quinta-feira, março 31, 2011

Amanhã - Recitais - Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã - 21:00 - Salão de Recitais (Sede).

Decorrem amanhã, sexta-feira, dia 1 de Abril os Recitais de Instrumento do 2º período no Salão de Recitais na sede da Banda da Covilhã, Av. Frei Heitor Pinto, N5, ao Jardim Público a partir das 21:00h. Várias classes vão "pisar" o palco pela 1ª vez. No recital participarão as Classes de: Flauta, Prof. Rui Sousa; Clarinete - Professores Bruno Silva, Paulo Bernardino e Alain Rosa; Saxofone - Prof. Hugo Leite; Trompete - Prof. João Rodrigues; Trompa - Prof. Ricardo Conde; Trombone - Prof. José Cardoso e Percussão - Prof. Ivo Narciso, Prof. Pedro Amaral. Acompanha ao piano o aluno da EPABI André Medeiros no âmbito da sua disciplina de Formação em Contexto de Traballho. A Escola de Valores e Talentos da Banda da Covilhã conta com mais de 100 alunos matriculados, sendo que neste recital participarão cerca de 40 alunos de todas as classes de instrumento.

Fundão: Moazz de Abril com "Paleka Septeto" Sábado - Dia 2 ABR 22:00h

No dia 2 de Abril, "A Moagem", no Fundão, recebe mais uma edição do Moazz, desta feita com a presença de um septeto liderado pelo baterista Paleka. Paleka Speteto "A Banda do Chapeleiro Louco" - Paleka - bateria; Tomás Pimentel - trompete e fliscorne; João Vaz - saxofone - Guida Costa - trombone e voz; Fausto Ferreira - piano; Zeca Neves - baixo; Pedro Jorge - percussão e voz. Paleka é um veterano da música portuguesa, com carreira desde a década de 70. Iniciou-se no Jazz sob a influência de Villas-Boas, estudando no "Luisiana" e no "Hot Club de Portugal".Neste concerto surge acompanhado por parceiros de longa data, todos eles/elas músicos conceituados da cena jazz nacional. A Não perder. Custa 1,0€.

Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã - Classe de OBOÉ já a funcionar.

A Classe de Oboé, foi criada na Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã, desde o início do projecto pedagógico da Escola. Tendo a Banda da Covilhã um oboé, instrumento particular em termos de execução, uma vez que é de palheta dupla, nem sempre foi fácil encontrar alunos com disponibilidade para a aprendizagem deste instrumento musical. Felizmente na semana passada a Classe começou a funcionar na nossa Escola com uma aluna, sob a orientação de Sofia Torgal. Á nossa aluna desejamos, empenho e dedicação e que na audição de Verão seja já um presença. O OBOÉ: O oboé é um instrumento musical de sopro de palheta dupla da família das madeiras. O corpo do oboé é feito normalmente de madeira (ébano, jacarandá) e tem formato ligeiramente cônico. Tem uma palheta dupla. O músico que toca o oboé é denominado "oboísta". O oboé é considerado um dos instrumentos de sopro de técnica mais difícil (requer a respiração diafragmática), para tanto requer um controle apurado do volume de ar expirado com o uso da respiração diafragmática, para produzir a nota com a pressão necessária. Coloca-se a extremidade da palheta dupla entre os lábios, retraindo-os levemente para dentro da boca sem tocar nos dentes. O instrumentista deve manter um sopro contínuo entre as duas extremidades da palheta dupla, colocando-as assim em vibração, uma contra a outra (da mesma maneira que as bordas de uma folha dobrada vibram quando apertadas entre os dedos e sopradas). A vibração das duas canas coloca a coluna de ar existente dentro do oboé também em vibração, produzindo assim o som das notas musicais.

Cherovia e Pastel de Molho da Covilhã em Destaque no programa: Provar Portugal – Geografia do Turismo Gastronómico

O presidente da Confraria da Pastinaca (Cherovia) e do Pastel de Molho da Covilhã, Prof. Eduardo Cavaco foi um dos convidados do programa “Provar Portugal” sobre a gastronomia da Beira Baixa. Em destaque a Cherovia e o Pastel de Molho da Covilhã. A tradição, as receitas, a origem, o cultivo, etc., foram alguns dos temas em cima da mesa. As gravações tiverem lugar, ontem, dia 24 de Março em Castelo Branco, no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior. Este é um programa produzido pela Mandala para RTP. O programa estreia brevemente na RTP1, estando prevista a sua transmissão ao domingos à tarde. MAIS INFORMAÇÃO sobre o programa: O Turismo de Portugal apresentou o programa “Prove Portugal” que pretende promover a gastronomia portuguesa, enquanto produto turístico a nível nacional e além-fronteiras. Uma das primeiras iniciativas realizadas foi o lançamento de um sítio da Internet (www.proveportugal.pt) dedicado ao mundo da gastronomia nacional com informações sobre vinhos, pratos e produtos regionais, receitas seleccionadas por diferentes “chefs” portugueses, uma agenda com eventos de Norte a Sul do país, artigos sobre a gastronomia tradicional e contemporânea, selecção dos melhores restaurantes, notícias, e guias gastronómicos. In: http://www.destinoseviagens.com/

quarta-feira, março 30, 2011

Covilhã - Conservatório Assinala 50 ANOS! Muitos Parabéns!

Nos últimos cinquenta anos passaram pelo Conservatório Regional de Música da Covilhã milhares de personalidades: - alunos, professores, sócios do Orfeão da Covilhã, espectadores de incontáveis actividades culturais realizadas -, em suma, amigos, gentes da Covilhã e da região que durante meio século, cada um no seu “papel” contribuiram para que o Conservatório fosse, e continue a ser, uma das Instituições mais prestigiadas da Covilhã. Também entre aqueles que frequentaram o Conservatório, em particular os antigos alunos (primária, música e dança) foram por certo criadas relações de amizade que, em muitos casos, o destino e as “voltas” da vida lhes impediu de manter e, quiçá, de reforçar. Para além de comemorar o 50º aniversário, o Conservatório, pretende proporcionar no dia 5 de Junho um encontro/convívio entre amigos que frequentaram as suas Escolas e que, em muitos casos, poucas vezes se têm encontrado. Nota: pedido de informações/inscrição para o mail: conservatorio50anos@gmail.com A Banda da Covilhã, parceira do Conservatório Regional de Música da Covilhã agradece o CONVITE e endereça as suas maiores felicitações pela passagem e comemoração do 50º Aniversário. Muitos Parabéns!

Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã - Classe de TUBA já a funcionar.

A Classe de Tuba, foi criada na Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã, desde o início do projecto pedagógico da Escola. Sendo a Tuba um instrumento particular em termos de dimensão, nem sempre foi fácil encontrar alunos com estatura e disponibilidade para a aprendizagem deste instrumento musical. Felizmente na semana passada a Classe começou a funcionar na nossa Escola com dois alunos, um em contra-baixo (tuba mais pequena) e outro em tuba sob a orientação de Vítor Silva. A Escola tem disponível outra tuba, pelo que se estiver aí alguém interessado desse lado, entre em contacto connosco. Aos nossos alunos desejamos sorte, empenho e dedicação.
A TUBA: A tuba é um instrumento musical de sopro da família dos metais. Consiste num tubo cilíndrico recurvado sobre si mesmo e que termina numa campânula em forma de sino. Dotado de bocal e de três a cinco pistões, possui todos os graus cromáticos. Desde o seu aparecimento, na primeira metade do séc. XIX, logo foi incorporado nas orquestras sinfónicas. TIPOS de TUBA: As Tubas, independente de seus tipos, podem possuir pistões ou rotores (válvulas), que abrem e/ou fecham tubos metálicos e forma a alterar a cirulação do ar advindo do sopro e consequentemente alterar a sonoridade. As válvulas são encontradas com mais frequência em Tubas grandes e profissionais e facilitam a troca rápida de notas em músicas que exigem agilidade. Os Tubas menores normalmente são utilizados por aprendizes. A maioria das Tubas podem possuir 3 ou 4 pistões ou rotores. O 4o. pistão é utilizado para facilitar ao músico adicionar uma oitava mais grave em seu repertório.

terça-feira, março 29, 2011

Porto - Estágio Orquestra de Sopros & Percussão 11-15 ABR

A Banda Sinfónica Portuguesa & Academia de Música de Costa Cabral vai realizar um Estágio Orquestra de Sopros & Percussão a decorrer do dia 11 a 15 de Abril de 2011, terá como direcção os maestros Francisco Ferreira e José Rafael Pascual Vilaplana. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até ao dia 2 de Abril de 2011. IN: http://www.bandasfilarmonicas.com

segunda-feira, março 28, 2011

“Desafios da Música na Idade Maior” – Seminário na Universidade Sénior de Moura pelo Director Artístico da Banda da Covilhã – Eduardo Cavaco

Decorreu no passado sábado, dia 26 de Março de 2011 na Adega da Mantana, em Moura, um seminário no âmbito do plano de actividades da Universidade Sénior de Moura. O orador convidado foi o mourense José Eduardo Cavaco, Director Artístico da Banda da Covilhã e o título do seminário foi “Os Desafios da Música na Idade Maior” – Uma actividade com breve exposição do tema, actividades práticas em pequenos grupos, partilha de saberes e conclusão. Na mesa contou ainda com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Moura, Maria José Fialho, Inês Gonçalves e uma aluna em representação dos alunos desta prestigiada universidade.

Porto - Curso Nacional de Direcção de Banda com Rafael Vilaplana 13-17 ABR

Uma organização da Banda Sinfónica Portuguesa. Mais info em: info@bandasinfonicaportuguesa.com ou 91 974 00 62.

Covilhã - Troca de Palavras - OVNIS na Serra da Estrela e Gardunha! Quinta-feira - Dia 31

Na Quinta-dfeira, dia 31 de Março, pelas 21:30 horas, a Câmara Municipal da Covilhã promove na Biblioteca Municipal, uma TROCA de PALAVRAS COM LUÍS APARÍCIO, subordinada ao tema OVNILOGIA: OS MUNDOS INTRATERRENOS EM PORTUGAL. O Director da Associação de Pesquisa de OVNIs, Luís Aparício, irá comentar diversas experiências pessoais sentidas em muitos locais do País, que a Associação registou ao longo de cinco anos, nomeadamente as misteriosas luzes da Gardunha, de que tanto se ouve falar.

sexta-feira, março 25, 2011

Banda da Covilhã com 5 Actividades Pedagógicas nas Próximas 2 Semanas! A Não perder!

A Banda da Covilhã, e a sua Escola de Música, Valores e Talentos no âmbito do seu plano pedagógico e de actividades tem programado para as próximas duas semanas cinco actividades da maior relevância. A formação com base sólida para o futuro da Banda da Covilhã representam desde sempre a sua maior aposta.
1ºs SONS – “A Selva” - No domingo dia 3 de Abril terá lugar mais uma sessão (a 3ª) do projecto 1ºs SONS - Música para bebés com início às 10:30. Numa sequência de acontecimentos, na 1ª sessão foi abordada a concepção, o nascimentos e os primeiros vocalizos, quer do bebé, que do contacto com os pais e os instrumentos musicais. Já na segunda sessão teve lugar a festa do 1º aniversário e para esta terceira sessão o tema será a SELVA. O instrumento convidado: a percussão com toda a panóplia de sons e instrumentos. O projecto conta já com 20 participantes distribuídos em dois grupos.
Férias Fá-Sol-Lá – Especial Páscoa - 9-10-11-12 Abril. As férias Fá-Sol-Lá tiveram início no verão de 2010. Um projecto que tem por objectivo prática instrumental de conjunto, reforçada com um programa mais intensivo. Esta edição especial terá lugar na sede da banda da Covilhã, com início a 9 de Abril até ao dia 12 de Abril, entre as 10:00 e as 18:00 com inscrição gratuita. Nos dias 9-11 e 12 estágio de orquestra juvenil com concerto no dia 12 às 21.30 no grande auditório da faculdade de Ciências da Saúda inserido num Sarau Cultural promovido pelo MedUBI. No dia 10 estágio da banda juvenil com aula prática na rua a partir das 15:00 se o tempo o permitir.
MasterClass de Flauta -11-12 Abril - A Banda da Covilhã organiza nos dias 11 e 12 de Abril (Férias da Páscoa) um MasterClass de Flauta Transversal. O orientador do curso será o Prof. Simão Francisco. O preço da propina é de 20,00€. Informações/inscrições através do mail: bandadacovilha@gmail e/ou 914905596. Inscrições até aod ia 7 de Abril.
Recitais de Instrumento – 1 Abril (é verdade) - Decorre na sede da Banda da Covilhã, na próxima sexta-feira, dia 1 de Abril, pelas 21:00 os recitais de instrumento das classes de: Flauta, Clarinete, Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone e Percussão. O evento marca a componente de avaliação em palco do 2º período. Terá lugar no Salão de Recitais na sede da Banda da Covilhã e é aberto a todo o público.
“Noites no Museu” – Museu de Arte e Cultura - Covilhã - Quinta-feira, dia 7 de Abril, participação da Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã. 21:30 com entrada Livre.

Ontem fomos ao Teatro - "Sopa de Pedra" - No âmbito do 15º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior.

"SOPA DA PEDRA", foi o título da peça que o Chão de Oliva - centro de difusão cultural em Sintra, apresentou ontem à noite no teatro cine da Covilhã, no âmbito do 15º ciclo de teatro universitário da Beira Interior. Um peça hilariante, apresentada com grande profissionalismo, interactiva com o público e muito divertida! Parabéns! Hoje o ciclo continua com "REDE NA REDE" - É o título do espectáculo para esta noite,sexta-feira dia 25 Março, pelas 21:30H, que sobe palco do teatro cine da Covilhã. "Rede na Rede" é uma criação que explora o mundo das redes sociais, como o Facebook. Segue-se ainda esta noite: "Empatia", espectáculo apresentado pelo Espaço de Dança da Universiade de Santiago de Compostela.

Covilhã - Hoje - Três Tertúlias na Cidade: GER Campos Melo (15:30) - UBI e Académico Penedos Altos (21:30)

No GER Campos Melo, a Xícara das 5 deste mês tem como tema "A Sexualidade na Adolescência". Conta com a presença dos alunos das escolas da cidade da Covilhã, e alguns especialistas na matéria. O debate terá início às 15h30, hoje dia 25 de Março de 2011, no salão de festas. Já à noite, o tema Educação será debatido no CCD Académico dos Penedos Altos na rubrica "Encontros do Académico" pelas 21:30. Também pelas 21:30 terá lugar no auditório das sessões solenes da UBI (Pólo I), a conferência quaresmal pelo Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz - Reitor da Universidade Católica Portuguesa com tema: "A Crise Social e os Desafios à Consciência Cristã". A Banda da Covilhã agradece os CONVITES.

quinta-feira, março 24, 2011

Covilhã - Tinturaria - Exposição "Instrumentos Musicais Chineses" - 5 a 30 ABR - A Não Perder!

Uma extraordinária exposição que apresenta dezenas de réplicas de instrumentos tradicionais chineses desde os séculos X e III a.C. até aos tempos da dinastia Qing. A beleza e diversidade dos instrumentos de cordas, sopro e percussão construídos e trabalhados em osso, pedra, madeira, bambu e terracota revelam a riqueza da música chinesa e as suas profundas relações com os mundos indiano, iraniano e da Ásia Central. Uma exposição com a organizada conjunta entre a Câmara da Covilhã e da Embaixada da República Popular da China em Portugal.

quarta-feira, março 23, 2011

Aveiro: Orquestra Filarmonia das Beiras - Concerto da Primavera - Dia 25 MAR

No próximo dia 25 de Março, pelas 21h30, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, a Orquestra Filarmonia das Beiras, em conjunto com o Coro do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro, apresenta CONCERTO DA PRIMAVERA. A Banda da Covilhã agradece o CONVITE.

Simão Francisco - Prof. de Flauta responsável pelo MasterClass - 11-12 ABR - Banda da Covilhã

Simão A. A. Francisco - Natural de Tomar, iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade no Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, na Classe de Flauta Transversal da Prof. Sofia Cosme. Em 2006 ingressa na ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto - na Classe de Flauta, onde trabalhou primeiramente com o Prof. Paulo Barros e mais tarde com a Prof. Raquel Lima (com a qual terminou o curso). Obteve formação com flautistas como Nuno Inácio, Sthephanie Wagner, Olavo Barros, Vasco Gouveia, Catherin Rawdon, Vera Morais, entre outros. Colaborou com Orquestras como Sinfonieta da Esmae, Orquestra de Câmara da Gulbekian (Braga), Momento Perpetuum, Orquestra de Sopros dos Templários, Verão Amizade e Estágio da Banda Sinfónica da Covilhã, no qual foi chefe de naipe convidado em 2010. Nestes agrupamentos trabalhou com prestigiados maestros, entre os quais, Alberto Roque, Jean-Sebastien Berreau, Bruno dal Bom, Yuri Nasushkin, Martin André, Jouke Houekstra, Erik Janssen, António Saiote, Reinaldo Guerreiro e Nuno Leal. Desenvolve actividade enquanto maestro, sendo presentemente maestro da Banda Filarmónica Penelense e do Ensemble de Sopros do Conservatório Regional de Coimbra, tendo sido maestro convidado no II Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão de Mação (Escola Firmação) e no musical «West Side Story» sob a organização da OUREARTE. Presentemente tem em mãos projectos como o II Estágio Orquestra do Instituto Jovens Músicos (Caranguejeira), III Estágio de Orquestra de Sopros de Mação e o musical «Pirantes of Penzance» (OUREARTE). Colaborou com a Classe de Composição da Esmae, com a qual estreou várias obras de compositores portugueses. No que toca a música de câmara, formou o Duo Rime Libere com o guitarrista Nuno Pinto e foi membro fundador do FlatterFlute Quarteto» com os flautistas André Ramos, Tiago Martins e Ligia Silva. Mantem actividade a nível da improvisação e critiavidade musical, obtendo formação com António Augusto Aguiar e Etiene Lamaison. Integra o corpo docente da OUREARTE (Escola de música e artes de Oúrem), do Conservatório Regional de Coimbra e da Escola de Música Canto Firme de Tomar.

Beja - 9º Curso para Instrumentistas - Sopros e Percussão - 11-14 ABR

O Conservatório Regional do Baixo Alentejo realizará, no período de 11 a 14 de Abril de 2011 o 9º Curso para Instrumentistas. O Maestro será Carlos Marques. Mais INFO: CRBA - Beja
geral@crba.edu.pt 284 312 880.

terça-feira, março 22, 2011

Nespereira – Cinfães - Ciclo de Concertos - Domingos Musicais - 27 MAR - 3 e 10 ABR

Centro Recreativo e Cultural de Nespereira - Banda Marcial de Nespereira, através da sua Escola de Música, organiza um Ciclo de Concertos, a decorrer nos dias 27 de Março, 3 de Abril e 10 de Abril, no Salão Paroquial, em Santa Marinha, freguesia de Nespereira – Cinfães. Mais info clique no CARTAZ. http://domingosmusicais.blogspot.com/ A Banda da Covilhã agradece o CONVITE.

Rádio Cova da Beira - "CONCERTO DE PRIMAVERA NA COVILHÃ"



A igreja de São Francisco foi pequena para albergar todos aqueles que quiseram assistir à quinta edição daquela iniciativa organizada pela banda da Covilhã. Uma ocasião que foi ainda aproveitada pela instituição para entregar a António Moreira, antigo presidente da direcção, o diploma de sócio honorário aprovado por unanimidade na última assembleia geral, pelo contributo na aquisição de instrumentos e dum novo fardamento para os músicos. Em declarações à RCB, o presidente da direcção da banda covilhanense não escondia a sua satisfação "foi muito bom ter a igreja cheia numa tarde primaveril e em que pudemos apresentar peças de vários compositores conhecidos mundialmente; é um sinal que o nosso trabalho está a ser reconhecido e isso deixa-nos satisfeitos". Para mais tarde vai ficar a entrega do titulo de sócio honorário à câmara da Covilhã e a atribuição das “Lira de Ouro” da banda a Carlos Pinto. José Eduardo Cavaco refere que "houve um imprevisto que inviabilizou que essa entrega pudesse ser feita; de qualquer forma vamos entregar essas disntições numa próxima iniciativa da banda". Em declarações à RCB, António Moreira confessa ter ficado muito sensibilizado com esta homenagem "sinto-me muito orgulhoso com esta distinção uma vez que na medida do possível tenho tentado apoiar as actividades da banda; recordo que não foi fácil manter viva a instituição depois do incêndio que consumiu a sua antiga sede mas o mais importante é ver a vitalidade que ela tem nos dias de hoje". A assistir ao concerto esteve o vereador com o pelouro da cultura na autarquia covilhanense, que também vai receber a “Lira de Ouro” da banda. Uma distinção que Paulo Rosa partilha com toda a equipa do departamento que dirige "naturalmente que fico orgulhoso com essa distinção, mas ela resulta do trabalho de toda uma equipa e não de apenas uma pessoa". IN: http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/

Covilhã: Teatro das Beiras - Dia 24 MAR - 4 Parede - “Subterrâneos de Alice” 21:30

"Subterrâneos de Alice”, uma criação da Quarta Parede, estreia no dia 24.Março.2011 [quinta-feira] e estará em cena até dia 2.Abril.2011 [exceto dia 28.Março], no Auditório do Teatro das Beiras [Covilhã], às 21h30. “Subterrâneos de Alice” parte da obra “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll. É um espetáculo de teatro de objetos/multimédia, com direção de Sílvia Ferreira, dirigido ao público em geral a partir dos 12 anos. A Banda da Covilhã agradece o CONVITE.

Covilhã - Sábado - Dia 26 de MARÇO - Hora do Planeta - Apague as Luzes! 20:30h

A Câmara da Covilhã, consciente do problema das alterações climáticas, deliberou na sua reunião de 04/02/2011, anuir a iniciativa "Hora do Planeta", determinando o desligar de todas as luzes interiores e exteriores dos edifícios e monumentos emblemáticos da cidade, e convidar a população do concelho a desligar as luzes das suas residências, no próximo dia 26 de Março de 2011, entre as 20H30 e as 21H30.

Palmela - Masterclass de Trompa com Ricardo Matosinhos - 15-16 ABR

Nos próximos dias 15 e 16 de Abril de 2011 decorrerá no Conservatório Regional de Palmela uma Masterclass de Trompa, orientado por Ricardo Matosinhos. Valor das inscrições: *Participante interno € 45 - *Participante externo: € 60 - *Ouvinte interno: Gratuito - *Ouvinte externo: € 20. INFO: Telef: 212 350 235 - Email: crp@sfh.pt - Telef: 212350235.

Sede da Banda da Covilhã - Horta Pedagógica e Jardim das Pautas - 2ª Fase Concluída!



Um projecto da Comissão de Pais da Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã, a Horta Pedagógica da Banda da Covilhã conjuntamente com o Jardim das Pautas começam a ganhar forma. Numa primeira fase, foi a limpeza e a remoção do lixo. No passado sábado, foi tempo de traçar as linhas, plantar a sebe, duas cerejeiras, produtos hortícolas e flores. Mais um contributo para o embelezamento da nova sede. A Direcção mais uma vez agradece a todos os pais presentes. No próximo dia 2 de Abril haverá novas actividades.

Manteigas - III Festival de Bandas Filarmónicas - Sábado - 26 Março - 16:00

III Edição do Festival de Bandas - Manteigas 2011 organizado pela Filarmónica Popular Manteiguense - Música Nova, tendo como convidadas a Filarmónica do Crato e a Sociedade Musical e Desportiva de Caneças. Está previsto para as 16h00 a recepção das Bandas convidadas no jardim da entrada da vila. De seguida, realizar-se-à um desfile pelas principais ruas de Manteigas e recepção das Bandas participantes no Edifício dos Paços do Concelho. Às 21h00, no Auditório do Centro Cívico de Manteigas, terão lugar os Concertos pelas Bandas participantes. A Banda da Covilhã agredece o CONVITE.

segunda-feira, março 21, 2011

Grande Reportagem: Banda da Covilhã - V Concerto de Primavera - Igreja Repleta e a Grande Festa da Música: "“Fico mais Feliz a Tocar, do que a Rir”



Uma Igreja repleta foi a bonita moldura humana que assistiu ao V Concerto de Primavera pela Banda da Covilhã. Uma tarde primaveril com um sol radioso e uma temperatura convidativa levou centenas de covilhanenses, e não só, ao centro histórico da cidade, e em particular à bonita Igreja de S. Francisco que foi pequena, tal foi a afluência de público ao concerto.

Endereçado o convite ao Duque de Bragança, D. Duarte de Bragança, e não podendo estar presente, o concerto teve início com a leitura de uma mensagem enviado para o efeito:
Encarrega-me S.A.R., o Duque de Bragança, de enviar a seguinte mensagem à Banda da Covilhã, que poderá ser lida no decorrer do V Concerto de Primavera – Concerto Real: "Não me sendo possível aceitar o vosso tão simpático convite para estar na Covilhã no dia 20 de Março, mando-vos os meus mais sinceros votos de sucesso para a vossa tão interessante iniciativa! Há muito que tenho acompanhado, com alegria e admiração, a importância que a música de qualidade vem assumindo na vossa cidade. É fundamental dar à juventude a possibilidade de aprender a gostar de música, não tanto por considerações de ordem cultural, mas, sobretudo, pela influência que esta tem no desenvolvimento da nossa inteligência.Com os meus melhores agradecimentos, Dom Duarte, Duque de Bragança"
Com os melhores cumprimentos,Gabriela Quay, Secretariado de S.A.R. o Duque de Bragança

E logo os primeiros acordes se fizerem ouvir pelos mais novos. A Orquestra Juvenil “O Pautinha” da Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã pela Direcção Musical de Alain Rosa que interpretou dois temas: “Opening Move” de Patrick Verhaegen e “Excalibur” de James Swearingen. A Orquestra Juvenil “O Pautinha” surge na sequência da aprendizagem instrumental individual na Escola de Música como classe de conjunto. Reforça o trabalho de grupo, o companheirismo, sentimento de pertença e contribui fortemente para o futuro do projecto. Nesta classe, os alunos desenvolvem um programa pedagógico que passa por várias fases ao longo do ano lectivo. De uma forma geral procura-se que os aprendizes contactem com as diferentes linguagens, compositores, cores musicais para orquestras de sopros e percussão ao nível juvenil.
Num segundo momento, seguiu-se a Banda da Covilhã, onde foi feita a apresentação oficial do Director Artístico Adjunto, o maestro Luís Clemente e que dirigiu a Banda ao seu mais alto nível, com uma grande plasticidade e cor musical. Foram interpreatdos: York’scher Marsch de L. Beethoven, Tournament de Stephen Bulla, Pavane de G. Fauré, Marcha Turca de W.A. Mozart e Dança Húngara n5 de J. Brahms. A banda, foi fortemente aplaudida, pela magnífica interpretação, pelos momentos musicais únicos e pelo elevado nível musical e artístico com que presenteou o numeroso público.
Antes de terminar momento para a entrega do título de Sócio Honorário ao Sr.º António Moreira. O Diploma foi entregue pelo presidente da Assembleia geral da Banda da Covilhã, Sr António Peixoto Carrilho e uma salva pelos outros dois sócios honorários, Dr.º Luís Pimentel e a neta do Sr.º Paulo de Oliveira, Joana Oliveira. Momento de emoção e de grande significado. Entregues também, os Diplomas de 1ª saída com a Banda da Covilhã, pelo Sr.º vereador da cultura da Câmara Municipal da Covilhã, Sr.º Paulo Rosa a Helena Matias, na percussão e Manuel Valério no trompete. Manuel Valério que no decorrer desta semana quando chegou um dia casa, após um ensaio disse a seu pai: - pai, fico mais feliz a tocar, do que a rir!” São de facto estes momentos que marcam a história da música que acontece todos os dias na Banda da Covilhã. O V Concerto de Primavera terminou ao som das quatro estações de Vivaldi, sob a Direcção Artística de Eduardo Cavaco.
Curriculum Resumido do Maestro Luís Clemente
Luís Miguel dos Santos Clemente (n. Évora 1977). Inicia a sua formação musical ainda em jovem, na Banda Filarmónica Recreativa de Ferreira do Alentejo onde seria músico saxofonista por mais de 10 anos. Licenciou-se em Ciências Musicais e, mais tarde, também em Direcção de Orquestra de Sopros, pela Universidade Nova de Lisboa. Frequentou, com bolsa de estudo, a Universidad de Granada, Facultad de Filosofia y Letras, onde aprofundou estudos em diferentes áreas da musicologia, sempre com notas brilhantes. Em 2004 termina o primeiro Mestrado em Etnomusicologia pela Maryland University (EUA) efectuando estudos e trabalho de campo na Argentina, sobre música tradicional indígena nos Andes argentinos. Em 2008 ganha a bolsa de estudo da Fundación Caja Rural del Sur (Espanha), de melhor aluno da classe de direcção de orquestra e, prossegue os seus estudos em Itália, concluindo o seu segundo Mestrado em Direcção de Orquestra de Sopros, com o prestigiado Jan Cober. Actualmente é Doutorando na Universidade Nova de Lisboa em Musicologia, onde efectua estudos sobre a função, papel e método do Maestro. Desde 2000 que dirige profissionalmente, tendo trabalhado já com Orquestras de cordas, sopros e coros nacionais e estrangeiros. Dirige desde 2000 a BFR de Ferreira do Alentejo. Dirigiu entretanto a BBV da Póvoa de Santa Iria entre 2004 e 2007 e ainda a BF de Pragança durante 2009. Tem sido convidado a apresentar-se como maestro em diversos países, tendo trabalhado já várias orquestras, coros e bandas filarmónicas. (Orq. Sinf. Duna de Budapeste, Hungria; Orq. De Câmara da Univ. de Murcia, Espanha; Coro Universitário de Albacete, Espanha; Banda Sinfónica de Huelva, Espanha; Orq. Sinf. De Huelva, Espanha; Orq. Nacional da Moldávia; Banda Sinfónica de Daimiel, Espanha, Rundfunk Blasorchester de Leipzig, Alemanha; Banda Sinfónica Juvenil de Basileia, Suiça; Banda de Saló, Itália, Banda de trento, Italia, Banda de Bolzano, Italia, Banda de Bozen, Austria, Banda de Innsbruck, Austria), tendo também trabalhado como convidado e/ou integrado em projectos musicais, com a Banda os Amarelos de Moura, Banda de Castro Verde, Banda de S. Pedro do Corval, Banda Filarmónica de Serpa, Banda Filarmónica de Portel. Em 2010 foi um dos 16 finalistas apurados no prestigiado Concours de Jeunnes Chefs D’Orchestre em Dijon, França, num lote de mais de 400 candidaturas de todo o Mundo, alcançando um prestigiado 10º lugar na final. Em 2011 será o maestro convidado do prestigiado Estágio da Banda Sinfónica da Covilhã. Desde 2011 que é o Director Artístico Adjunto da Banda da Covilhã e Banda Sinfónica da Covilhã. Assumiu em Janeiro deste ano as funções de Maestro da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense.

sexta-feira, março 18, 2011

Domingo - V Concerto de Primavera - As 4 Estações de VIVALDI pela Banda da Covilhã! A Não perder!

É já no próximo domingo que a Banda da Covilhã celebra a chegada da PRIMAVERA, do bom tempo, da música, da cor, da alegria e da junventude. Nada melhor do que iniciar mais uma estação com Música. Uma tradição que já vai na sua quinta edição, sempre na Igreja Barroca de S. Francisco e que veio para ficar. Todos os anos congrega centenas de pessoas que não querem perder nenhum dos momentos dos Concertos. A Não perder - DOMIMGO, Dia 20 de Março pelas 16:00h na Igreja S. Francisco, que fica no Centro Histórico da Covilhã, no Jardim Público e em frente à sede da Banda da Covilhã.

Banda da Covilhã organiza MasterClass de Flauta Transversal- 11-12 de ABRIL - Prof. Simão Francisco

A Banda da Covilhã organiza nos dias 11 e 12 de Abril (Férias da Páscoa) um MasterClass de Flauta Transversal. O orientador do curso será o Prof. Simão Francisco. O preço da propina é de 20,00€. Informações/inscrições através do mail: bandadacovilha@gmail e/ou 914905596.

Covilhã - Semana Académica 2011 - Cartaz de 28 MAR a 2 ABR

Clique no Cartaz para Ampliar.

quinta-feira, março 17, 2011

V Concerto de Primavera da Banda da Covilhã - Associa-se o 1º Aniversário do Dia L - 20 de Março 2011 - Domingo

Para comemorar o aniversário do dia 20 de Março de 2010 - DIA L, no próximo dia 20 de Março de 2011 pelas 16 horas na Igreja de S. Francisco irá realizar-se o V CONCERTO DE PRIMAVERA - CONCERTO REAL, actividade inserida no âmbito do plano de actividades da Banda da Covilhã. O projecto Limpar Portugal é um movimento cívico que teve como principal objectivo, no dia 20 de Março de 2010, remover todo o lixo depositado indevidamente nos espaços verdes de Portugal. Neste sentido de forma a dinamizar o PLP no Concelho da Covilhã, constituído por 31 freguesias, foi criado o grupo CVL-Covilhã. Número de inscritos no Grupo CVL-Covilhã: 194 membros e participaram 335 pessoas de todas as gerações. Das 31 freguesias do Concelho da Covilhã 6 referiram não ter lixeiras e 7 não aderiram ao PLP. No dia 20 de Março de 2010 foram recolhidas nas freguesias, cerca de 85 toneladas de lixo. Esta foi uma acção de voluntariado, que contou com a colaboração, o apoio e a disponibilidade de indivíduos e organizações públicas e privadas. Assim, é importante mais uma vez salientar o papel de todos aqueles que se juntaram e acreditaram para que existisse esta acção. A Coordenadora Concelhia do Projecto Limpar Portugal - Covilhã - Maria do Rosário Martins.
P.S. A Banda da Covilhã é um dos membros da Covilhã e as primeiras reuniões tiveram lugar na sua sede social.

"O Meu 1º Ensaio" - Parabéns Helena e Manuel!



Já tradição nos últimos anos, damos destaque aos aprendizes que pela primeira vez vão a um ensaio. Nesta caso não é o primeiro mas, o terceiro. Damos as boas vindas à Helena Matias no naipe da Percussão e ao Manuel Valério no naipe das Trompetes, e claro uma palavra muito especial de agradecimento aos seus professores. Entrarão oficialmente para Banda no próximo dia 20 de Março – V Concerto de Primavera. Muitos Parabéns!

Covilhã - XV Ciclo de Teatro Universitário - Começa Hoje! - 17 a 27 de Março, pelas 21.30h, no Teatro-Cine da Covilhã

O Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior chega este ano à sua 15ª edição! Com organização a cargo do Teatr’UBI (Teatro Universitário da Beira Interior) e da ASTA (Associação de Teatro e Outras Artes), este evento decorrerá de 17 a 27 de Março, pelas 21.30h, no Teatro-Cine da Covilhã. O cartaz promete uma mostra de várias peças teatrais de grupos universitários e de companhias profissionais, oriundas de Portugal e Espanha, e incluirá a estreia da nova peça do Teatr’UBI/ASTA “Son(h)o Dor-mente” nos dias 17 e 18. No decorrer do Ciclo, no espaço do Teatro-Cine também, poderá contar com o habitual “mercado negro”, uma espécie de feira, onde encontrará de tudo um pouco, novo ou usado, que há tanto procurava. Não perca! Vá ao Teatro! Surpreenda-se! www.teatrubi.blogspot.com

Covilhã - Conferências Quaresmais "Oportunidade da Crise" - Começam amanhã - 21:30 - Auditório da Sessões Solenes - UBI

As conferências Quaresmais da cidade da Covilhã terão como tema central «Oportunidades da Crise» e realizam-se na Universidade da Beira Interior. Esta iniciativa - promovida pelo Centro Cultural e Social da Covilhã, a Capelania da Universidade da Beira Interior e as paróquias da cidade da Covilhã – terá o seu início a 18 de Março com o tema «Oportunidades do diálogo Fé e Cultura» pelo padre Manuel Morujão, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa. No dia 25 de Março, o reitor da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Braga da Cruz, irá apresentar o tema «A crise social e os desafios à consciência cristã». Manuela Silva, ex-presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, irá abordar o tema «As oportunidades económicas da crise», dia 1 de Abril. Na semana seguinte (8 de Abril) caberá ao padre Vítor Feytor Pinto, Coordenador Nacional da Pastoral Saúde, falar do tema «Um novo despertar social a partir da crise». Finalmente, no dia 15 de Abril, a última conferência quaresmal será proferida pelo bispo da diocese, D. Manuel da Rocha Felício, que abordará o tema «A resposta da Igreja face à crise».