 de Setembro no Jardim Público da Covilhã. Teve como novidades as gomas de cherovia, os doces, e uma panóplia de pratos que rapidamente se esgotaram. O festival além da grande divulgação gastronómica, deu destaque destaque às tradições, como jogos populares, bailes e o folclore da região. A Covilhã e o seu Concelho são de facto uma região privilegiada, e como tal o festival mais uma vez atraiu muita gente curiosa sobre a cherovia e serviu de montra do melhor que temos em termos gastronómicos e culturais. Uma organização da Banda da Covilhã, Desertuna e Covilhã Eventos com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã – Cidade 5 Estrelas.

terça-feira, setembro 25, 2012

Amigos da Banda presentes no 5º FESTIVAL da Cherovia












Mais uma vez os AMIGOS da Banda da Covilhã estiveram presentes! Bem hajam!

Amigos da Banda da Covilhã presentes na Feira de Trocas e Baldrocas de S. Martinho - Ponte Mártir-in-Colo











Este post já vem um pouco atrasado, mas não podiamos deixar passar mais um evento onde estivemos presentes. A feira Trocas e Baldrocas, uma organização da Freguesia de S. Martinho, que decorreu nos dias 8 e 9 de Setembro e que foi um sucesso. Parabéns à organização. Obrigado aos Amigos da Banda da Covilhã.

quinta-feira, setembro 13, 2012

5º Festival da CHEROVIA - De 20 a 23 SET na Capital Nacional da Cherovia: COVILHÃ! A Não perder!

Ano após ano, o Festival da Cherovia ganha forma a afirma-se no contexto regional e nacional. Ao longo das últimas edições foram milhares os visitantes que por ele passaram, saboreando e descobrindo a cherovia. Não é novidade para ninguém que a Cherovia é um produto da Covilhã e do seu concelho, com fortes raízes e tradições associadas ao seu cultivo e consumo. Hoje mais do que nunca, podemos afirmar que a Covilhã é a Capital Nacional da Cherovia. Podemos resumir o Festival como um projecto gastronómico, agrícola, da tradição, cultural, educacional e pedagógico. Um festival que visa não só a promoção e divulgação das nossas tradições, mas por outro lado associa também a promoção de produtos da Covilhã, artistas da Covilhã e seu concelho em estreita colaboração com o comércio onde se realiza o festival.
A 5ª Edição do Festival da Cherovia, terá lugar de 20,21,22,23 (quinta-feira a domingo) de SETEMBRO no Jardim Público, um local bem no centro da bonita cidade da Covilhã. O festival além da grande divulgação gastronómica, este ano terá também em destaque as tradições e o folclore da região. A Covilhã e o seu Concelho são de facto uma região privilegiada, e como tal queremos que o Festival seja uma montra do melhor que temos em termos gastronómicos e culturais. Este ano, e à semelhança das edições anteriores, a participação dos mais novos é sempre encorajada. O desafio para esta 5ª edição passa por participarem no concurso gastronómico, onde cada turma (infantários e 1º ciclo da cidade e concelho da Covilhã) escolhe uma receita elaborada por uma família. As categorias são: Entradas, Sopas, Prato Principal e Sobremesas. A votação e apreciação dos pratos terão lugar no domingo, dia 23 a partir das 15:00 no recinto do Festival. Uma organização da Banda da Covilhã, Desertuna e Covilhã Eventos com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã – Cidade 5 Estrelas.
A Cherovia é uma RAIZ que tem a forma de uma cenoura, a cor do nabo e sabe a anis. O seu sabor é uma mistura de ambos os legumes, mas mais acentuado e até adocicado. É um sabor único e extremamente agradável. A cherovia, chirívia, cherivia, cheruvia ou pastinaga (Pastinaca sativa) é uma raiz que se usa como hortaliça, relacionada com a cenoura, embora mais pálida e com sabor mais intenso do que esta. O cultivo remonta a tempos antigos na Eurásia: antes do uso da batata, a cherovia ocupava o seu lugar. Em Portugal, é cultivada na região da Serra da Estrela. Foi identificada cientificamente em 1837. VALOR NUTRITIVO em 100g: Glúcidos: 19 g - 55 kcal, 230 kJ - Fósforo: 360 mg -Fibra: 2g - Ferro: 0,7 mg - Sódio: 12 mg - Potássio: 541 mg - Vitamina A: 30,0 UI - Tiamina: 0,08 mg - Riboflavina: 0.09 mg - Niacina: 0,2 mg - Vitamina C: 16 mg
PROGRAMA
Quinta-feira – Dia 20 SETEMBRO
19:00 – Abertura do Recinto e das Tasquinhas
21:30 –
Toca a Bombar de Cantar Galo
Encantatuna
C’a Tuna aos Saltos
Desertuna
Arraial Popular
Sexta-feira – Dia 21 SETEMBRO
19:00 – Abertura do Recinto
21:30 –
Bombos e Pifaradas de Álvaro Pessoa – Unhais da Serra
Dança em Movimento do GIR do Rodrigo
Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio
Duo Musical “Woodworks”
Banda Fevo
Sábado – Dia 22 SETEMBRO
13:00 – Abertura do Recinto
15:00 –
“Show Cooking”
Grupo de Danças e Cantares da Vila do Carvalho
Grupo de Cantares a Lã e a Neve
21:30 –
Grupo de Danças de Salão do GIR do Rodrigo
Trovador da Beira
Arraial Popular com o Trio Musical João Clara e Irmãs
Domingo – Dia 23 SETEMBRO
13:00 – Abertura do espaço
15:00 – Concursos – Entradas – Sopas – Prato Principal – Sobremesas – “Peso mais Pesado” – “A + Comprida” – “A + Ergonómica”
– Os Turistas – Grupo de Cavaquinhos
– Tantos e + 1 – Grupo de Música Tradicional Portuguesa
– Entrega de Prémios e oferta à população dos pratos a concurso.
19:00 - Encerramento do FESTIVAL!

quinta-feira, setembro 06, 2012

Novos Alunos na UBI - Bem Vindos! És Músico? Programa Especial de Recepção Musical - Dias 29-30 SET

Endereçamos as Boas Vindas a todos os novos estudantes à Universidade da Beira Interior - Covilhã no ano lectivo 2012-2013. Sabemos que muitos de vocês são músicos(as). Temos um mundo à vossa espera! Informa-te! Vem conhecer a Cidade, a Música, as Pessoas! Programa especial de recepção MUSICAL - Dias 29-30 SETEMBRO- Informa-te e Inscreve-te!

Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã – MATRÍCULAS para o próximo ano LECTIVO Abertas – Todos os dias úteis das 14:00 às 20:00 na SEDE

As Matrículas para o próximo ano lectivo 2012-2012 da nossa Escola de Música já se encontram abertas. Devem dirigir-se à secretaria da Escola, que fica na sede na Avenida Frei Heitor Pinto, Jardim Público todos os dias úteis entre as 14:00 e às 20:00! Informe-se! Banda da Covilhã – Onde a Música Inspira os Mais NOVOS! CONTACTOS: bandadacovilha@gmail.com 
Telemóvel: 960119969 - moche; 916929433 - extravaganza; telefone: 275335693